PSICOLOGIA DE UM VENCIDO poema de augusto dos anjos

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

10 respostas

  1. por que “carbono”, “amoníaco” e “epigênese” são considerados como “vocábulos empregados poeticamente”?

  2. quero saber com urgencia sobre o poema e pra trabalho escolar, vocabulos empregados considerados antipoeticos.de que area do conhecimento humano provem esses vocabulos?como o eu lirico encara a vida e a si mesmo nas duas primeiras estrofes?que enfoque e dado a morte nas duas ultimas estrofes? o titulo e uma epecie de sintese das ideias do poema.justifique-o? o poema e centrado no eu.Apesar disso, pode-se dizer que suas ideias sao universalizante?justifique. indentifique no texto ao menos uma caracteristica naturalista e outra simbolista. Me respondem com urgencia desdenja lhe agradeço.OBRIGADA..

  3. Ahh, o amor, o amor!
    Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente…
    É um contentamento descontente, é dor de desatina sem doer…
    :P

  4. juciara santana cerqueira | Responder

    preciso fazer uma resenha sobre este poema, porem não sei expressar-me.. Preciso de ajuda se possivel.

  5. quero saber sobre o poema e para trabalho.
    vocabulos empregados considerados antipoeticos.
    de que area do conhecimento humano provem esses vocabulos?
    como o eu lirico encara a vida e a si mesmo nas duas primeiras estrofes?
    que enfoque e dado a morte nas duas ultimas estrofes?

    e muito importante as respostas e gostaria que fosse respondida o mais rapido possivel.

  6. gostaria de saber quais os vocabulários empregados poeticamente por augusto dos anjos e tradicionalmente considerados antipoéticos..

  7. GOSTARIA DE SABER QUAIS OS VOCÁBULOS EMPREGADOS POETICAMENTE E TRADICIONALMENTE CONSIDERADOS ANTIPOÉTICOS NO TEXTO?

    1. gostaria de saber quais os vocabulos empregados poeticamente e tradicionalmente considerados antipoeticos por augusto dos anjos

  8. Minha Cara Aline Senna,

    Acho que você deveria pedir ao Augusto dos Anjos para ressuscitar.
    “…o mais rápido possível.” O poeta faleceu em Leopoldina – MG, em 1914.
    Portanto, há 95 anos ele nos deixou. A sua obra não foi tão grande em livros.
    No entanto, marcou a história da literatura brasileira no início do Séc. XX.
    Leia mais no Wikipédia.

    Sobre o uso dos vocábulos ditos por você “antipoéticos”, temos aí grande discordância.
    O poema do Augusto dos Anjos, pelo viés da tessitura de poucas imagens e mesmo assim apresentar inúmeros significados: é belo.
    Posso até concordar ser o poema cruel e um tanto barroco, sendo Augusto um pós-simbolista.

    Penso ter sido Augusto mais do que isto. Concordo com Ferreira Gullar que atribui
    a ele a condição de pré-moderno. Afirmo isto ao reconhecer não somente neste poema
    um quê da decodificação da linguagem usual da época, repleta de simbolismos e rebuscados.
    Ao abordar de forma direta a ação na imagem “a espreitar meus olhos para roê-los”, por exemplo,
    desveste-se dos símbolos para expor a carnadura de todo o poema. Assim o faz porque prefere
    sacrificar o verso para aumentar a grandeza de todo o poema.

    Perdoe-me, Aline, o poema é grandiso sim.

    Grande Abraço, boa pesquisa.

  9. quero saber sobre o poema e para trabalho.
    vocabulos empregados considerados antipoeticos.
    de que area do conhecimento humano provem esses vocabulos?
    como o eu lirico encara a vida e a si mesmo nas duas primeiras estrofes?
    que enfoque e dado a morte nas duas ultimas estrofes?

    e muito importante as respostas e gostaria que fosse respondida o mais rapido possivel.

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 345 outros seguidores

