A túnica de Nesso – por alceu sperança

“Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída / Sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações” (Chico Buarque, Vai Passar)

**

Reza a mitologia grega que o centauro Nesso tentava estuprar a bela Dejanira quando foi golpeado mortalmente pelo marido dela − o semideus Hércules. Se estivéssemos no Brasil, nas eleições de 2002, diríamos que o centauro neoliberalismo/PSDB/PFL estuprava a Nação, aumentando fortemente a dívida externa e liquidando o patrimônio nacional à custa de privatizações descuidadas, autoritárias e altamente prejudiciais à população, quando foi golpeado pelo Hércules/PT.

Na mitologia, a morte de Nesso parecia o fim dessa história de estupro. No Brasil de 2002, também pareceu que a vitória do PT seria a morte do centauro neoliberal, ao menos em Pindorama. Mesmo ferido, entretanto, Nesso/neoliberalismo convenceu Dejanira/Nação que para Hércules/PT não a trair, bastava ela presentear o semideus com uma túnica feita de sua pele mágica. Dejanira não desconfiou, porém, que o casaco de pele estivesse envenenado pelo sangue do centauro neoliberalismo/empréstimo/caixa 2/dólares em paraíso fiscal.

O que aconteceu, afinal, com Hércules? Ao vestir a túnica feita com a pele de Nesso, o veneno foi liberado, queimando a pele de Hércules/PT, que começou então a cortar na própria carne: cassava, digo, arrancava pedaços do corpo na tentativa de se livrar da túnica/empréstimo/caixa 2/dólares no exterior. Mas se de fato acontecer com o PT o mesmo que com Hércules, Lula está feito: basta, como Hércules, atirar-se numa fogueira (o colo dos ricos?) para destruir a túnica. Aí será possível ouvir o estrondo de um trovão, em meio ao qual o todo-poderoso Júpiter (Sistema financeiro global? Grande burguesa patrícia?) arrebatará seu filho para o Olimpo, onde, em meio a festas semelhantes aos comícios do passado, com claques e duplas sertanejas, receberá Hebe (a blindagem? Ou, como é deusa da juventude, a aparelhada UNE?) em divino casamento.

Como até agora a tragédia grega da dupla Hércules/Nesso se repetiu em toda a linha para a dupla PT/neoliberalismo, não perca o próximo episódio da mitologia moderna: o PT morrerá envenenado pela túnica de Nessoliberalismo ou acabará nos aposentos da divina Hebe, endeusado pela juventude?

O que ocorre hoje no Brasil é só mais um capítulo de uma novela nada mitológica: a crise do sistema político-institucional, potencializada pelo modelo econômico neoliberal e pela natureza antidemocrática e corrupta do sistema eleitoral, tudo isso agravado pelo enfraquecimento e privatização do Estado e o saque indiscriminado do patrimônio público. O PT rompeu o compromisso com mudanças ao fazer a opção de agir como a malsinada dupla PSDB/PFL. Herdou, de quebra, também a rede de corrupção que já existia, adotando um comportamento igual ao das elites na gestão do Estado e no exercício do poder.

Está tudo preparado: os ricos vão proteger o PT desde que ele mantenha a política neoliberal. Uma dúzia de parlamentares foram cassados e no lugar deles entrou quem, afinal? Nada além de suplentes menos votados, eleitos pelo mesmo, rigorosamente o mesmo sistema eleitoral corrupto e bilionário hoje em vigor. É a grande pizza da década, com o molho light de uma reforminha eleitoral cosmética. Na cabeceira da mesa, a dupla PSDB/PFL (hoje, DEM) esfrega as mãos de contentamento.

Quando fizeram aquele inútil referendo da compra de armas deveriam ter pensando em outro: “Você aceita a continuidade da política econômica neoliberal? Sim ou não?” Claro que seria deselegante, depois do plebiscito, sair por aí dando tiros para comemorar o categórico Não.

About these ads

Uma resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 395 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: