A IGREJA INVISÍVEL lança o PROJETO SOCIAL DE SAÚDE MENTAL AUSTREGÉSILO CARRANO BUENO

meu caro e bom amigo carrano, já falecido, autor do livro Canto dos Malditos ( onde ele descreve a sua odisséia numa clínica psiquiatra de curitiba aos 17 anos) e que se transformou no filme O Bixo de 7 Cabeças  (laís bondansky) ganhador de diversos prêmios, me informa, póstumamente, através de sua amiga talita rhein  que havia fundado uma igreja invisível ! que loucura fantástica!!!! se Deus é invisível, os espíritos são invisíveis, se o mundo onde vivem é invisível, porque não uma igreja invisível? mais coerente e não precisa de sacras mansões!! aliás a mansão é o mundo virtual!!

publico abaixo o email enviado por talita.

 

jb vidal

 

saul, do movimento afro-brasileiro, o poeta e editor jb vidal, o artista visual rettamozo, o "louco" dramaturgo austregésilo carrano e o artista visual claudio kambé. todos grandes amigos.

saul, do movimento afro-brasileiro, o poeta e editor jb vidal, o artista visual rettamozo, o "louco" dramaturgo austregésilo carrano e o artista visual claudio kambé. todos grandes amigos.

 

 

Atualmente o assunto ‘saúde mental’ tem ganhado espaço na mídia devido a sua abordagem na novela de Gloria Perez “Caminho das Índias“. A novela tem mostrado um esquizofrenico paranóico e pouco sociável, mas alguns especialistas contestam a forma que o doente é tratado na trama. Há muita controversia sobre o assunto, mas poucas pessoas apontam a inclusão social do doente como uma forma de tratamento, e, menos ainda, é falada sobre a possível cura de um esquizofrenico. A Igreja Invisível, organização de cunho social, criou o “Projeto Social de Saúde Mental Austregesilo Carrano Bueno” com o objetivo de desmistificar os temas ‘saúde mental e loucura‘. Carrano, que foi um dos idealizadores da Igreja Invisível, era famoso pela luta para a reforma psiquiátrica no Brasil, e deixou um legado a ser seguido, questionando a forma que os doentes mentais são tratados dentro e fora de hospitais, sendo marginalizados e diminuídos. O Projeto Carrano conta com especialistas que lidam com doentes e não-doentes mentais através de terapias alternativas, auto-conhecimento, meditação e trabalho com artes. O foco é a conscientização, a inclusão e a oportunidade de aprenderem coisas novas. Para por em prártica todo conhecimento dessas pessoas, o Projeto Carrano produzirá uma série de dez curtas-metragens sobre saúde mental. Nesses curtas, as pessoas terão oportunidade de atuar, filmar e adquirir conhecimentos dentro e fora da sua área de trabalho.

O Projeto também organiza palestras e oficinas, na área de artes, terapias alternativas e, claro, na discussão sobre saúde mental. Dennis Brandão, diretor da Igreja Invisível, criou o conceito de vídeo solidário, no qual o participante não precisa ter nenhuma experiência em teatro ou interpretação para ser uma personagem. Além dos curtas da série, serão criados curtas a cada treinamento proposto sobre o tema saúde mental.
Apoiado pelo site www.deliriocoletivo.com.br, de Dayan Paiva – uma pessoa que, como Carrano, luta para a conscientização da sociedade na questão da aceitação de pessoas doentes mentais – o Projeto Carrano está em busca de doações e espaço, para poder concretizar seus planos e conseguir, enfim, dar mais voz à luta pela verdadeira reforma psiquiatrica no Brasil.
 
  
 

O QUE É A IGREJA INVISÍVEL

 

     A Igreja Invisível é uma organização que trabalha a integração e a espiritualidade em um sentido pleno e coletivo, desenvolvendo ações artísticas e sociais para um mundo mais solidário e emocionalmente mais saudável, unindo filosofia, artes, meditação e outras técnicas de desenvolvimento humano.

 

 

PROJETO CARRANO

 

     A I:I criou o Projeto Social de Saúde Mental Austregésilo Carrano Bueno, em homenagem ao Carrano, amigo pessoal de alguns dos idealizadores da Igreja Invisível. O escritor Austregésilo Carrano Bueno foi um ícone da luta pela Reforma Psiquiátrica Brasileira e autor do livro Canto dos Malditos, que inspirou o filme Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bondansky. Utilizar seu nome no título do projeto, mais do que uma simples homenagem, é o modo que encontramos de fazer com que sua luta pela Reforma Psiquiátrica Brasileira continue. O Projeto Carrano visa a desmistificação das doenças mentais e o tratamento através das terapias alternativas e integração social, poupando o doente de isolamento e marginalização. Além disso, o projeto também lida com profissionais da área de comunicação e artes, dando oportunidade de aprendizado e trabalho. A intenção é produzir uma série de curtas-metragens abordando o tema saúde mental (‘loucura’) de forma direta e com participação de pessoas com doenças mentais. O objetivo da série de curtas-metragens é expor à sociedade que há outras formas de tratamento aos distúrbios mentais antes da internação, e tentar expor às pessoas que a pior doença é o preconceito.
   

CONTATO

 

www.igrejainvisivel.com

 

Rua Tonelero, 854 , Vila Ipojuca, 05056-001, São Paulo – SP. 
Contato: (11) 2771-5607

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 378 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: