MÁRIO BENEDETTI MORRE e URUGUAI SE CALA – pela editoria

os PALAVREIROS DA HORA e o site PALAVRAS, TODAS PALAVRAS lamentam a morte do escritor e poeta uruguaio MÁRIO BENEDETTI ocorrida ontem (17/05/09)   . em 20/03/08 MÁRIO  BENEDETTIo site publicou o poema PORQUE CANTAMOS de autoria do grande poeta. escritor engajado nas lutas populares de seu povo, foi em suas escrituras um defensor ferrenho do amor e da solidariedade. vejamos a repercussão desta grande perda para a literatura mundial:

Escritora Mercedes Vigil lamenta perda de Mario Benedetti

Montevidéu, 17 mai (EFE) – A escritora uruguaia Mercedes Vigil disse hoje em Montevidéu que a morte do poeta Mario Benedetti representa a perda de “uma pluma reveladora e valente” e deixa “um vazio irrecuperável”.

Em declarações à Agência Efe, Mercedes elogiou a obra “monstruosa e monumental” que deixa o autor uruguaio, falecido hoje em sua casa de Montevidéu aos 88 anos de idade.

“As musas nunca o abandonaram”, acrescentou Mercedes, destacando que o escritor desenvolveu “todos os gêneros e estilos através de uma inspiração fantástica”.


“Não se pode esquecer que os poetas vivem do coração e para ele essa perda foi terrível, não pôde superá-la”, disse a escritora, que considerou que graças à qualidade e à quantidade de sua obra “Benedetti não vai morrer nunca”.

 

 

=====

MONTEVIDÉU -17 de maio- O governo uruguaio decretou luto nacional pela morte do poeta Mario Benedetti, que faleceu neste domingo, em sua casa em Montevidéu, aos 88 anos. Seu velório foi iniciado na manhã de hoje no Palácio Legislativo, sede do Congresso do país. O enterro será realizado nesta terça-feira, no Cemitério Central da capital uruguaia.

Para o funeral, espera-se o comparecimento do presidente Tabaré Vázquez e de figuras do mundo da cultura e política local.

Autor de uma obra com mais de 80 títulos, entre poesia, contos, novelas, ensaios e peças teatrais, Benedetti foi reconhecido ao longo de sua trajetória por diversas distinções, como o Prêmio Internacional Menéndez Pelayo, em 2005, o Prêmio Iberoamericano José Martí, em 2001, e o Prêmio Rainha Sofia de Poesia Iberoamericana, em 1999.

Sua última publicação, o poemário “Testigo de uno mismo”, foi lançado em agosto do ano passado sem sua presença, pois Benedetti já apresentava um delicado estado de saúde. Atualmente, ele trabalhava em uma nova obra, intitulada provisoriamente de “Biografía para encontrarme”.

A morte de Benedetti foi sentida por diversas personalidades da cultura local e internacional. “Bendito sejam os homens e as mulheres honestos e generosos como ele”, disse Eduardo Galeano, autor de “As veias abertas da América Latina”, ao tomar conhecimento do falecimento.

Ao lado de Galeano, Juan Carlos Onetti e Idea Vilariño, Benedetti se tornou um dos mais MÁRIO BENEDETTI - benedettiimportantes nomes da literatura uruguaia do século XX.

Para o secretário de Cultura de Montevidéu, Mauricio Rosencof, sua morte representa “uma perda para a literatura latino-americana”. Benedetti foi “um ser humano absolutamente excepcional e um amigo querido”, afirmou Rosencof, que foi companheiro de militância de esquerda do escritor uruguaio.

O secretário de Cultura argentino José Nun, por sua parte, afirmou que Benedetti “era um grande escritor, multifacetário, e um defensor incansável dos direitos humanos e das causas nobres”.

“Sentimos um vazio tão grande com sua partida, mas ainda que estou certo de que [Benedetti] ficará para sempre entre nós”, completou.

Segundo afirmou Raúl, irmão do autor de “La Tregua” (1960) e “Gracias por el fuego” (1965), a morte do autor uruguaio não era esperada. Embora ele estivesse com a saúde debilitada, “aparentemente estava melhorando, estava consciente, respondia quando lhe faziam perguntas”.

 

As informações são da ANSA.

==========

um poema de mário benedetti:

VIAJO

 

Viajo como los nómades

pero con una diferencia

carezco totalmente de vocación viajera

 

sé que el mundo es esplêndio

y brutal

 

viajo como las naves migratorias

pero con una diferencia

nunca puedo arrancarme

del invierno

 

sé que el mundo es benévolo

y feroz

 

viajo como las dóciles cometas

pero con una diferencia

nunca llego a encontrarme

con el cielo

 

sé que el mundo es eterno

y agoniza

About these ads

3 Respostas

  1. Isso de se decretar data especial pela morte de um poeta levou-me de volta ao valor que, para os antigos gregos, tinham os poetas. Assim sendo, estando tal prática revivida pelo povo uruguaio, longa e frutuosa vida ao povo uruguaio, aquele que “condena” seus poetas a um lugar perene em sua Memória.

    Darlan M Cunha

  2. Mário… te vejo entrando
    por este portal de açucenas
    transpirando assombro e encanto.

    Esta não é minha cidade, dirás
    e dirás com espanto: mas meu coração ainda palpita!?
    caramba…, eu nunca duvidei da morte…
    e nunca coloquei Deus no meus destinos
    e agora este barqueiro que me leva à revelia…

    Esta névoa entreabrindo pelas asas dos meus versos
    este porto ali adiante !?
    estas mãos que me acenam…
    este sorrizo inumerável…
    estes braços que se abrem…
    estas faces… na memória
    mas, o que se passa, são tantos…
    é Neruda, é Vallejo, é Walt Whitman…

  3. Um País que decreta luto nacional pela morte de um de seus maiores Poetas também merece, junto com a figura desse Poeta, e de sua vida, e de sua obra, uma reverência toda especial de cada um dos países deste planeta; dos civilizados, que boa parte dos países, infelizmente, não têm a menor idéia da grandeza que seja decretar luto nacional pela morte de um Poeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 385 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: