NAVEGAR É PRECISO de fernando pessoa

com a intenção de desfazer equívocos utilizados por escritores, poetas, jornalistas e críticos de literatura, que veem publicando opiniões em prefácios e outros modos na mídia virtual e impressa afirmando ser de autoria do grande poeta a frase ” NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO” que , em verdade, é do romano JULIO CÉSAR, a caminho do Egito, ao enfrentar gigantesca tempestade no Mediterrâneo grita aos seus soldados e marinheiros, que queriam retornar: “NAVIGARE NECESSE VIVERE NON EST NECESSE!, é que estamos divulgando este “post” de autoria de FERNANDO PESSOA onde ele próprio afirma:

” Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:

“Navegar é preciso;  viver não é preciso”.

Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário;  o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.”

O EDITOR.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 382 outros seguidores

