“GETÚLIO VARGAS DEIXOU BILHETES PARA A HISTÓRIA DO BRASIL” pela editoria

Com antenas direcionadas para a área cultural e sensibilidade apuradíssima para os temas oportunos, Mary Garcia Diretora do CIC-CENTRO INTEGRADO DE CULTURA do Estado de Santa Catarina, localizou na capital do estado, Florianópolis, um tesouro histórico. Com a cautela e bom senso que a descoberta requeria Mary Garcia marcou com o médico Dr. Francisco Batista Neto, dono do tesouro, o encontro onde ela “veria com os próprios olhos”. A preciosidade trata-se, nada mais nada menos, de mais de 700 bilhetes, manuscritos, do ex Presidente Getúlio Vargas onde dirigindo-se ao seu chefe de gabinete dava ordens e cobrava soluções. Com tal achado o povo brasileiro poderá compreender grande parte de como ocorria a administração e os bastidores políticos da era Vargas. Com rigorosos cuidados Mary busca contato com o amigo escritor e biógrafo Toninho Vaz no Rio de Janeiro a fim de assessorar-se sobre como proceder para dar divulgação desse grande quinhão histórico. Toninho com sua vasta experiência em grandes mídias costura os primeiros passos, leva a Florianópolis o repórter Marcos Strecker da Folha de São Paulo, que encantou-se com a notícia da futura matéria. Daí para frente tudo tomou seu rumo após algumas ciosas reuniões. De imediato, a publicação na Folha da matéria produzida por Marcos no dia em que eram lembrados os 55 anos da morte do grande Presidente, 24 de agosto. Os bilhetes agora serão analisados por técnicos e historiadores para aferirem a veracidade e importância histórica, apesar de  a neta do Presidente, Celina do Amaral Peixoto, reconhecer a autenticidade. Novos passos, já definidos, iremos anunciando no devido tempo. Sem dúvida um grande achado parabéns Mary Garcia.

JB VIDAL

Editor

A rotina do Presidente Vargas

São bilhetes políticos e administrativos dirigidos ao Chefe de Gabinete, Lourival Fontes.

GETÚLIO - BILHETE PREFEITO

foto de toninho vaz.

“Perguntar ao prefeito se está tudo preparado para receber a carne argentina, inclusive a distribuição em combinação com frigoríficos.” 12.2.51.

O bilhete acima, no qual o presidente Getúlio Vargas se mostra preocupado com o abastecimento de carne, é apenas um dos 700 encontrados numa caixa e que estão sendo analisados por historiadores e especialistas. A primeira informação mostra o hábito do Presidente de emitir recados administrativos, sobretudo ao seu braço direito, o sergipano Lourival Fontes, que trabalhava na sala ao lado. Ao longo dos quatro anos do segundo governo, Fontes teve o cuidado de arquivar todos os pequenos e grandes recados que ficaram guardados por mais de 50 anos. Eles revelam aspectos da rotina no palácio do Catete.

GETÚLIO VARGAS - PASTAS COM BILHETES - TONINHO VAZ DSC04436

foto de toninho vaz.

são pastas e mais pastas e mais pastas com os mais de 700 bilhetes do Presidente Vargas. foram dedicados, ao longo do tempo, cuidados especiais, pois encontram-se em ótimo estado de conservação apesar da umidade da ilha de Santa Catarina.

o repórter da Folha de São Paulo Marcos Strecker, o jornalista e biógrafo Toninho Vaz e o médico Francisco Baptista Neto que tem a posse dos documentos. foto de Mary Garcia.

o repórter da Folha de São Paulo Marcos Strecker, o jornalista e biógrafo Toninho Vaz e o médico Francisco Baptista Neto que tem a posse dos documentos. foto de Mary Garcia.

Depois de passar pelas mãos de Lourival Baptista, também sergipano e companheiro de bancada de Fontes no Senado, os documentos finalmente estão agora com o filho de Baptista, o médico Francisco Baptista Neto, que mora em Florianópolis..

.

na grande mídia virtual e impressa dos estados do sul o PALAVRAS, TODAS PALAVRAS “fura”  a reportagem.



About these ads

Uma resposta

  1. Um bom trabalho jornalístico que merece o meu elogio. Dá-nos a conhecer um pouco melhor o
    homem, cidadão brasileiro, chamado Getúlio Vargas.
    E é bom que para além dos papéis oficiais que todos os presidentes desempenham tendo o povo como espectadores, eles mostrem também o seu lado comezinho, bem igual a todos nós.
    Vera Lucia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 395 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: