JOSÉ ANTONIO DE LIMA abre exposição no CENTRO CULTURAL CORREIOS / RIO DE JANEIRO

Julho, 2010

Rio recebe instalação “Tramas” de artista plástico do Paraná

O Centro Cultural Correios, no Centro do Rio, abre no dia 28 de julho, às 19 horas, a exposição individual do artista plástico paranaense José Antonio de Lima. Sob o título “Traquitramas”, a mostra é composta por objetos de produção recente, que gravitam em torno da instalação “Tramas”, confeccionada por tecidos costurados com cordas e fios de nylon, estruturadas com ferro. O conjunto permanece em exibição até o dia 5 de setembro.

“Tramas” já foi apresentada em espaços internacionais como o Hyogo Prefectual Museum of Art, da cidade de Kobe, capital da província de Hyogo, no Japão, em 2008, em uma parceria com o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, PR. Foi exposta ainda em Estocolmo, Suécia (2007) e na Finlândia (2010); além de ter tomado o espaço do Memorial de Curitiba e do Museu de Arte Contemporânea, de Joinville (SC), em 2007.

O artista explica que o ponto de partida para as Tramas, agora apresentadas no Rio de Janeiro, são obras anteriores, iniciadas no período de 2001-2002, chamadas de Catedrais Espaciais, realizadas a partir de estruturas de metal retorcido, de forma mais ou menos circular, recobertas por pedaços de tecido cru, amarrado e esticado. “As Catedrais ainda tinham o caráter de uma escultura tradicional, no sentido de constituírem um núcleo estrutural ao redor do qual o espectador transitava para descobrir seus vários ângulos e formas. Nas Tramas este núcleo desapareceu; a obra, então, cresceu em todas as direções, sendo formada por várias peças construídas apenas com corda e tecido esticados, ligadas entre si e à estrutura do espaço em que se inserem”, descreve.

Para o crítico de arte e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Fabrício Vaz Nunes, “a obra de José Antonio é marcada pela evocação da ação humana e da passagem do tempo sobre materiais crus e rudes, em que elementos como texturas, cores, densidades e resistências tornam-se pontos de partida para a sua poética”. Ele destaca que “ação do artista cria, a partir da matéria bruta, objetos que parecem querer retornar ao estado de natureza, envelhecidos e degradados ou mesmo semelhantes aos objetos naturais; mas trata-se, sempre, de uma construção cenográfica, ilusória”

Vaz Nunes, que foi curador da exibição de “Tramas” em mais de uma ocasião, acrescenta que trata-se de uma obra que se realiza em direta articulação com o ambiente arquitetônico, qualificando-o como um espaço fictício e ilusório, tornado parte de uma obra que é feita para ser vivida, percorrida pelo olhar e também pelo corpo do espectador. A multiplicidade dos módulos e as várias possibilidades de articulação entre as peças criam assim uma obra “mole”, em que cada montagem é diferente da anterior: as Tramas são como um organismo que se adapta de forma diversa a cada ambiente, gerando, propriamente, todo um espaço configurado pela ação artística”. Assim, a instalação aumenta, diminui, cresce ou encolhe em altura e largura, de acordo com o espaço onde é apresentada.

Os objetos, ou “traquitanas”, que complementam a exposição dos Correios, passaram a se denominar “traquitramas”, por serem variantes e giraram em torno da instalação “Tramas”, completando a proposta.

JOSÉ ANTONIO DE LIMA tem uma página exclusiva neste site. CLIQUE AQUI.

Divulgação Institucional

Centro Cultural Correios

Maria José Cardoso

(21)2219-5323/5301-9761-2630

Contato com o artista

José Antonio de Lima

(41) 9193 2754 ou (41) 9227- 6025

jose@joseantoniodelima.com.br

Site:www.joseantoniodelima.com.br

Serviço

Centro Cultural Correios

José Antonio de Lima “Traquitramas”

Abertura: 28 de julho, às 19 horas

Exposição: de 29 de julho a 5 de setembro

De terça feira a domingo, das 12h às 19 h

Local: Rua Visconde de Itaboraí, 20

Centro – Corredor Cultural

CEP 200-10976

Fone: (21) 2253 1580

Patrocínio: Ministério da Cultura

Lei de Incentivo à Cultura

Objetos: chamados Traquitramas e as tramas.

Objetos construídos com tecido, metal e ferro.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 415 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: