Você, eu, todos nós nas garras do Lobo Mau – por alceu sperança / cascavel.pr

Quem manda no mundo?

Evidentemente não é Lula nem foi FHC, menos ainda os antecessores deles e sem chance para seus sucessores imediatos, todos moleques de recado dos nababos estrangeiros.

Mas ninguém vai negar que um dos dez donos do mundo tem sido Alan Greenspan, ex-presidente do Fed (e como tem cheirado mal!), algo sempre comparado a um “banco central” usamericano.

Esse sujeito vivia nos dando medo, mesmo que não soubéssemos exatamente que foi ele o assustador. Antes, porque mandava subir o preço do que a gente comia, vestia, calçava, lia, estudava.

Em seguida, quando eles venceram e o sinal ficou fechado pra nós, ele escreveu um artigo no Financial Times dizendo que os modelos econômicos com os quais o sistema financeiro mundial trabalha são “insuficientes para determinar os rumos da economia”, além de admitir o óbvio: a crise financeira dos EUA é a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial.

Se entendemos bem, tudo aquilo pelo que eles invadiram países, mataram pessoas, mandaram torturar, exilar, perseguiram, humilharam, desempregaram, atormentaram, era apenas uma coisa vazia, que eles mesmos não compreendem.

Sim, porque, para ele, a famosa “mão invisível do mercado” (premissa básica dos ideólogos da desregulamentação do sistema financeiro) tem um pequeno problema: não funciona. O mercado! O novo Deus do planeta…

Toda a sabedoria acumulada em séculos de capitalismo não permitiu aos donos do mundo traçar um rumo para a felicidade dos povos. O que se vê é cada vez mais crise e mais infelicidade.

A violência nas cidades, a dívida estúpida e estupenda de causar estupor, o caos urbano, essa corrupção toda, a politicalha no poder e os talentos desperdiçados – tudo isso é fruto da “vitória” dessa coisa insuficiente para desenvolver a economia visando à riqueza coletiva e não funciona, segundo admite um dos homens mais geniais e poderosos do mundo.

Longe de querer discutir com Greenspan, cabe concordar com ele: é simplesmente impossível saber quanto tempo vai durar a atual crise, que vai muito além da financeira e já se combina com a ambiental e a alimentar.

Pois tudo o que ele (e os políticos) aprenderam em séculos de capitalismo é insuficiente “para determinar os rumos da economia, diante do volume e da complexidade das variáveis existentes”.

Tome fôlego e suporte mais estas: “Nunca seremos capazes de prever as descontinuidades do mercado financeiro. Elas são necessariamente uma surpresa”.

Os donos do poder estão metidos apenas num jogo de azar, tipo as apostas no bicho. Nem Lobo Mau assustaria tanto a Chapeuzinho Vermelho com tanta insegurança e incerteza.

Aliás, está mais que na hora de meter o barrete vermelho na cabeça e mudar essa história!

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 391 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: