“Deus nos livre de um Brasil evangélico” (das igrejas protestantes) – por pastor ricardo gondim / são paulo


Começo este texto com uns 15 anos de atraso. Eu explico. Nos tempos em que outdoors eram permitidos em São Paulo, alguém pagou uma fortuna para espalhar vários deles, em avenidas, com a mensagem: “São Paulo é do Senhor Jesus. Povo de Deus, declare isso”.

Rumino o recado desde então. Represei qualquer reação, mas hoje, por algum motivo, abriu-se uma fresta em uma comporta de minha alma. Preciso escrever sobre o meu pavor de ver o Brasil tornar-se evangélico. A mensagem subliminar da grande placa, para quem conhece a cultura do movimento, era de que os evangélicos sonham com o dia quando a cidade, o estado, o país se converterem em massa e a terra dos tupiniquins virar num país legitimamente evangélico.

Quando afirmo que o sonho é que impere o movimento evangélico, não me refiro ao cristianismo, mas a esse subgrupo do cristianismo e do protestantismo conhecido como Movimento Evangélico. E a esse movimento não interessa que haja um veloz crescimento entre católicos ou que ortodoxos se alastrem. Para “ser do Senhor Jesus”, o Brasil tem que virar “crente”, com a cara dos evangélicos. (acabo de bater três vezes na madeira).

Avanços numéricos de evangélicos em algumas áreas já dão uma boa ideia de como seria desastroso se acontecesse essa tal levedação radical do Brasil.

Imagino uma Genebra brasileira e tremo. Sei de grupos que anseiam por um puritanismo moreno. Mas, como os novos puritanos tratariam Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Maria Gadu? Não gosto de pensar no destino de poesias sensuais como “Carinhoso” do Pixinguinha ou “Tatuagem” do Chico. Será que prevaleceriam as paupérrimas poesias do cancioneiro gospel? As rádios tocariam sem parar “Vou buscar o que é meu”, “Rompendo em Fé”?

Uma história minimamente parecida com a dos puritanos provocaria, estou certo, um cerco aos boêmios. Novos Torquemadas seriam implacáveis e perderíamos todo o acervo do Vinicius de Moraes. Quem, entre puritanos, carimbaria a poesia de um ateu como Carlos Drummond de Andrade?

Como ficaria a Universidade em um Brasil dominado por evangélicos? Os chanceleres denominacionais cresceriam, como verdadeiros fiscais, para que se desqualificasse o alucinado Charles Darwin. Facilmente se restabeleceria o criacionismo como disciplina obrigatória em faculdades de medicina, biologia, veterinária. Nietzsche jazeria na categoria dos hereges loucos e Derridá nunca teria uma tradução para o português.

Mozart, Gauguin, Michelangelo, Picasso? No máximo, pesquisados como desajustados para ganharem o rótulo de loucos, pederastas, hereges.

Um Brasil evangélico não teria folclore. Acabaria o Bumba-meu-boi, o Frevo, o Vatapá. As churrascarias não seriam barulhentas. O futebol morreria. Todos seriam proibidos de ir ao estádio ou de ligar a televisão no domingo. E o racha, a famosa pelada, de várzea aconteceria quando?

Um Brasil evangélico significaria que o fisiologismo político prevaleceu; basta uma espiada no histórico de Suas Excelências nas Câmaras, Assembleias e Gabinetes para saber que isso aconteceria.

Um Brasil evangélico significaria o triunfo do “american way of life”, já que muito do que se entende por espiritualidade e moralidade não passa de cópia malfeita da cultura do Norte. Um Brasil evangélico acirraria o preconceito contra a Igreja Católica e viria a criar uma elite religiosa, os ungidos, mais perversa que a dos aiatolás iranianos.

Cada vez que um evangélico critica a Rede Globo eu me flagro a perguntar: Como seria uma emissora liderada por eles? Adianto a resposta: insípida, brega, chata, horrorosa, irritante.

Prefiro, sem pestanejar, textos do Gabriel Garcia Márquez, do Mia Couto, do Victor Hugo, do Fernando Moraes, do João Ubaldo Ribeiro, do Jorge Amado a qualquer livro da série “Deixados para Trás” ou do Max Lucado.

Toda a teocracia se tornará totalitária, toda a tentativa de homogeneizar a cultura, obscurantista e todo o esforço de higienizar os costumes, moralista.

O projeto cristão visa preparar para a vida. Cristo não pretendeu anular os costumes dos povos não-judeus. Daí ele dizer que a fé de um centurião adorador de ídolos era singular; e entre seus criteriosos pares ninguém tinha uma espiritualidade digna de elogio como aquele soldado que cuidou do escravo.

Levar a boa notícia não significa exportar uma cultura, criar um dialeto, forçar uma ética. Evangelizar é anunciar que todos podem continuar a costurar, compor, escrever, brincar, encenar, praticar a justiça e criar meios de solidariedade; Deus não é rival da liberdade humana, mas seu maior incentivador.

Portanto, Deus nos livre de um Brasil evangélico.
Soli Deo Gloria

About these ads

12 Respostas

  1. crente é foda viu

  2. Josué concordo plenamente com vc.
    Não dá p/ acreditar que um “pastor” escreveu isso!!!
    Esteja verdadeiramente a nossa Nação aos pés do Senhorio de Cristo.

  3. O Gondim tem que bater é com a cabeça no trilho do trem bala do Brasil Evangélico. Bater em madeira é crendice,, logo, o que esperar de um sujeito desse? O coitado deve estar em pânico porque a coisa parece irreversível.
    E eu nem aí pra que rumo religioso o Brasil está tomando. Desde que não seja da máfia do Vaiticão,, tudo bem no ano que vem.

  4. Evangélicos no comando revelariam o mesmo espírito de radicalismo e intolerância do catolicismo. Um não é diferente do outro — é a besta e sua imagem.

  5. INTELIGENCIAS, JUNTEMOS TODAS AS VOSSAS SUGESTÕES, LEVEMOS DEUS E JESUS CRISTO PARA A CADEIRA DOS RÉUS, INCLUSIVE A BIBLIA, VAMOS CONVERTER JEUSUS CRISTO PARA O CATOLICISMO, PARA O BUDISMO PARA AS MILHARES DE RELIGIÕES QUE OS HOMENS INVENTAM, VAMOS CONVERTER JESUS CRISTO PARA ETNIAS, MOVIMENTOS DOS EGOS CENTRICOS HUMANUS.

    HOMENS SAPIENS, E INTELIGENTES! SABE O QUE VAI ACONTECER…… NADA SIMPLESMENTE NADA, DEUS CONTINUA SENDO DEUS E JESUS CRISTO O SENHOR, ATÉ O ATEU NA HORA DA DOR, DIZ: EU SOU ATEU GRAÇAS A DEUS.
    O PRINCIPIO DA SABEDORIA A É TEMER A DEUS, E A CIENCIA DO SANTO A PRUDENCIA.

    ABSOLUTAMENTE NADA! PORQUE DEUS E JESUS CRISTO SEM A INTERFERENCIA
    DOS HOMENS, CONTINUA SENDO DEUS! O HOMEM SEM DEUS E JESUS CRISTO, É
    NADA X NADA, TODOS LOUCOS, AINDA BEM QUE APROUVE A DEUS SALVAR O
    MUNDO PELA LOUCURA DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO, MAS LOUCURA PARA OS
    QUE PERECEM, PRA QUEM TIVER O PRINCIPIO DA SABEDORIA, A QUAL É TEMER A
    DEUS E TER A PRUDENCIA EM SEGUI-LO TEM A VIDA ETERNA.

    NO DEMAIS SENHORES CONTINUEM CORRER ATRÁS DO VENTO, DISCUTINDO,DISCUTINDO,PERDENDO TEMPO, DISCUÇÃO PARA SUBVERSÃO DOS OUVINTES, LEVA A NADA, A MIDIA SÓ QUER IBOPE, POR FOGO.
    SI ENTREVISTAR O DIABO DER IBOPE, NÃO IMPORTA

  6. CADA CABEÇA SUA SENTENÇA.
    DEUS NUM TA NEM AI COM COMENTÁRIOS RELIGIOSOS E DOUTRINAS DE PENSO SI DEUS TIRASSE DA TERA O AR POR MEIA HORA, TUDO PERECERIA, RELIGIÃO,ECONOMIA,POLITICA, PODEROSOS, POBRE,RICO, ETINIAS, TUDO IRIA PRO PÓ, INCLUSIVE EU, DEUS SÓ TEM INTERESSE EM UMA COISA, INDEPENDENTE DE TUDO, POIS ELE NÃO É ACUSADOR, JESUS DIZ, EU NÃO JULGO, NEM MEU PAI, A PALAVRA QUE EU DEIXEI É QUEM JULGA.
    RESUMINDO: O JUIZ DO HOMEM É O PRÓPRIO HOMEM DIANTE DA VERDADE, QUEM SE CONDENA É O PRÓPRIO HOME, QUE SE LIBERTA É O PRÓPRIO HOMEM.

    DEUS AMOU E AMA O MUNDO INTEIRO, QUE JÁ ENVIOU SEU ÚNICO FILHO, PARA QUE “TODOS” INDEPENDENTEMENTE DO QUE FAZ E FEZ, QUE NELE CRER E SEGUI-LO, NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA.
    DEUS NÃO ESTÁ INTERESSADO NESTE MUNDO PODRE, MAS NA ALMA DO HOME QUE JÁ FOI RESGATADA, SÓ BASTA AO HOMEM, DIGO HOMEM COMO GENERO HUMANO, PASSAR ESCRITURA DA ALMA A QUEM DE DIREITO, PORÉM ISSO É UMA PROPOSTA, NÃO É IMPOSIÇÃO, É PARA QUEM QUER, E NÃO PARA QUEM PÓDE.

    NO DEMAIS, SÓ SE FAZ FESTA NO CÉU, POR UMA ALMA QUE SE CONVERTE A JESUS CRISTO, E A ALMA QUE VOLTA AO PAI, OU SEJA, O FILHO PRODIGO.

    NO DEMAIS, CONCERNENTE À VIDA ETERNA, É CORRER ATRÁ DO VENTO, TUDO É VAIDADE, TUDO NESTA TERRA TERMINA EM TUMULOS VIS OU SEPULTURAS JAZIGOS DE FAMOSOS COM LETRAS DE OURO, AQUI JAZ, POREM DENTRO A POTREFAÇÃO, O espirito BEM, CADA CABEÇA UM PARAISO OU UM SOFRIMENTO ETERNO.
    O RESTO, É APENAS UM DETALHE.

  7. em tempo, teremos de volta as fogueiras, expurgos?
    fazem 5 dias 3 rapazes do movimento Hare Krishna foram literalmente expulsos da praça da minha cidade por dois evangélicos que de biblias em punho gritavam:”buda é o satã”, “Buda é o diABO”.
    Constrangidos os rapazes deixaram o local. aliás o que buda tem com o movimento hare krishna?
    Algumas lojas de minha cidade tocam a todo volume somente musicas evangélicas pouco se importando com o credo do fregues .
    Se não não somos como eles somos do diab0…
    Arremedos de religiosos que lamentavelmente proliferam como uma praga

  8. os comentários do que querem o Brasil para Jesus, apenas demonstra que o articulista tem plena razão.
    Corremos o risco de uma ditadura religiosa, espiritualmente involuida e rancorosa

  9. Sem contar que nomes de ruas,bairros,cidades,estados que tivessem nome de santos seriam trocados por nomes bíblicos. Santa Catarina talvez passaria a se chamar Ruth.

  10. Você tem é que se converter. O ser evangélico, não pode ser modismo ou imposição, ser cristão é segui os ensinamentos de Cristo, e Deus nos deu livre arbítrio, ou seja você escolhe o que quer seguir, e a mesma Bíblia afirma, “Feliz a nação cujo Deus é do Senhor” então é claro que uma cidade, ou estado, ou país que pode declarar que é do Senhor Jesus, seria um lugar melhor de se viver, mas já que você prefere que sua cidade/estado/nação seja do diabo, é o que se vê, tanta destruição e morte. Cuidado, pq a mesma bíblia diz, que pelas suas palavras você será julgado, cuidao, com Deus não e se brinca e nem com o povo que se declara dele.

  11. Nunca li tanta bobagem condensada. Vamos ponderar isso:
    1. A Emissora Cristã seria pior que a Globo então… e você tem a coragem de terminar o texto com Soli Deo Gloria? Soli Deo ou tb à literatura que instiga a malandragem, a malícia a sensualidade…tbaos craques do futebol? Alguém que tem oratória de neurótico, chora quando perde seguidores no tweiter é um frustrado pq os cristãos não estão aos seus pés.

    2. Isso é simples de lidar: O cristão não tem que tocar o progresso material, mas tb não tem que ficar provando td o que a Indústria Cultural inventa.

    1 Coríntios 10:23 ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

    Segue a Cristo Gondim, negue-se e tome sua cruz, volte lá onde você começo a errar e recomece sua caminhada, do BEABÄ.

    Ass: Josué
    @editoralivrinho.com

  12. José Delfino da Silva Neto | Resposta

    Concordo, plenamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 370 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: