OSCAR NIEMEYER está entre os MAIORES do MUNDO pela editoria.

A Synectics conferiu a Niemeyer o 9º lugar em seu ranking dos 100 maiores gênios da atualidade.

Oscar Niemeyer Soares Filho, carioca, nascido em 1907, formou-se em 1934 pela Escola  Nacional de Belas-Artes. Foi discípulo de Lúcio Costa. Fez parte do grupo internacional que engendrou e projetou o antigo Ministério da Educação e Saúde (situado na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro), atual Palácio da Cultura.
Substitui o seu antigo mestre em 1939, quando elaborou o Pavilhão Brasileiro da Feira Internacional de Nova York, afirmando a arquitetura moderna no exterior. Com a experiência de fora, introduziu no país algumas das mais avançadas técnicas arquitetônicas de então.
Vários são os seus projetos notáveis: o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (1942-1943); o Instituto Tecnológico da Aeronáutica , em São José dos Campos (SP,1947); Edifício das Nações Unidas (1947); o Conjunto do Ibirapuera, em São Paulo (capital, 1951-1952); o Museu de Arte Moderna de Caracas (Venezuela, 1955); reconstrução do Quarteirão Hansa (Berlim, 1955) etc. Suas realizações estendem-se,ainda, por países, como: Itália, Israel, Argélia, Portugal, França, Rússia e Gana.
No entanto, o ápice de suas obras consiste na série de construções oficiais que realizou em Brasília, onde participou como arquiteto-chefe. Lá projetou, dentre outros: o Palácio da Alvorada, dos Despachos, o Teatro Municipal etc.
Niemeyer, durante a sua longa existência, vem estabelecendo novos critérios de utilização do espaço e inovando no uso de materiais. Agora, aos cem anos de idade, recebe o prêmio conferido pela Synectics de nona personalidade genial, ainda, viva. Surpreende com uma boa declaração existencialista a respeito: “O que eu posso fazer? Eu me sinto como outro ser humano qualquer, que trabalha, vive e que vai embora daqui a pouco”. 

Fonte: Jornal de Londrina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: