E SE FALTAR ÁGUA? por gil portugal

Todos nós nos lembramos bem do sufoco por que passamos quando a energia elétrica ficou escassa e tivemos que “na marra” deixar de lado uma série de confortos aos quais estávamos acostumados.

Será que, de repente, poderíamos passar por outro sufoco se a água nossa de cada dia ficasse escassa?

Em particular, na nossa região, vocês já notaram os bancos de areia no Rio Paraíba do Sul onde pescadores caminham? Isso significa que o rio está vazio e é dele que os serviços de água retiram a água para tratá-la e colocá-la em nossas torneiras.

Essa água é cara, mas muitos nem ligam para isso. Ela contém cloro e flúor, importantes aditivos para matar bactérias nocivas e servir à dentição de nossas crianças.

Todavia, ela vai esgoto abaixo em abundância na lavagem de carros e calçadas, naqueles banhos demorados e na escovação de dentes com a torneira aberta, nas descargas prolongadas dos vasos sanitários e na rega de jardins. É muito luxo e desperdício.

Se pudéssemos usar água menos nobre para essas finalidades sobraria água para consumo nobre: matar a sede, nossos banhos, para cozinhar, para lavar a louça e a roupa etc.

E onde estaria essa água para consumo menos nobre? Diretamente nos rios ou nos poços, só que com qualidade duvidosa.

Mas existe outra água disponível? Eu diria que sim e muita e ela está em volta da gente, dissolvida no ar e prestes a cair em forma de chuva.

Em toda atmosfera de nosso Planeta se encontra “disfarçada” uma quantidade incrível de água que significa 13.000 km3 (treze mil quilômetros cúbicos) que traduzidos em litros são 13 bilhões, com o particular de que essa quantidade se renova (ou se repõe) a cada oito dias pela evaporação de todas as águas dos corpos d´água (rios, lagos, mares), solos e vegetais.

Para utilização dessa água é só saber como captar e armazenar águas de chuva. No caso das cidades se tivermos um telhado com calhas que conduzam essas águas para uma cisterna, um bombeamento as levará para uma caixa d´água que abastecerá todas as necessidades de uso menos nobres.

Em Volta Redonda temos exemplo disso funcionando no Instituto de Cultura Técnica e deve haver muitos outros.

Como se vê, além de conservar as matas e nascentes de rios, não desperdiçar água nobre, reaproveitar de alguma forma águas servidas e buscar fontes renováveis (água de chuva) são idéias que merecem ser pensadas se não quisermos passar pelo dissabor de ficarmos sem água.

 

 

 

 

2 Respostas

  1. MATÉRIA PRIMA & AGUAPÉ

    A HUMANIDADE até a atualidade sempre procurou encontrar as MINAS de MATÉRIA PRIMA, mas neste MILÊNIO teremos que mudar essa situação e passar a PRODUZIR a MATÉRIA PRIMA de necessitamos e cuidar do Meio Ambiente & Biodiversidade.

    Quem investir na Antiga SISTEMÁTICA corre o RISCO de perder TUDO ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    Se isso é VERDADEIRO porque não investir na Produção do AGUAPÉ se ele é o Melhor Despoluidor das ÁGUAS e é “O mais IMPORTANTE VEGETAL para produção de BIOMASSA” para Substituir o PETRÓLEO & seus DERIVADOS.

    Para estabelecer Produção de AGUAPÉ não requer Grandes INVESTIMENTOS, como ocorre como o PETRÓLEO & seus DERIVADOS, além disso apresenta VANTAGEN, não imagináveis na quase totalidade da Sociedade Brasileira, onde incluo os nossos Pesquisadores e demais Autoridades Brasileiras.

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br
    missao.tanizaki@ada.com.br (NOVO)
    missao.tanizaki@gmail.com.br (NOVO)

    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  2. O AGUAPÉ é a Solução ! ! ! ! ! ! ! ! !

    Todo Ser Humano tem que se CONSCIENTIZAR que a ÁGUA é IMPRESCINDÍVEL para Preservação da Vida Humana, como de toda a Biodiversidade do Planeta TERRA.

    A AGUAPÉ tem POTENCIAL para substituir o PETRÓLEO & Derivados e Resolver os Problemas da Escassez de ÁGUA previstas para as próximas décadas, como a Questão do Potássio e Fósforo que se esgotarão daqui a 40 / 50 anos.

    Você pode ajudar a Sociedade Brasileira, dando as suas contribuições para criar e / ou fundar a ANPIA – Associação Nacional dos Profissionais Interessados pela AGUAPÉ

    O AGUAPÉ poderá abrir Uma Fantástica Porta para VOCÊ, Pesquisador ÉTICO ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (ESTÁ PARA MUDAR)
    Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

    TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: