DESCONEXOS CAUSAIS por walmor marcellino

O que tem de ver as razias da polícia do Rio nas favelas do Rio com a denunciada força sindical na corrupção do BNDES, com o hábeas-corpus de Daniel Dantas e Nagib Nahas, com a distribuição de novos cargos no Senado Federal? Em comum o ônus da República e as atitudes políticas na formação jurídico-política da democracia social que vamos construindo. Todos esses fatos e seus motivos têm haver com a justiça porém estão amparados no direito e nas práticas institucionais. Alguns chamam isso de jogo democrático de poder; outros, de delinqüência institucional; terceiros, de estado geral de corrupção-decomposição institucional-constitucional, com a ação dos “patifes ilustres” (“a lei é uma semântica ao dia”, conforme sua hermenêutica) das celebradas mordomias público/privadas.

O governante do Rio de Janeiro e sua troupe instauraram um “tolerância zero” ao estilo fascista de Rodolpho Giuliani nas favelas e outras áreas de pobreza; e cuidam de estatísticas: para cada 10 inocentes pelo menos um criminoso é executado. O Paulinho Pereira ganhou um ministério e um acesso aos cofres públicos; é mera contrapartida política no jogo democrático. O Supremo, por seu presidente, afirma que bandido de colarinho não foge à luta, portanto não deve ficar preso como se fosse marginal. Os patifes do Senado atropelaram as leis e decidiram distribuir mordomias por cabeça e partido.

Ai de nós se não fosse a polícia, o BNDES, o Supremo Tribunal e o Senado Federal. Mas se esse é o “barato” do jogo, não quero mais jogar; mesmo porque não posso fechar a tavolagem nem o prostíbulo. Não sei o que devo ir achando embora pense em mudar de igreja já que não posso mudar de país. De classe e de estilo de vida não, porque estaria muito velho para azeitar dobradiças.

Segundo velho brocardo, o tempo e a indiferença são os melhores remédios, porque depois que tudo passa tudo já passou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: