ILUSÕES DO AMANHÃ poema de alexandre lemos (aluno da APAE)

 ‘Por que eu vivo procurando um motivo de viver, se a vida às vezes parece de mim esquecer? 

Procuro em todas, mas todas não são você.

Eu quero apenas viver, se não for para mim que seja pra você .

Mas às vezes você parece me ignorar, sem nem ao menos me olhar, me machucando pra valer. 

Atrás dos meus sonhos eu vou correr. 
 
Eu vou me achar pra mais tarde em você me perder.

Se a vida dá presente pra cada um, o meu, cadê? 

Será que esse mundo tem jeito? Esse mundo cheio de preconceito. 

Quando estou só, preso na minha solidão, juntando pedaços de mim que caíam ao chão, juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou. 

Talvez eu seja um tolo, que acredita num sonho. 

Na procura de te esquecer, eu fiz brotar a flor. 

Para carregar junto ao peito, e crer que esse mundo ainda tem jeito. 

E como príncipe sonhador… 

Sou um tolo que acredita, ainda, no amor.’ 

PRÍNCIPE POETA (Alexandre Lemos – APAE) 
Este poema foi  escrito  por  um  aluno  da  APAE, chamado, pela sociedade,de excepcional. 
Excepcional é a sua sensibilidade! 

Ele tem 28 anos, com idade mental de 15 e peço que divulguem  para prestigiá-lo. Se uma pessoa assim acredita tanto, porque as que se dizem normais não acreditam?

77 Respostas

  1. jackciane de oliveira lima | Responder

    parabéns!! É lindo ver sua capacidade e a esperança de uma sociedade sem preconceito; a qual seria um sonho pra qualquer individuo.Seria muito bom se mundo e as pessoas fossem da forma que a gente sonha.

  2. francieneidemarquesdelimalima@gmail.com | Responder

    Muito lindo, Parabéns para ele!
    sua capacidade vai muito além de que qualquer outras mentes que existem por ai.

  3. Quem somos nos, mero seres humanos cheios de defeitos e imperfeicoes para estar crucificando os outros com o mau olhado e com o fogo que sai pela lingua?????? Verdade, nao somos nada e jamais devemos criticar alguem, pois sabemos que ninguem neste mundo è perfeito, somos seres humanos completo de imperfeicoes seja elas fisicas e atraves de atos com o proximo. Venho aqui parabenizar vc Alexandre pelo seu poema, ficou otimo………Continue sempre assim…..Novamente, meus parabens!!!!

  4. Alexandre!! Você está de parabéns, não são todas as pessoas que se dizem ”normais”, que tem uma sensibilidade, uma reflexão, umas palavras com tantas coerências como você, sabe de fato o que você? Muito inteligente, amei sua poesia. Escreva mais, faz bem pra mente e pra alma.

  5. Alexandre parabéns amei muito lindo.

  6. Parabéns Alexandre, você é um poeta meu amigo.
    que Deus te abençoe e que você continue escrevendo lindos poemas, pois Deus ama tanto você que te deu este dou de escrever belos poemas.

  7. Victor jordan afonso dos santos | Responder

    Que poema profundo que nos toca a alma muito bom senhor Alexandre , e que as pessoas vejam o quanto o preconceito produzidas por elas, pode nos fadar a um mal terrível . Mas realmente temos que fazer com que nosso amor os contagie mostrando o verdadeiro caminho que DEUS nos mostro que é o amar ele sobre todas as coisas e ao prossimo como a si mesmo, e que DEUS te abençoe muito e continue te dando expiração para fazer poemas assim.

  8. Clevison dos Anjos Teles | Responder

    Parabéns pelo belo poema, expressão forte e emotiva.

  9. Simplesmente emocionante, o seu olhar sobre a vida sobre o que acredita, no entanto a dor do amor como td coração sente um dia.

  10. Muito lindo,shouu

  11. gostei muito do seu poema Alexandre muita vezes agente se sente assim mesmo parecem quer todos nos esquecem se sentimos perdido sem saber nem quem samos mais pode acreditar quer há um Deus todo poderoso quer não nos esquecem jamais ele te.

  12. Marilene Lucimar de Medeiros | Responder

    Lendo esse poema comecei a perceber o quanto nós desacreditamos nessas pessoas, e temos sensação de que eles vivem desconectados da realidade, e muitas vezes quem são os desconectados somos nós!

  13. Parabéns muito lindo seu poema

  14. Alexandre seu poema é muito lindo,passa uma emoção tremenda,e neste momento vejo como Deus é maravilhoso,por ter te dado um dom .Meus parabéns!Estudante Pedagogia,Unopar.

  15. Marcia Adriana dos Santos Aquino | Responder

    lindo esse poema,parabéns é isso ai nunca desistir!!!!!!

    1. Alexandre suas frases são maravilhosas, elas confirmam mais uma vez que não há diferenças, mas o que faltava era oportunidades, e através desta oportunidade que a Educação Inclusiva veio trazer á sociedade um grande exemplo. Parabéns !!!

  16. Maria Francisca,11/03/2015
    Este poema de Alexandre me comoveu, pois é bem inspirado por ser uma pessoa especial. Isto significa que essas pessoas são diferentes fisicamente, mas interiormente só precisa de espaço para conquistar seu espaço sem preconceito.
    parabéns continue conquistando corações.

  17. Parabéns eu amei a sua poesia, você me conquistou com tamanha sabedoria.

  18. Alexandre suas frases são maravilhosas, elas confirmam mais uma vez que não há diferenças, mas o que faltava eram oportunidades, parabéns !!!E é oportunidade como está que a Educação Inclusiva veio trazer á sociedade.

  19. muito interessante ver como ele desenvolve as palavras, dá para perceber ele busca de seu íntimo, de seu sentimento e que nos contagia.

  20. A pessoa portadora de necessidades especiais nem sempre é um portador de deficiência,precisa ser apenas capacitadas, desenvolvendo habilidades e inseridas na sociedade.

    1. Gostei muito parabéns Alexandre lemos você e um exemplo de superação.

  21. Lizi Ane Vargas de Freitas Silveira | Responder

    Fiquei impressionada com a clareza de ideias, com a escolha das palavras e claro com a sensibilidade com que o poema foi escrito.

  22. Nilcélia da P. G. da Rocha | Responder

    Alexandre, meus parabéns meu querido, você é um gênio. Deus fez de você um exemplo de ser. Você faz a diferença, seu poema é maravilhoso!
    MEU NOME É NILCÉLIA E ESTOU CURSANDO MATEMÁTICA NA UNOPAR DE SETE LAGOAS- MG. Beijos JESUS te ama e eu também.

  23. você e um exemplo de superação e cada dia que passa estou aprendendo muito com vocês de encarar os obstáculo que nos apresenta no nosso dia dia parabéns

  24. Meus parabéns Alexandre, o seu poema é incrível. Eu adorei. Você é um grande poema.

  25. ubirajara dias barbosa | Responder

    Parabens lindo poema, eu seria imcapaz de descobrir que isso foi feito por uma pessoa especial, lindo.

  26. A gente se confunde: interior com exterior da nossa alma; o mundo da gente com o mundo que nos cerca. Atingir a compreensão e imaginar a dimensão do amor próprio e a capacidade ou sensibilidade de se perceber o amor nos outros é muito mais que talento. Se você é uma lenda, é também um desafio, uma instigação e uma superação nas dormências do ser humano que rumina, rumina e não consegue superar os preconceitos de uma sociedade com uma visão mais ampla. Levarei esse poema para o mural da Academia Itapetinguense de Letras.

  27. Alexandre Lemos, seu poema e lindo fala do interior, é momento de qualquer um de nos olhar para si mesmo, e apostar no que há de bom em nos mesmo. Parabéns.

  28. Gilberto A. de Sá Barreto Jr. | Responder

    Estou bastante comovido com a percepção de mundo demonstrado na poesia de Alexandre, ele consegue “exalar sensibilidade”acerca do mundo e das pessoas que o cercam. Parabéns Alexandre, você é um grande exemplo para todos nós!!!

  29. vc e uma pessoa ilumina, nunca deixe de acreditar em voce parabéns.alexandre espero conhecer mais pessoas como vc.

    1. Deficiência mental? eu que me digo normal, não tenho essa sensibilidade. Parabéns show de bola.

  30. obrigado, por me ensinar mais uma liçaõ de vida e nunca deixe de acreditar em você parabéns vc e um vitorioso Alexandre.

  31. My spouse and I absolutely love your blog and find almost all of your post’s to be exactly what I’m looking for.
    Does one offer guest writers to write content for you?

    I wouldn’t mind producing a post or elaborating on a few of the subjects you write about here. Again, awesome web site!

  32. leila rocha da fonseca soares | Responder

    seus sonhos logo se tornarão realidade, pois todos devemos lutar pelo direito iguais a todos, direito pela vida, pelo amor, pela compreenssão.

  33. Lindo seu poema Alexandre, voce já é um vitorioso, por escrever lindas palavras,
    voce é um ser normal igual a todos nós, apenas com caracteristicas diferentes.

  34. Alexandre,gostei muito do seu poema, continui escrevendo coisas lindas como estas,quem sabe com palavras lindas e tocante ,conseguiremos mudar o mundo.PARABENS, tudo de bom para você.Fique com DEUS.

    1. Antonio afonso de Freitas coelho | Responder

      Alexandre parabéns só de você sentir o amor você ja é um vencedor e com certeza tu vai encontrar esse amor verdadeiro

  35. O Alexandre é aluno a APAE de são vicente, sua idade é muito mais que 28 anos, ele cria diversas poesias, inclusive na improvisação e tem um sonho, ainda não realizado, de publicar um livro

  36. Prezados, realizei uma pesquisa com fins acadêmicos e não consegui provar a existência do autor. Até que me provem ao contrário, acredito ser uma lenda ou boato.

  37. Alexandre, sua idade? Não importa.O que realmente importa? Acho que é o amor, e as várias formas de amar.O amor nos torna seres melhores, nos une , nos aproxima uns dos outros.
    Como este poema lindo, lindo, lindo….
    Toca nossos corações,nos sensibiliza, nos torna sublimes, um pouco mais perto de Deus…

  38. Alexandre, seu poema me fez ver mais profundamente o quanto samos importante uns para os outros como pessoa e como sociedade, sua sensibilidade humana é algo que nós faz refletir o quanto é bom amar o nosso próximo, e ser amado por ele,e que o preconceito que asola nossa sociedade, é algo que machuca e faz com que as pessoas que tem o preconceito seja diminuída como ser humano.
    Parabéns pela pessoa maravilhosa que você é!!!!!

  39. Alexandre adorei seu poema,sou estudante de pedagogia último Módulo da Unopar.Abraços! E obrigada por voce existir.

  40. Lindo poema, parabéns vc é muito capaz. Pessoas assim nos fazem repensar melhor a vida que muitas vezes reclamamos por um motivo ou outro. Muito obrigada por vc existir!!!

  41. É! para amar basta ter o coração aberto à todas as maravilhas que o mundo nos oferece! Diferentes são os que não conseguem ver isto, o Alexandre é muito mais normal do que muitos por aí.

  42. Parabens pelo seu poema. Na história ouve tantos absurdos com as pessoas especiais e hoje melhorou muito, mas ha ainda muito preconceito por algumas pessoas. Para mim essas pessoas não tem Deus no coração, pois todos nós somos filhos do mesmo Deus, e não precisa ser especiais para ser descriminados, pois olha a violencia que esta acontecendo, todos os dias com as pessoas e principalmente com as crianças indefesos e dito “normais”. Precisa ter uma concientização maior na midia sobre esses assuntos, para quem sabe melhorar e até acabar de vez com essas atitudes horrorosa no mundo, pois quem faz esse mundo somos nós, e somente nós podemos reverter essas ignorancia, sem limites no mundo…A cada dia que leio a historia sobre os deficientes na antiguidade, até me sinto mal, com as atitudes que os povos tomavam sobre esses seres indefesos, e nossos irmãos.

  43. Difícil mensurar o quão gostoso foi ler Alexandre. Estarei editando a ele e a outros em meu site, a fim não apenas de divulgar, mas de dar a outros amigos o prazer de ler escritos de tamanha sensibilidade.

    Alexandre, desde já, em minha humildade de leitora e poetisa amadora, te parabenizo e peço…Continue a nos brindar com seus escritos. Fica aqui meu email, sinta se a vontade para enviar mais de seus escritos para que possamos também divulgar.

    Um grande abraço
    Raya Bonan

  44. ALEXANDRE PARA MIM VOCÊ JÁ É UM VITORIOSO POR TER NASCIDO PARA MOSTRAR AOS CHAMADOS “NORMAIS” QUE RECLAMAM MUITO POR SEMPRE QUEREREM MAIS DO QUE JÁ TEM, QUE A VIDA NÃO DEPENDE SÓ DO MATERIALISMO MAIS DO QUE TUDO, TODO SER HUMANO PRECISA RECEBER E SABER OFERTAR O CARINHO, O AMOR, A COMPREENSÃO PARA SER FELIZ E PARA FAZER AS OUTRAS PESOAS FELIZES. AMEI O SEU POEMA

  45. Aeww…o cara eh fera hein! Curti mesmo essa poesia!@
    DEUS abençoe vc sempre poeta!

  46. “Ah se todos que se dizem normais tivessem a sua sensibilidade e visão de mundo…
    Com certeza viveríamos num mundo melhor,mais justo e mais humano!!!!
    Parabéns pelo poema e pela força de vontade…”

  47. Este poema é bastante interessante, percebe-se que a cada dia que passa os jovens da sociedade que vivemos, se dizem ser tão intelectual, será que são realmente intelectuais.
    Porque, o que ouvimos nos jornais em qualquer lugar que deparamos com algum notíciario é que a cada dia que passa eles se envolvem em drogas protituições etc. Istó é uma lastimas no pleno sec. XXI existir em nossa sociedades jovens se destruindo a cada dia, eles que se dizem ser normais.
    O que realmente devemos fazer é quebrar velhos paradigmas dar mais oportunidade a todas as pessoas existente no mundo independente de: cor raça posição social, deficente ou não todos nos temos os mesmo direito independente de qualquer coisa.
    Ao ler este poema fique muito emocionada.
    Parabens, Alexandre.
    Aceita minhas pequenas palavras, da estudante do curso de padagogia, pólo de Jequié -Ba.
    Atenciosamente Joelma S.silva.

  48. Sensibilidade…..palavras do coração, onde estará a deficiência deste homem….sua alma é perfeita exemplo que muitos considerados “normais” não tem.
    Parabéns.

  49. Esse texto foi excelente, para que nós professores possamos refletir mais sobre como agir e lhe dar com essas crianças especiais. Podendo asssim incluir-las nesse processo de ensino aprendizagem.

  50. Muitas vezes olhamos deficiente somente com os olhos e esqucemos de olhar com com a alma. E perceber que ele é um ser inteiro, capaz de amar querer bem de espalhar alegria e fazer alguem feliz.
    Cleusa
    Parabéns Alexandre amei sua poesia, passou um pouco de você, deixando exemplo para os que diz perfeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: