Poeta paranaense José Gaspar Chemin lança tetralogia na Livraria Arte & Letra

O poeta paranaense José Gaspar Chemin lança, no dia 19 de março, às 19 horas, na Livraria Arte & Letra (anexa ao Lucca Cafés Especiais, no Batel) sua tetralogia, que reúne o melhor de sua vasta produção em verso.

 

Acumulados ao longo de mais de quatro décadas – desde que Chemin adotou a prática diária das chamadas “poedras”, poemas escritos em pequenas pedras, com pincel e tinta – os poemas, haicais e trocadilhos foram compilados em quatro volumes temáticos, que agora chegam às mãos dos leitores.

 

Em Quando Amo Versos Tramo, foram reunidos poemas cuja força-motriz é a mesma que levou o poeta a idealizar as “poedras”: o amor. Foi muito apaixonado que, em 1976, Chemin fez das pedras papel pela primeira vez. “Costumo dizer que a poesia vazou de mim para as pedras”, relembra o escritor, hoje com 66 anos.

 

A natureza e as paisagens dos Campos Gerais – região oeste do Paraná, onde é facilmente encontrada a Araucária, árvore-símbolo do estado – é o mote dos poemas reunidos em Tente Ver Vertentes. Os campos limpos, matas de galeria e cachoeiras da região vêm servindo de inspiração para Chemin desde os anos 1960, ocasião em que sua família deixou sua terra natal, Imbituva e passou a residir em Ponta Grossa.

 

Poemínimos Sentimáximos apresenta uma seleção de poemas em que o autor faz ode a sua vasta coleção de referências ideológicas, políticas e literárias – de Rousseau a Carlos Castaneda. Tais conhecimentos deram origem a uma filosofia de vida particular, aqui revelada em versos incisivos.

 

Por fim, o resultado da soma entre poder de síntese, observação, senso de humor e criatividade é a origem de Irreverência ou Morte!, que apresenta uma seleção dos melhores trocadilhos já inventados pela inquieta mente de Chemin.

 

Publicados e distribuídos de forma independente, os exemplares de Quando Amo Versos Tramo, Tentes Ver Vertentes, Poemínimos Sentimáximos e Irreverência ou Morte!, poderão ser adquiridos, a partir de XX de março, nas seguintes livrarias da capital paranaense: Livraria Arte & Letra, anexa ao Lucca Cafés Especiais (R. Pres. Taunay, 40 – Batel), Livrarias Curitiba ; Livraria Solar do Rosário (R. Duque de Caxias, 04)

Em breve, serão anunciadas as datas de lançamento dos livros nas cidades de São Paulo e Brasília. 

 

Sobre o autor: JOSÉ GASPAR CHEMIN nasceu no distrito de Apiaba, Município de Imbituva, Paraná, em 19 de junho de 1942. Escritor antes de leitor, sua primeira obra não-publicada foi o Domingário – diário em que narrava aventuras juvenis de seus dias de folga do trabalho. Aos 34 anos idealiza o uso da pedra como suporte para sua poesia, criando assim a “poedra” – exercício de síntese da palavra, que ele pratica incansavelmente até os dias de hoje. Ao longo dos anos, suas pedras – nunca comercializadas, sempre doadas – espalharam-se pelo mundo, o que o tornou conhecido como “o poeta das pedras”.  

 

Serviço:

Lançamento e noite de autógrafos dos livros Quando Amo Versos Tramo, Tentes Ver Vertentes, Poemínimos Sentimáximos e Irreverência ou Morte!, de José Gaspar Chemin. Dia 19 de março, às 19 horas. Livraria Arte & Letra, anexa ao Lucca Cafés Especiais (R. Pres. Taunay, 40 – Batel), (41) 3039-6895.  

 

SIMONE CARVALHO E VANESSA MUNHOZ ASSESSORIA DE IMPRENSA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: