RETTA e o seu ÂNGULO INSÓLITO por joice gumiel passos / curitiba

RETTA FOTO o artista visual retta

Uma obra em conjunto, quase anônima, a proposta de Rettamozo, autor e regente da Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito do Vale do Itajaiaçu. Gaúcho, radicado no Paraná funda este grupo após a oficina: ARTE,TERRA E RETTA, no vale do Itajaí. E com ele propõe alguns motes teóricos, quase um manifesto, motivadores da ação utópica de uma (n)ova poética para a velha pintura, que ainda, de quebra, além de trágica pode ser divertida e fazer novos amigos.

Faz parte destes motes O ângulo Insólito (Roland Barthes), ângulo de piquete, de topo:(…) nestes trabalhos ninguém pode estar olhando de cima, todos têm que estar ligados no chão! Ou então minha arte vira ilustração ou apenas uma demonstração de “olha eu aqui mamãe” (Retta), e os temas de topo reproduzem na sombra o seu duplo. Este mote propõe a terra como tema, personagem e matéria prima. As terras Curitiba, de Itajaí, de Piraquara, de Campo Largo, de Londrina e de Brasília pintam as telas do grupo. Desta terra, nesta terra, para esta terra. A terra trágica concentrada, vista de topo, mais os pássaros, as borboletas, os peixes, as joaninhas, as capivaras, os gravetos, as sementes de pinheiro e os contrapontos : os piões, as bolas de gude, as bolas de tênis, mais o cachorro de verdade e o de pelúcia, as meninas, os meninos , o palhaço, de verdade e de mentira. Quase sempre contam uma história. Num quasehaikay , numa QuaseCabala. E o segundo mote: O caos organizador do espaço profundo, o que produz a nova paisagem que deriva daquela que a gente pisa e que nos traz reminiscências culturais eexistenciais (…) depois de caminhar sobre a terra, pé sujo, descalço, ensapatado, andar de bicicleta com pneu sujo de barro de uma região diferente, bate um vento e as folhas e flores voam enchendo a tela de cores e sombras que determinam a hora, pinto o tempo, pois, pois, caos organizador do espaço profundo…(Retta).

O terceiro mote, a hipermodernidade, que anuncia: Terra à Vista! É a paisagem na sola do pé ou na roda da bicicleta para percorrer esta terra, nesta terra, desta terra, feito e com o jeito de terra, olhar de topo que remete o duplo, trágico e sem salvação. Medievo Retta hipermoderno que te proteja Zeus e o pára-raios! (Retta Rettamozo em exposição no SESC Água Verde, Curitiba, Pr). A Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito do Vale do Itajaí é composta por: Retta Rettamozo, Patrick Albuquerque, Rafaelo Góes, Odécio Adriano e Carlo Rettamozo.

RETTA - retta pinta e borda com os p+®s no ch+úo retta o gênio multimidia, pintando com os pés.

Joice Gumiel Passos

Membro ABCA/AICA

ilustrações do site. fotos livres.

2 Respostas

  1. Procuro contato com a crítica de arte Joice Gumiel Passos, ou com o artista plástico Paulo Pereira.
    Alguém sabe como posso encontrá-los?

  2. Breve em nova exposição na Grécia, em Atenas.
    Terras sobre telas. Lançamento mundial do Insolit Angle Combo Actions! Atualmente na Alla Vip Conceitos na Carlos de Carvalho, 996, ao lado do Au-Au.
    “Jardim do Sorriso Interior” Saudades do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: