FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, ex presidente do BRASIL FOI COLABORADOR (agente) da CIA (central de inteligência americana /usa) afirma FRANCES STONOR SAUNDERS – londres / Movimento Verdade / são paulo

FHC

Mal chegou às livrarias e o livro ”Quem pagou a conta?” já se transformou  em bestseller.

A obra da pesquisadora inglesa Frances Stonor Saunders (editada no Brasil pela Record, tradução de Vera Ribeiro), ao mesmo tempo em que pergunta, responde: quem “pagava a conta” era a CIA, a mesma fonte que financiou os US$ 145 mil iniciais para a tentativa de dominação cultural e ideológica do Brasil, assim como os milhões de dólares que os precederam, todos entregues pela Fundação Ford a Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do país no período de 1994 a 2002.

O comentário sobre o livro consta na coluna do jornalista Sebastião Nery, do diário carioca Tribuna da Imprensa. “Não dá para resumir em uma coluna de jornal um livro que é um terremoto. São 550 páginas documentadas, minuciosa e magistralmente escritas: “Consistente e fascinante” (The Washington Post). “Um livro que é uma martelada, e que estabelece em definitivo a verdade sobre as atividades da CIA” (Spectator). “Uma história crucial sobre as energias comprometedoras e sobre a manipulação de toda uma era muito recente” (The Times).

Dinheiro da CIA para FHC

“Numa noite de inverno do ano de 1969, nos escritórios da Fundação Ford, no Rio, Fernando Henrique teve uma conversa com Peter Bell, o representante da Fundação Ford no Brasil. Peter Bell se entusiasma e lhe oferece uma ajuda financeira de 145 mil dólares. Nasce o Cebrap”. Esta história, assim aparentemente inocente, era a ponta de um iceberg. Está contada na página 154 do livro “Fernando Henrique Cardoso, o Brasil do possível”, da jornalista francesa Brigitte
Hersant Leoni (Editora Nova Fronteira, Rio, 1997, tradução de Dora Rocha). O “Inverno do ano de 1969” era fevereiro de 69. (este é outro livro que deve ser lido!)

Fundação Ford

Há menos de 60 dias, em 13 de dezembro, a ditadura havia lançado o AI-5 e jogado o País no máximo do terror do golpe de 64, desde o início financiado, comandado e sustentado pelos Estados Unidos. Centenas de novas cassações e suspensões de direitos políticos estavam sendo assinadas. As prisões, lotadas. Até Juscelino e Lacerda tinham sido presos. E Fernando Henrique recebia da poderosa e notória Fundação Ford uma primeira parcela de 145 mil dólares para fundar o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). O total do financiamento nunca foi revelado. Na Universidade de São Paulo, sabia-se e se dizia que o compromisso final dos americanos era de 800 mil a um milhão de dólares.

Agente da CIA

Os americanos não estavam jogando dinheiro pela janela. Fernando Henrique já tinha serviços prestados. Eles sabiam em quem estavam aplicando sua grana. Com o economista chileno Faletto, Fernando Henrique havia acabado de lançar o livro “Dependência e desenvolvimento na América Latina”, em que os dois defendiam a tese de que países em desenvolvimento ou mais atrasados poderiam desenvolver-se mantendo-se dependentes de outros países mais ricos. Como os Estados Unidos.

Montado na cobertura e no dinheiro dos gringos, Fernando Henrique logo se tornou uma “personalidade internacional” e passou a dar “aulas” e fazer “conferências” em universidades norte-americanas e européias. Era “um homem da Fundação Ford”.
E o que era a Fundação Ford? Uma agente da CIA, um dos braços da CIA o serviço secreto dos EUA.

Milhões de dólares

1 – “A Fundação Farfield era uma fundação da CIA… As fundações autênticas, como a Ford, a Rockfeller, a Carnegie, eram consideradas o tipo melhor e mais plausível de disfarce para os financiamentos… permitiu que a CIA financiassefhc (1) um leque aparentemente ilimitado de programas secretos de ação que afetavam grupos de jovens, sindicatos de trabalhadores, universidades, editoras e outras instituições privadas” (pág. 153).

2 – “O uso de fundações filantrópicas era a maneira mais conveniente de transferir grandes somas para projetos da CIA, sem alertar para sua origem. Em meados da década de 50, a intromissão no campo das fundações foi maciça…” (pág. 152). “A CIA e a Fundação Ford, entre outras agências, haviam montado e financiado um aparelho de intelectuais escolhidos por sua postura correta na guerra fria” (pág.
443).

3 – “A liberdade cultural não foi barata. A CIA bombeou dezenas de milhões de dólares… Ela funcionava, na verdade, como o ministério da Cultura dos Estados Unidos… com a organização sistemática de uma rede de grupos ou amigos, que trabalhavam de mãos dadas com a CIA, para proporcionar o financiamento de seus programas secretos” (pág. 147).

Fernando Henrique foi fácil.
4 – “Não conseguíamos gastar tudo. Lembro-me de ter encontrado o tesoureiro. Santo Deus, disse eu, como podemos gastar isso? Não havia limites, ninguém tinha que prestar contas. Era impressionante” (pág. 123).

5 – “Surgiu uma profusão de sucursais, não apenas na Europa (havia escritorios na Alemanha Ocidental, na Grã-Bretanha, na Suécia, na Dinamarca e na Islândia), mas também noutras regiões: no Japão, na Índia, na Argentina, no Chile, na Austrália, no Líbano, no México, no Peru, no Uruguai, na Colômbia, no Paquistão e no Brasil” (pág. 119).

6 – “A ajuda financeira teria de ser complementada por um programa concentrado de guerra cultural, numa das mais ambiciosas operações secretas da guerra fria: conquistar a intelectualidade ocidental para a proposta norte-americana” (pág. 45).

27 Respostas

  1. Aí se explica o fato dele também ter assinado o tratado de não proliferação nuclear,colocando a soberania do Brasil em risco e a mercê de superpotências nucleares com bases instaladas na América do Sul,como,EUA,França e Inglaterra.Com certeza ele representa um dos maiores traidores da história do Brasil.Se fosse na China Ele seria preso e executado !

  2. nenhuma dúvida quanto a esse perigoso Falso, Hipócrita e Calhorda.

  3. heretiano henrique pereira | Responder

    BOLSA DE VALORES – Seria muito interessante que fosse divulgado o quadro societário desta entidade para conhecimento da sociedade. Porém é bom lembrar que esta, é isenta de tributação.

  4. heretiano henrique pereira | Responder

    YVAN BARRETO DE CARVALHO, Trabalhu na engenhariado petroleo, no dia 3.4.2012, passou pela transição, deixando para a sociedade um grande legado de conhecimentos, além de sua história publicada em livros de sua autoria. A este grande homem, meu amigo, que Deus o ilumine onde estiver.E aos seus familiares, minhas mais sinceras condolências.

  5. heretiano henrique pereira | Responder

    Mensuração de resulados economicos e sociais – Mensalmente se precisa medir a arrecadação de modo geral, como também o PIB e exportações e importações., além de observar o comportamento da Bolsa de Valores, não custo nada acompanhar esses resultados, por outro lado, observar os empréstimos internacionais, e títulos públicos que a cada dia apresenta crescimento. Assim sendo, é de fundamental importância fazermos uma mega análises de todos esses fatores da macroeconomia, terminologias que a sociedade com um todo, nõ tem alcance.Pense nisso !!

  6. heretiano henrique pereira | Responder

    Mão de obra pública não é prejuízo, até porque existem compras e vendas, e que oitenta por cento desses recursos retorno ao tesouro nacional, estadual e municipal, além de produzir rédito para área empresrial. Portanto, o que realmente precisamos saber é para onde está sendo canalizado os recursos, pasra produzir tantos desencontros na economia internacional. Pense nisso !!!

  7. heretiano henrique pereira | Responder

    Crise internacional financeira – Precisamos que os governantes, tenham transparencias nas informações para o público a respeito do referido fator, portanto, precisamos de macro análises da economica, e observar para onde é que está sendo calizado o dinheiro. Pena que a sociedade não tem alcance das metodologias de contabilidade e economia. Pense nisso !!!

  8. heretiano henrique pereira | Responder

    Economia internacional – estas precisam serem informadas para a sociedade de forma mais transparente, até porque são poucos os que entendem seu desempenho. Portanto, precisamos ser mais sensato, para que o povo tenha pelo menos alcance em determinados item, e , acima de tudo deixar de estar mentindo, precisamos de maiores esclarecimentos!!!!
    Muito nos impressiona, pessoas que portam graus de PHD, e só propagam metodologia que não deveriam está insirido no contexto da sociedade. Portanto, repudiamos essas atitudes retrogadas. Portanto, esperamos que seja analisados todos seus procedimentos, com suas reflexões. Pense nisso!!!

  9. Heretiano Henrique Pereira | Responder

    Humildade- Um dos fatores primordial para o ser humano, independente de graduação ou não, precisamos acima de tudo ser humilde, estes que não o são, portanto, consideramos PEDRA BRUTA, e nunca PEDRA FILOSOFAL, pense nisso !!!

  10. Heretiano Henrique Pereira | Responder

    O Brasil, precisa urgentemente procurar fazer levantamento estatístico, para observar quantos prefeitos estão respondendo criminalmente por desvio de recursos e outros itens ilicitos, onde se deve distinguir, os dados por região, estado e município. Por outro lado, ficamos grato pelas atenções que nos forem cabidas. sem outro particular, sou,

  11. Heretiano Henrique Pereira | Responder

    Globalização de livros digitais sobre minha história e outros fatos que se destaca no mapeamento do estado nação, para todos aqueles que tem interesse do conhecimento. Portanto, queiram ter acesso ao endereço: http://www.scribd.com, e insira o nome heretiano
    Assim sendo, espero suas atenções. Sem outro particular, sou,

  12. heretiano henrique pereira | Responder

    Tudo que está esclarecido, é consequencia de um povo que em hipótese alguma sabem como funciona o estado nação, tanto a nível nacional, quanto internacional. Portanto, esperamos que esse processo do conhecimento, seja dado sequencia junto ao nosso povo brasileiro. Sem outro particular, sou,

  13. Esses falsos “ex-militantes de esquerda”, hein? Essa dupla sórdida, nunca me enganou. Financiados pela CIA!… Não é por acaso que venderam o Brasil a preço de banana: a VALE, a Siderbras, a Eletrobras. Queriam e querem vender a Petrobras. FHC/SERRA nunca mais. Defendo uma auditoria no processo de privatização conduzido por essa quadrilha.

  14. Mas vocês viram não é mesmo ? a Peça saiu com a roupa do corpo por assim dizer e disse para as suas empregadas:
    Cuidem de tudo e não comam toda a comida.
    hummmmmmmmmmmmmmmmm acho que ele num pensa em voltar

  15. Acho que é exagero, dessas teorias da conspiração que esses gringo gosta de transformar em best seller. Porém não acho que isto torna o FHC menos FDP por ter deliberada e sistematicamente ter entregue coisas do Brasil para o controle do capital estangeiro arrumando desculpas neoliberaisdeslavadas.

  16. Que dupla. Um era traidor e o outro covarde.

  17. E o serrA? Onde entra nisso tudo? Qual a participação dele? Ele era presidente da UNE?! Infiltrado?

    1. Com certeza era infiltrado.
      Basta pensar como o presidente da UNE na época do golpe de 64, exilado no Chile, consegue fugir de lá na época do golpe contra o Allende e vai parar…nos USA. E entra numa das universidades mais badaladas (e caras) do país.

      1. Caro João, acho que você tem um tino jornalístico mais apurado que muitos jornalista que estão na ativa, se não, é um tremendo policial, acho que daria uma linda trilha investigatória

  18. Conecia só o maléfico verso da medalha, não sabia desse lado perverso. FHC nunca mais !!! Entrará para o lixo da história. Triste Memória.

  19. Estes fatos descritos no livro, explica o quanto o sr. FHC ficou irritado com a quitação do debito brasileiro com o FMI, alguém lembra das declarações do fhc nesta época, ele disse q isso era loucura do governo Lula. Resumindo o Gov. LULA destruiu o “império” do fhc de muitos anos de luta de ideologia de segunda classe. POR ISSO 7 DE SETEMBRO É CONSIDERADO UMA PALHAÇADA PARA O sr fhc.

  20. isto explica muitas coisas que entes não podiam ser entendidas, mas apenas desconfiadaas

  21. isto explica muitas coisas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: