MUJICA TOMA POSSE NO URUGUAI


Diante do Congresso, ex-guerrilheiro prometeu cumprir Constituição.
Ele foi eleito em novembro passado com 52,3% dos votos.

O ex-guerrilheiro José Mujica tomou posse nesta segunda-feira (1º) como 52º presidente do Uruguai. Diante do Congresso, ele jurou cumprir a Constituição.

O esquerdista assumiu com a promessa de manter as políticas moderadas do atual governo, em uma cerimônia que contou com a presença de vários líderes estrangeiros e da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

A posse foi marcada por gestos de solidariedade ao Chile, após o terremoto devastador que atingiu o país no fim de semana e deixou mais de 700 mortos, além de enormes danos materiais. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, não compareceu.

Antes de assumir, Mujica encontrou-se com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e teve reunião com Hillary.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, é recebida pelo presidente eleito do Uruguai, José Mujica, e por seu vice, Danilo Astori, nesta segunda-feira (1) em Montevidéu. (Foto: AFP)

Mujica, que foi membro da guerrilha urbana Tupamaros e passou mais de uma década preso durante a ditadura que governou o Uruguai na década de 1970 até os anos 1980, ganhou as eleições de novembro com 52,3% dos votos, no segundo triunfo eleitoral consecutivo da esquerda no país.
Considerado um político mais radical que o presidente Tabaré Vázquez, Mujica moderou seu discurso durante a campanha e disse sentir-se mais próximo a governos como o do Brasil e do Chile do que do modelo socialista da Venezuela. Ele se comprometeu a manter políticas econômicas que permitiram ao Uruguai escapar da crise econômica mundial.

Do G1, com agências internacionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: