EROS e TANATOS NA AMÉRICA PLATINA – por ewaldo schleder / florianópolis

foto de ewaldo schleder

DIÁRIOS INTERMITENTES


Não há como viver sem eros: erotismo. Amor à vida. Fé na vida. Essa que nos dá paixão e nos traz a morte e aquela que nos leva além – ateu ou não. E não falo em reencarnação. Xô.

Opto por viver livre – se isso fosse possível – de tempo e espaço. Nada de Suiça, Escandinávia. Vejo no horizonte o Paraguay. Com y. Nação guarani. Hoje entre chipas e chips. O Chaco e a cibernática. Mercado liberto das atrocidades da lei. Cesta de vime repleta de bolos de polvilho. O tererê (mate gelado), a mandioca, a chipa. A muamba. Terra de contraste entre a história ibero-americana e as tentações da China e das Arábias. Guerra do Paraguai.

Além do rio, a Argentina. O mate, a água quente para o chimarrão – cerveja quilmes, bife de chorizo, empanada, medialuna, água dos Andes, de lá, Mendoza, o vinho. Os argentinos apenas consomem o sumamente necessário – para eles. Pois têm cultura de restrição econômica, de fome, de luta na rua, de guerra das Malvinas, recente, remanescente.

Vertedouro dos rios que se encontram – o Iguaçu, o Paraná – o Brasil passa pelas margens do entrevero luso-hispânico, Tordesilhas, Guairá. Nossos índios são tropicais. Nus ou de tanga, calção, tênis, nike. Nas cidades, o boom de tudo. A nós nada falta. O bem e o mal, urbe et orbi. Hoje, “vamo que vamo”. Ninguém nos segura. Afinal deus é daqui mesmo. E vai muito à Bahia.

Contudo há uma sombra sobre o sul das Américas – uma sombra a cobrir o novo mundo. Não: à ilusão da integração latino-americana – por que ilusão? –, ao grito da insanidade, à violação da consistência do povo. Vamos combinar uma coisa: jogar fora os espelhinhos e celebrar um Tratado Geral da América Platina. Regado a vinho, tererê, uísque barato, água do aqüífero guarani, cachaça, eros e rock’n roll.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: