Morre Ivo Rodrigues, vocalista da banda Blindagem / curitiba

foto de marcelo elias.

Músico tinha 61 anos e não resistiu a complicações de um câncer. Corpo será velado no Teatro Guaíra; enterro está programado para 17 horas, no Cemitério Municipal

O vocalista da banda Blindagem, Ivo Rodrigues Jr., morreu aos 61 anos na noite desta quinta-feira (8) no Hospital de Clínicas de Curitiba, vítima de uma parada cardiorrespiratória decorrente de complicações em função de um câncer.

O velório acontecerá a partir das 9h no hall do Teatro Guaíra. O cortejo partirá às 16h30 aoCemitério Municipal, onde às 17h horas acontecerá o sepultamento. Ivo era casado e deixa dois filhos.

Segundo a assessoria de imprensa do músico, há um mês a equipe médica que o acompanhava detectou um tumor no canal da uretra do músico, mas o câncer já estava em estágio avançado. Em julho do ano passado, ele foi submetido a um transplante de fígado, em razão de uma cirrose hepática.


História

Ivo nasceu em Porto Alegre (RS), mas com três anos de idade se mudou para Curitiba com a família. O músico assumiu o vocal da banda Blindagem em 1969, uma das mais tradicionais do Paraná. Além de se manter por três décadas nos microfones da banda, o vocalista também se notabilizou por manter sólida parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski.

O contato com a música começou cedo, com a participação de programas de auditórios em rádios e em programas de calouros na televisão. Em 1966, foi eleito o melhor cantor do Sul do Brasil, conquistando o “Troféu Barra Limpa”, em um programa apresentado por Júlio Rosemberg na TV Paranaense. Com isso, ganhou como prêmio um programa de duas horas, o “Juventude Alegria”, que passou a ser transmitido na emissora nas tardes de sábado.

Na Blindagem, participou de momentos históricos para o rock paranaense. Com um som agressivo e performático, variando do lírico ao pesado, a banda participou de festivais memoráveis, como o de Águas Claras. Entre os momentos mais importantes do grupo, a banda foi a responsável pela montagem do legendário espetáculo Rocky Horror Show, em 1982.

O primeiro disco foi gravado em 1981, pela Continental, com o título “Blindagem”. No mesmo ano, a banda lançou dois compactos. Em 1983, vieram mais dois compactos, com as músicas “Malandrinha” e “Me provoque pra ver”. Outro single foi lançado em 1985, pela Polygram, com a música “Operário Padrão”. O outro LP, “Cara x Coroa”, foi lançado de maneira independente em 1987.

Os trabalhos da banda tiveram reedições e versões em CD. O novo disco foi lançado em 1997, com o título “Dias Incertos”. Em junho de 2008, a Blindagem lançou seu DVD “Rock em Concerto – Banda Blindagem e Orquestra Sinfônica do Paraná”, gravado ao vivo na primeira apresentação do Rock em Concerto, em setembro de 2007.

felipe anibal.

gp

jb vidal, rettamozo e IVO RODRIGUES no pub Kapelle, falando, óbviamente, sobre música em 2008. foto da MARA proprietária do pub.

meu grande amigo IVO RODRIGUES entregou as moedas para o barqueiro. eu e outros amigos já estamos sentindo saudades.  como singela homenagem, pois não posso despedir-me dele em razão da distância, publico, entre tantas, a última composição feita para ele e sobre ele:

POEMA PARA LEVAR NO  BOLSO                      – jb vidal/2008

para IVO RODRIGUES ( BANDA BLINDAGEM)

não sou tempo

nem espaço

sou átomo desprendido

sou canção universal

faço vilas e cidades

estradas e corredores

canto a vida

canto a glória

canto o homem

canto a história

não canto

os canhões e as espadas

nucleares de outrora

canto almas repudiadas

canto santo em procissão

o verbo que se fez carne

mas carne não tem perdão

canto à Deus e querubins

aos céus e o próprio chão

canto pois ao todo tudo

canto o início e o fim

6 Respostas

  1. Mary Cléa Hutner Scandolara | Responder

    Já tinha visto o Ivo tocar algumas vezes, e num aniversário de um amigo deles eu pude ter o privilégio de conversar com ele .Ele era um encanto de pessoa um artista que fará realmente falta para Curitiba e para o Brasil. Infelizmente , o ano já começou com uma perda tão grande como esta e entristece a todos que tiveram o prazer de conhecer uma pessoa tão grandiosa em seu talento e com uma simplicidade de ser que só o deixava mais iluminado . Que tenha uma boa passagem para a vida eterna e prefiro ver sua estrela brilhando no céu quando ouvir suas canções… porque pra mim ele nunca vai morrer estará cantando como sempre cantou ………obrigada pela obra que deixou pra nós.

  2. Regina Flora Pinto Santos | Responder

    Fiquei desconsoladíssima na noite de sua morte : eu acabara de conhecê-lo numa gravação da TV Paraná, em que aparecia o Ivo Cantando com a banda , vários sucessos.Adorei a sua voz,suas músicas, seu estilo,enfim, seu trabalho. E enquanto minha filha procurava contato com a Banda Blindagem via internet( para tentarmos um futuro Show aqui em Ubatuba),a emissora mostrava em meio à apresentação e entrevista,que tratava-se do funeral do Ivo.Fiquei chocada…!É para todos, uma grande perda; que linda voz ele tinha! Sentí muita tristeza e frustração.Gostaria de saber como faço para comprar os CDs e ou DVDs da banda.

  3. Lembro do Ivo tocando no Bife Sujo, e eu seu fã, pedi pra tocar “ORAÇÃO DO SUÍCIDA”.
    O Ivo tocou, e eu agradeci e atocontínuo pedi a mesma. Todos cairam na gargalhada. Inclusive ele.

  4. Prezado Vidal,

    Apesar de morar em Curitiba; apesar de termos convivido mesmos momentos no Bife Sujo, na década de 80; apesar até de ter certo dia participado de festa onde se comemorava os 10 anos da banda Blindagem, mas tendo a festa outras homenagens e presenças; jamais troquei uma única palavra com Ivo.

    É sempre triste quando um artista parte. Lamento muitíssimo. Não fui ao Guaíra porque não era seu conhecido, nem dos próximos a ele. No entanto, vai daqui uma tirada de chapéu para a sua última viagem. O que me comove e de fato me entristece é que nesta viagem sempre partimos sozinhos.

  5. Quando morei em Curitiba conheci-o por seu intermédio.
    Pelo que você me falou dele considero uma grande perda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: