QUEM É DILMA ROUSSEFF? por hamilton alves / ilha de santa catarina

Agora que essa senhora, Dilma Rousseff, atingiu o patamar de 43% na preferência dos eleitores, podendo ser considerada, assim, virtualmente, eleita ao maior cargo público deste país, que é de Presidente, formulo as seguintes perguntas: 1) você conhece quem é Dilma Rousseff? Qual seu estado civil, se casada, solteira, separada ou tico-tico no fubá? Terá filhos? Qual a relação que mantém com os filhos? E o marido? Que faz ele? Que profissões exerceu ao longo da vida, antes de chegar à Ministra da Casa Civil do governo Lula? Que curso universitário seguiu? Ou será como seu antecessor ou o atual Presidente uma autodidata, de que o PT está cheio? Ou segundo ainda seu antecessor (ou futuro antecessor, provavelmente) a leitura lhe provoca dor de cabeça? Tudo o que sei dela são três fatos apenas: 1) que foi guerrilheira nos tempos da ditadura militar; 2) ministra do Lula; 3) teve um conflito ou atrito com a chefe da Receita Federal a quem convocou a seu gabinete para lhe pedir ou exigir que botasse uma pedra em cima do caso (procedimento administrativo) contra Fernando Sarney (filho sabe-se de quem) para certamente angariar os votos do PMDB, que está correndo com ela (ou parte significativa do partido).

Se é tão desconhecida assim, que ninguém sabe nada de parte considerável de sua vida pessoal, como admitir que dispare nessas pesquisas?

Tem aí algum mistério que não consigo entender.

Será que é o índice de aceitação do governo Lula que garantirá sua eleição? Ou essa preferência por seu nome ou por sua candidatura? Isso basta? Lula poderia ter indicado um cavalo para presidente, como foi o caso de um imperador romano, e  seria eleito?

Mas o que fez Lula assim tão impressionante em seu governo a merecer essa aprovação? Segundo índice recente, proclamado num noticiário da imprensa, o Brasil mantém um nível de miséria que só não é suplantado pelo Haiti e por outras republiquetas iguais. O povo nordestino, de onde veio, ainda vive o drama da seca. E é ainda de uma pobreza alarmante. A educação e a saúde, neste país, continuam rendendo taxas de ampla ruindade.

O que é que acontece que permite a mantença desse quadro preferencial?

Será que a bolsa família promove um efeito desses? A economia vai bem, mas o povo vai mal. A concentração de rendas é enorme. Os bancos nunca ganharam tanto quanto nesse governo Lula.

Quem é a senhora Dilma Rousseff?

Cartas à redação , plise.

==================================================================================

RESPONDENDO À HAMILTON ALVES

DA REDAÇÃO:

Caro Hamilton, agradeço a oportunidade que me concedes em esclarecer, de público, as tuas dúvidas ou desconhecimentos.

1) “você conhece quem é Dilma Rousseff? Qual seu estado civil, se casada, solteira, separada ou tico-tico no fubá? Terá filhos? Qual a relação que mantém com os filhos? E o marido? Que faz ele? Que profissões exerceu ao longo da vida, antes de chegar à Ministra da Casa Civil do governo Lula? Que curso universitário seguiu?”

R- Hamilton, cá entre nós, você não anda lendo nada confiável há mais de um ano pelo menos. A imprensa nacional e a rede mundial (net) vem publicando todas essas informações que são necessárias para decidir teu voto.

Dilma é divorciada de Carlos Franklin Araújo, advogado trabalhista com banca instalada em Porto Alegre há muitos anos. Dilma é economista formada pela URGS, foi secretária da Fazenda do município de Porto Alegre, depois foi nomeada Secretária de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul, Ministra de Minas e Energia e finalmente Ministra Chefe da Casa Civil. É mãe de Paula Rousseff Araújo, filha de Carlos, que morava com ela até o casamento em abril de 2008 com Rafael Covolo, presume-se, portanto, que o relacionamento era e continua excelente.

Após essa pergunta você faz algumas considerações, suas, apenas suas, que não cabe respondê-las por não serem de interesse público.

 

2- “Tudo o que sei dela são três fatos apenas: 1) que foi guerrilheira nos tempos da ditadura militar; 2) ministra do Lula; 3) teve um conflito ou atrito com a chefe da Receita Federal a quem convocou a seu gabinete para lhe pedir ou exigir que botasse uma pedra em cima do caso (procedimento administrativo) contra Fernando Sarney (filho sabe-se de quem) para certamente angariar os votos do PMDB, que está correndo com ela (ou parte significativa do partido)”.

R- Só os dois primeiros itens já deveriam ser suficientes para você decidir seu voto por Dilma.

1)Jovem estudante no Rio Grande do Sul, lança-se de corpo e alma juntamente com milhares de jovens, homens e mulheres  na luta contra a ditadura cruel que se instalou no país prendendo, torturando e assassinando qualquer brasileiro que se atrevesse  falar em democracia, você lembra disso. Enfrentou a vida duríssima da clandestinidade, combatente destemida, enfrentou quase quatro anos de cadeia (que tal pensar nisso?) e pior, enfrentou a tortura sanguinária dos militares sedentos de ouvirem seus gritos de horror durante o eletro-choque seguido de corte das paredes vaginais. Formava-se, assim, uma grande mulher brasileira.

2) Ministra do Lula. Sim, a melhor, como todos sabem.

 

3) é óbvio que esse fato aconteceu somente para aqueles que o criaram: os jornais paulistas (porque serrá?). É preciso que se diga, que a tal senhora fazia parte de um plano sujo dos tucanos, ela foi dar uma entrevista, “graciosamente”, que ninguém pediu, para atingir Dilma. Foi descoberto a tempo e redundou apenas na choradeira do Sérgio Guerra (presidente da tucanada).

 

3- “Se é tão desconhecida assim, que ninguém sabe nada de parte considerável de sua vida pessoal, como admitir que dispare nessas pesquisas?

Tem aí algum mistério que não consigo entender.”

 

R- Só a você, ao que parece, “é tão desconhecida assim”. Você criou um “mistério” agora decifre-o.

 

4- “Será que é o índice de aceitação do governo Lula que garantirá sua eleição? Ou essa preferência por seu nome ou por sua candidatura? Isso basta? Lula poderia ter indicado um cavalo para presidente, como foi o caso de um imperador romano, e seria eleito”?

 

R- é óbvio que com todas as realizações, enfrentamento positivo da crise financeira mundial, o presidente Lula tem força para transferir votos. Veja que agora, na campanha eleitoral, o Serra e a Marina passam a dizer – “vou continuar a obra do Lula” – por quê?

É claro que o Lula não indicaria um cavalo! Ele não é burro!

 

5- “Mas o que fez Lula assim tão impressionante em seu governo a merecer essa aprovação? Segundo índice recente, proclamado num noticiário da imprensa, o Brasil mantém um nível de miséria que só não é suplantado pelo Haiti e por outras republiquetas iguais. O povo nordestino, de onde veio, ainda vive o drama da seca. E é ainda de uma pobreza alarmante. A educação e a saúde, neste país, continuam rendendo taxas de ampla ruindade.

O que é que acontece que permite a mantença desse quadro preferencial?

Será que a bolsa família promove um efeito desses? A economia vai bem, mas o povo vai mal. A concentração de rendas é enorme. Os bancos nunca ganharam tanto quanto nesse governo Lula.”

R- Hamilton, você esteve fora do país por 8 anos? Essas tuas considerações, vou colocá-las no âmbito do discurso eleitoral ingênuo. É impossível respondê-las dada a negativa de aceitar que as precede. Em respeito aos leitores alguns dados:

a)   35.000.000 (trinta e cinco milhões) de brasileiros passaram da pobreza para a classe média. (irrelevante, diria você?)

 

b)  30.000.000 (trinta milhões) saíram da miséria absoluta. (irrelevante?) todos esses dados documentados pela área econômica, pública e privada.

 

c)    Em meio a crise mundial a economia brasileira cresce  de tal maneira que alcança o patamar de OITAVA potência econômica, ultrapassando a Espanha. (não interessa?)

 

d)  O salário mínimo passou de 80 dólares para 300 ! (não me diz respeito?)

 

e)   Quanto aos bancos, lembras a dinheirama que o teu presidente FHC, patrão do serra, deu para salvar os bancos falidos pela roubalheira? Não? Eu lembro, 9 BILHÕES de reais !! e o Lula sabes quanto deu mesmo considerando a crise financeira? ZERO !! NADA!!

 

Enfim seria exaustivo enumerar o que ocorreu no Brasil nesses 8 anos em que estivestes fora, mas ao longo dos meses, te colocarei ao par das mudanças, caso queiras te inteirar.

 

 

6- “Quem é a senhora Dilma Rousseff?

Cartas à redação , plise”.

 

R- acho que satisfiz a tua curiosidade. A Redação não esperou, respondeu ao amigo e colaborador da casa, nos limites que o espaço permite.

 

J B VIDAL

Editor

a candidata a PRESIDENTE, DILMA ROUSSEFF,  com mulheres trabalhadoras. (08/2010)

DILMA com empresários paulistas. (06/2010)

Anúncios

7 Respostas

  1. Parabéns Henrique, vc falou tudo e mais um pouco, concordo plenamente com tudo q vc descreveu e digo mais. vc deu uma verdadeira aula pra mtos mal informados existentes nesse nosso querido Brasil. Um abraço e PARABÉNS mais uma vez.

  2. Sou fã desta mulher brasileira por tudo que ela passou e é para o
    brasil desejo muita saúde para minha presidenta Dilma

  3. Maria do Carmo Alves dos Santos | Responder

    De boa… o que tem haver ser casada ou não?!O Brasil tá precisando rever seus conceitos,mas não é sobre isto que quero falar, cada um tem seu ponto e vista e opinião, Dilma ganhou porque a “massa” não quer regredir nos tempos que era tudo difícil, poucos tinham poder aquisitivo, vivendo abaixo da linha da pobreza, sem poder realizar um simples sonho de ter um eletrodoméstico… o governo Lula, mudou SIM a realidade do Brasil, o salário não continuou sendo aquela “esmola”, tbém não vou dizer que está as mil maravilhas, o brasileiro merece muito mais por cada gota de suor derramado. Só não acharia certo alguém tão prepotente, que ganhou no governo de SP, e na prefeitura e não concluiu o seu mandato em nenhuma… Será que na próxima eleição dos EUA ele ia largar a presidência do Brasil, pra concorrer na de lá?! Espero que por ela ser mulher ela possa usar a intuição e sensibilidade de cuidar de nós…

  4. não vou dizer q todo catarino e idiota , porque morei ai no ano de 88,quando a 3ª ponte estava sendo construida(sabes bem doque falo ne seu mane porque era o Amim q era governo! q fala mal da Dilma ? ola seu santo passado, e atira pedra!!!

  5. Olá a todos como vai!!
    como pode uma mulher não ser casada, se candidatar para presidencia do Brasil…. segundo a lei.. para o homem não pode.. e para a mulher é diferente?

  6. Vidal,

    Alguns quesitos do artigo não abordaste. Exemlo: a miséria galopante do nordeste, que continua uma área muito semelhante à da Índia, com talvez maior número de problemas. O Maranhão, do protegido de Lula, que o impediu de ser destituido da presidência do Senado, arregimentando a patrulha do PT para evitá-lo, é um Estado modelo do atraso, do pauperismo, da criminalidade,do analfabetismo, das doenças endêmica. Falei da seca. Você passou por cima. Lula é filho do nordeste, de Garanhus, uma cidade que, se não me engano, st4ua-se no agreste pernambucano. Vi num noticiário de TV uma senhora carregando uma lata de querosene de uma distância de 3 km às costas a bem de ter água em casa para o mínimo indispensável.Ele da regi~Xao tinha o dever moral de resolver esse grave problema social. Com quatro bacias hidrográficas bem próximas: São Francisco, Amazonas, Tocantins e Araguaia. Lula pegou o bonde andando,depois que o FHC (não tenho nenhuma filiação polítíca nem muito menos simpatia por FHC) disciplinou a moeda com o plano real. Depois foi fácil. Foi só tocar em frente. Os cargos que você menciona de a Dilma ter ocupado foram todos sob o beneplácito de governos do PT no Rio Grande do Sul. Assim até eu me elejo “rei da cocada”. Não foi mérito pessoal. Vamos devagar com essa tua taboada de dados falsos, de pessoas que passaram de uma classe à outra, com níveis de 35 e 40 milhões. O país continua em estado de miséria, notoriamente na região do Lula o nordeste. O êxodo continua grassando de lá para o sul. Uma pessoa para ser atendida no INSS, quando gravemente doente, tem consulta marcada para o ano que vem, quando tem. Falta aparelhos sofisticados, de última geração, em todos os hospitais públicos do país, para garantir operações que nos paises desenvolvidos são feitas de rotina. Que falta de respeito é essa pela cidadania. Os hospitais públicos em toda parte estão caindo de pobre e as infecções hospitalares batem recorde nunca dantes registrado. Não vou falar de educação. Caso contrario, terei que citar dados alarmantes de atraso, de baixa escolaridade, de má qualidade do ensino, analfabetismo, que cresce de forma assustadora. Não falarei dos excedentes numerosos nos vestibulares das universidades (todas) deste país, etc. É esse o legado do Lula ao seu sucessor. Ou esse povo é muito burro ou é igual à mulher do padeiro, gosta de apanhar. Hamilton

    1. O Governo Lula não deve ser olhado dentro do Brasil, mas sim em relação ao Mundo. Especialmente o mundo em desenvolvimento, que é onde estamos inseridos. O mundo todo melhorou nestes anos em que o Lula foi presidente. Especialmente o mundo em desenvolvimento. Então estes dados com relação à miséria e pobreza, iam melhorar de qualquer jeito, talvez tenham melhorado um pouco mais por causa do bolsa família, mas melhorariam de qualquer forma. Só não melhoraram na África. Todos os países em desenvolvimento melhoraram seu rank durante a crise financeira mundial. A crise afetou os países ricos, mas não afetou os países em desenvolvimento.
      O grande mérito do Lula foi chegar ao ponto certo no momento certo. Para usar uma metáfora futebolistica, que ele tanto gosta, o Lula é um artilheiro, que estava lá para fazer o gol. Vira o ídolo da torcida. Parece que ninguem antes fez nada. Só quem fez o gol é que conta. Certo. Fazer o gol não é fácil. Mas temos que dar os méritos para o time todo. Além de artilheiro, ele é simpático com o povo. Marqueteiro de primeira. Fala errado porque sabe que o povo gosta e não porque não sabe falar. Mas não se pode negar que ele soube fazer o gol. Assim como o FHC. Soube acabar com a inflação. Mas o mundo todo acabou com a inflação na mesma época. Agora só tem inflação na terra do Chaves. Ele também fez um grande gol. Ele reduziu a miséria sem dar esmolas. Mas nem de longe soube fazer o marketing devido.
      Não tenho muitas dúvidas de que a Dilma vai ser a presidente e vai fazer bobagens de montão. Ela é da escola do Dirceu. Gente que acha que os fins justificam os meios. Ela interferiu na receita sim. E interferiu de novo agora. Nada vai ficar provado, mas que fez, fez. E vai fazer muito mais bobagens. Não vai por o Brasil a perder, mas vamos perder muita competitividade por conta desta mania deles (PT) de inchar o estado. O custo dos impostos, mais da ineficiencia do estado vão começar a pesar logo.
      De qualquer jeito temos duas alternativas. Ou ela continua navegando nestas ondas do Lula e faz um governo aparentemente bom e é reeleita. Ou ela faz um governo ruim, o Lula fala que não tem nada a ver com isto e volta para ser o presidente de novo. As consequencias virão aí.
      Quem sabe até, num agosto qualquer, ele se mate com um tiro no coração, para se livrar das acusações de envolvimento num novo mensalão, e continue fazendo sucessores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: