“ESSE É O CARA”: Dom Manuel Edmilson da Cruz RECUSA homenagem do SENADO brasileiro (sic) / brasilia

Bispo recusa homenagem do Senado em protesto contra aumento

Dom Manuel Edmilson da Cruz receberia comenda de Direitos Humanos.
“Quem assim procedeu não é parlamentar, é para lamentar”, disse.


Dom Manuel da Cruz durante sessão especial no Senado Federal nesta terça-feira (21)
Dom Manuel da Cruz durante sessão especial
no Senado Federal nesta terça-feira (21)
(Foto: J. Freitas / Agência Senado)

O bispo de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou nesta terça-feira (21) receber uma comenda do Senado Federal. Ele afirmou que sua atitude era para protestar contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares em causa própria. A homenagem recusada por ele é a Comenda dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara.

A recusa do bispo foi feita em um discurso no plenário do próprio Senado. Ele criticou os parlamentares por aprovar o aumento deste montante para o próprio salário. “Quem assim procedeu não é parlamentar, é para lamentar”, disse.

O religioso afirmou que a comenda que lhe foi oferecida não honra a história de Dom Helder Câmara, que teve atuação destacada na luta pelos direitos humanos durante o regime militar.

“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”, afirmou o bispo.

Ele destacou que o aumento dado aos parlamentares deveria ter como base o reajuste que será concedido ao salário mínimo, de cerca de 6%. “O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isso não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os direitos humanos do nosso povo”.

O senador José Nery (PSOL-PA) disse compreender a atitude do bispo. “Entendemos o gesto, o grito, a exigência de Dom Edmilson da Cruz”. Nery, que foi um dos três senadores a se manifestar na votação de forma contrária ao aumento, deu prosseguimento a sessão após a atitude do religioso.

G1

10 Respostas

  1. gilberto torres guimarães coelho | Responder

    São essas pessoas que ama realmente a Igreja que da a sua contribuição de vida e colabora na cidadania
    Atravéz da evangelização, justiça e o bem estar do nosso povo. Ser católico verdadeiro é viver agir conforme o seu testemunho. Sinto Orgulho do Nosso Bispo Dom Manuel Edmilson da Cruz. Sua fé e sua integridade são nobre e merece a nossa admiração e respeito. Parabéns.

    Curtir

  2. Infelizmente o protesto de Don Manuel é um grito no deserto. De um modo geral, os politicos brasileiros há muito deixaram de representar os interêsses do povo que os elegeu e é obrigado a pagar por salários absurdos e mais absurdas mordomias. Os poucos politicos presentes fizeram apenas um jogo de cena.Se o Brasil fosse o Japão, metade destes “caras de páu” teria renunciado e outra metade cometido suicídio.Tudo vai ficar como está.

    Curtir

  3. Parabéns Dom Manuel Edmilson Cruz pelo manifesto de repúdio ao vergonhoso aumento dos parlamentares. Quem dera o Brasil tivesse mais homens como o Senhor, para nos indicar que a moralização da vergonhosa classe política deste pais é possível. Quem dera tivessemos uma presidente que vendo este gesto e ouvindo essas palavras, tivesse vergonha e vetasse a atitude dos parlamentares. Obrigado pelo seu carinho para com o povo brasileiro.
    Deus o abençoe e guarde dos infortúnios que podem advir com esse gesto.

    Curtir

  4. Gostaria de enviar ao ilustre Bispo Dom Manuel o meu abraço pela atitude tomada diante do absurdo aumento dos parlamentares, que desagradou todo o povo brasileiro. Atitudes assim nos enchem de esperança e fé.
    Parabéns e que Deus ilumine nessa caminhada do bem e da verdade. Ficamos orgulhosos de ter um representante de Deus que também luta pela justiça e honestidade neste país. Carinhosas saudações em Cristo, Luiz Caetano Lemos e família. Passos – Minas Gerais.

    Curtir

  5. Não poderia deixar passar em branco este fato e a notícia. Envio ao amigo Vidal a tarefa de enaltecer a atitude deste grande homem, mais cidadão do que Ministro de Deus; mais corajoso do que a própria coragem; mais mortal do que qualquer imortalidade. Acredito que este “blog” deveria enviar um voto de louvor ao bispo. É certo que fazendo o que fez ele prescinde deste ato dos palavreiros assim como o fez com a comenda, mas é o mínimo a fazer neste momento.

    Curtir

  6. dimilson como diz a galera ai tú é o cara … apesar de usar saia tirou o pau e bateu na mesa … boa dimilson , boa boa mesmo … mostra pra galera de brasileiros sem vergonha q num adianta vestir calças compridas e agir como mariquinhas, arrebenta mesmo dimilson… com todo respeito ! Eduardo

    Curtir

  7. Parabens Don Manoel Edmilson da Cruz, pelo exemplo de verdadeiro patriotismo ao recusar a comenda oferecida pelo senado, certamente com o intuito de te-lo como aliado em mais uma “compra” de opiniões favoráveis.
    Sua atitude gratifica milhões de brasileiros pensantes, que não concordam com essa classe de crápulas políticos.

    Curtir

    1. A voz do D. Manuel Edmilson deveria ser a voz de toda a população brasileira, mas não é isso que acontece! Os larápios do congresso fazem o que querem, não nos respeitam; nem ao nosso suor. O ignorante povo brasileiro se mobiliza para assistir a uma partida de futebol, para assistir a uma novela, mas não se mobiliza para detonar os desmandos desses políticos safados. Parabéns, D. Manuel, estou ao seu lado para o que der e vier.

      Curtir

  8. Gostaria de parabenizar este cidadão de rara consciencia neste país. Se todos nos indignassemos com esses inescrupulosos que estão no poder tenho certeza que a ótica seria diferente. Parabéns e que outros sigam o melhor exemplo dado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: