general José Elito Carvalho, chefe do Gabinete de Segurança Institucional: ” A mais indecente declaração em 40 anos”

Vergonha é não ter vergonha

Começa muito mal a gestão Dilma Rousseff: deveria ter demitido no ato o general José Elito Carvalho, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, para quem não há motivo para vergonha no fato de o país ter desaparecidos políticos.

Familiares exibem fotos de desaparecidos durante a ditadura

No mínimo, no mínimo, a presidente deveria ter exigido de seu subordinado que emitisse nota oficial explicando as declarações que deu e que, segundo ele, foram mal interpretadas. Não cabia interpretação nenhuma. O general produziu a mais indecente declaração que ouvi até hoje em 40 anos de acompanhamento de questões vinculadas aos direitos humanos nas muitas ditaduras sul-americanas.

Achar que se trata de “fato histórico” é zombar do público. Quer dizer então que os desaparecidos foram tragados por um tsunami, por um terremoto, um vendaval, “fatos” naturais contra os quais não há mesmo remédios nem culpados?
Não, meu Deus do céu, não. Foram produzidos por mãos humanas, se é que são de fato humanas pessoas capazes de tal barbaridade. Mãos que, até agora, não tiveram as digitais colhidas nem as responsabilidades devidamente apuradas, é bom lembrar.
Por extensão, há, sim, todas as razões do mundo para ter vergonha do que aconteceu. Como é possível a um ser humano O novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, General José Elito                     Carvalho Siqueira. Foto: Marcos Ommati/Diálogo
não sentir vergonha de o Estado brasileiro, em uma determinada etapa, ter feito desaparecer adversários políticos? É indecente, é obsceno.
Um funcionário público, graduado ou não, fardado ou não, que não sinta vergonha não é digno de continuar a serviço da sociedade, muito menos ainda na posição de responsável pela segurança institucional da República. É, visivelmente, um promotor da insegurança, jurídica e pessoal, ao tomar como “fato histórico” o que é crime.
Ou o general explica, limpidamente, o que pensa sobre o assunto ou se demite.
Conversa Afiada. pha.

8 Respostas

  1. Lamento pela memória do Ivan de Salles relacionada ao Capitão Nogueira do 2º BC em São Vicente – SP, servi nesta unidade sou da Classe de 1954, e fui seu Ordenança, e contrario a ele considero e respeito o Exercito Brasileiro como Referência em formação de conduta e caráter de Cidadão, pois ali se aprende a Comandar e ser Comandado, aprende-se o sentido da Hierarquia Militar e seus conceitos e pra refrescar a memoria do Ivan, sempre que a 2ª cia que ele comandava tinha que pagar um castigo ele a frente da cia dava o comando “cia vai pagar um castigo por motivo X, e o primeiro é meu” ele sempre pagava um a mais do que toda cia, e este foi o legado do Capitão NOGUEIRA, ser o exemplo para seus comandados

    1. Carlos, não o conheço pessoalmente. Mas não se esqueça do velho ditado popular:”a justiça de DEUS não tarda. O VENERADO capitão Luciano da Silva Nogueira, recebeu a
      devida recompensa divina. Ele foi ASSASSINADO no bairro de são mateus, em São Paulo.
      No dia 11-04-2001. FOLHA ONLINE COTIDIANO. FOLHA DE SÃO PAULO. Carlos, você teve mais sorte do que eu, em ser ordenança do degenerado capitão Nogueira. Tenho vergonha de haver usado a farda do Exército Brasileiro. Tenho nojo ! O conscrito quando vai servir ao Exército, é para ser treinado para guerra. Não se aprende a respeitar valores e pessoas no Exército. A verdadeira escola da vida, é na vida civil. No Exército você vai aprender a matar e a odiar outros jovens de outras nações. O Exército Brasileiro é uma organização desonrada e sem moral. Carlos, leia as estórias das seguintes pessoas que fizeram parte do famigerado Exército Brasileiro: general EURYALE DE JESUS ZERBINI; do coronel JEFFERSON CARDIM DE ALENCAR OSÓRIO, do general ARGEMIRO ASSIS BRASIL; do capitão da Força Aérea Brasileira SÉRGIO RIBEIRO MIRANDA DE CARVALHO; do coronel da Força Aérea Brasileira ALFEU DE ALCÂNTARA MONTEIRO etc…Todos os citados foram covardemente INJUSTIÇADO PELO DEGENERADO EXÉRCITO BRASILEIRO. Para mim, o Exército Brasileiro não passa de um bando de incompetentes e mentirosos. Ivan

  2. A Guerrilha do Araguaia foi uma guerra declarada por pessoas treinadas em Cuba, China e outro regimes comunistas. Os guerrilheiros não eram criancinhas que estavam brincando de fazer guerra. Nessa condição nem sempre é possível identificar os próprios mortos, quanto mais do inimigo. Ademais, o inimigo atuava clandestinamente utilizando dois, três, quatro codinomes, sem uma cara, invisível e, portanto, mais perigoso e de difícil identificação. Os exércitos, em todo o mundo, quando não conseguem encontrar e identificar os seus mortos na guerra, homenageia-os simbólica e respeitosamente com um ” túmulo ao soldado desconhecido”.

  3. Tenho vergonha de mim mesmo. Isto é, fui soldado do 2 Batalhão de
    Caçadores, que fica na cidade de São Vicente-SP. Tenho vergonha e nojo
    quando recordo em minha mente, que fui obrigado a vestir a farda do
    Exército Brasileiro. Que, para mim, é menos que um pano que se coloca no
    piso onde ando. Fui agredido a tapas pelo capitão LUCIANO DA SILVA
    NOGUEIRA. Além disso, fui colocado na SOLITÁRIA por trinta dias. O
    coronel ALAOR GONÇALVES COUTO, comandante do batalhão, não
    tomou qualquer providências a respeito da agressão.Foi omisso e
    covarde.A covardia dos militares das Forças Aramadas,é conhecida no
    planeta terra.Fui um soldado desonrado dentro do Exército Brasileiro. O
    Exército Brasileiro deve satisfação a NAÇÃO BRASILEIRA.Todos os
    torturadores, bandidos fardados, deveriam conhecer a prisão perpétua.
    Na Argentina,generais,brigadeiros e almirantes, estão na cadeia.E no
    Brasil, qual foi a punição aos bandidos do Exército,Marinha e Aeronáutica?
    Portanto, é vergonhoso dizer que sou brasileiro.Tenho pena das famílias
    que tiveram filhos,maridos,namorados e amigos torturados e mortos pela
    ditadura militar. Que vergonha ! Que desonra !

    1. Caro reservista Ivan de Sales.aqui e outro reservista da 2 cia do antigo 2 batalhão de caçadores .servimos na mesma cia e conheço a história e melhor vc reciclar tudo.Que aconteceu.nesse dia eu estava de serviço junto.com vc.não denigre a imagem do exército.brasileiro.muito.menos o tenente.coronel Luciano da.silva.Nogueira.um comandante linha dura mais era honesto.aprendi muito com ele .o que eu posso te dizer e para que vc conte os verdadeiros.fatos.um abraço de outro infante a 2 cia e a quente não afria.valdemar.

      1. Prezado ex-colega Valdemar. Não seja covarde ! Pensei que você fosse um homem de caráter. Não lhe dou a liberdade de chamar-me de mentiroso, seu canalha. Para mim, você é uma idiota. Vai estudar e aprender a escrever, seu analfabeto ! Você não tem estrutura de dialogar com a minha pessoa. Você não tem nível e nem altura, para condenar um inocente. O capitão Nogueira me agrediu fisicamente e moralmente. Eu era soldado do Exército. Não era vagabundo para apanhar na cara.Senhor Valdemar, para mim, você é um homem desqualificado e sem condições de julgar alguém. A sua personalidade não tem valor como pessoa humana. É possível entender ? Talvez não, pelo seu grau de ignorância . Senhor Valdemar, você não passa de um saco de lixo da sociedade. Você é um verme asqueroso, que aniquila a moral de um homem de bem ! Quem é você para me questionar, seu analfabeto ?? Senhor Valdemar, você não passa de um pobre coitado de beira-de-esquina, seu pilantra desonrado. Gostaria de encontrá-lo, para lhe METER A MÃO NA SUA CARA, SEU VELHO DESONRADO E COVARDE !!!! A
        covardia do capitão Nogueira, deve fazer parte da sua vida, seu analfabeto. Venha que encontrar-se comigo, seu analfabeto ? Quero meter a mão na sua cara, seu covarde degenerado !! Venha me encontrar, seu mané !!!! Ivan

  4. Teremos que ler estes profundos comentários todos os dias ou tem prazo para terminar?
    Feliz 2011!

  5. Nobre colega,

    Que prazer ter acesso ao teu blog. Além de ler e “degustar” cada letra, colocarei em destaque no meu blog, e espero que visite “pescadordecultura” e se gostar multiplique para teus contatos.

    Grande abraço amigo,

    Adriana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: