BBB 11: $$$$$$$$$$$$$$ e LIXO! – por luis fernando veríssimo / porto alegre

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço…A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 11 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros… todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 11 é a realidade em busca do IBOPE..
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 11. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça,
cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.
Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? HERÓIS ?
São esses nossos exemplos de HERÓIS ?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..
Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.
Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína, Zilda Arns).
Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo,
o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o comportamento humano”. Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia,
alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa…, ir ao cinema…, estudar…. , ouvir boa música…, cuidar das flores e jardins… ,telefonar para um amigo… , visitar os avós… , pescar…, brincar com as crianças… , namorar… ou simplesmente dormir.

Anúncios

22 Respostas

  1. Muito bem colocado a sua indignação,você como eu e alguns brasileiros ainda tem consciência e respeito próprio para NAAAAOO,perder o nosso PRECIOSO TEMPO,assistindo tamanha vulgaridade…heróis?eles?rsrs…isso e um deboche,uma subestimação a nossa intelectualidade…aplausos a você amigo,sabe o que é engraçado?alguns dos conhecidos meus,ainda me acham antiquado,bobo ou ate mesmo sem noção da vida!!nossa,rsrs sou isso tudo por não assistir imoralidades destrutivas!!!amigo,prefiro a nossa opinião,amo musica,minha família prefiro os meus familiares do que um bando de desocupados dentro de uma casa…ca entre nos,francamente em sua policinha que gosta de apanhar,e por “polícias” como você que temos a segurança pública o descaso que esta….saudades dos valores que tínhamos a alguns anos atrás!!!Central BoBo de Produção.

  2. Amauri
    Poderíamos colocar dentro dessa jaula (inferninho) os candidatos a deputados e presidentes, com certeza eles em algum momento mostrariam quem realmente são!!!
    Vai chegar a hora de sairmos de nossas casas confortáveis e irmos para a rua, mostrar a força que um povo tem (exerce) antes que seja tarde D++++

  3. Antonio Augusto Daltroo de Castro | Responder

    Concordo plenamente com tudo que foi escrito na cronica acima. Mas se verificarmos bem, temos um racismo declarado, pois se um foi excluído do programa, os dois deveriam ser, pois foi feito de forma consensual, palavras ditas no depoimento dos dois. Além disso como um povo pode se divertir com o que acontece la dentro? A Globo quer IBOP, então coloque cultura, esporte e não estas palhaçadas.

  4. Não só o BIG Brother, igualmente a isso temos o futebol, cinema, novela, músicas… Tudo para captar dinheiro e fama….A fama só existe por causa de fas que ficam endeusando um bando de idiotas que acham que são melhores que tudo mundo… Se eu fosse um escritor, coisa que não sou, faria um livro sobre todas essas futilidades que acabam empobrecendo as pessoas, tanto economicamente como intelectualmente…

  5. Big B…. do Brasil ! Bruta Baixaria Brasil !

  6. Realmente,não importa quem publicou esse comentário,mas que ele passa a realidade desse tal de Big Bagunça Brasil,ah…isso passa!!!Usemos nosso precioso tempo com coisas que nos ensinem e nos fortaleçam pra vida,pois a tarefa mais difícil é viver…Nossa esperança é que um dia a Globo caia na realidade e elimine esse câncer da televisão brasileira.Mas infelismente o dinheiro move o Mundo,e muitos estão dando risada daqueles que contribuem pra que essa porcaria tenha audiência,é muito dinheiro que está indo pro bolso de alguém.Uns ficam mais ricos,e a maioria ficam mais pobres de cultura.

  7. Como dito acima, não importa quem o escreveu… O fato é um só: O tal do BBB é uma merda, para não dizer outra coisa… Tenho 30 anos e temo não ver um Brasil melhor em todos os sentidos, principalmente culturalmente. E o que é pior: o Brasil é um país espetacular…. Thiago Dourado

  8. severino amancio de oliveira | Responder

    caramba tinha que ser um caro feito Luis Fernando Verissimo para falar tão bem de assunto deste, parabéns a rede globo passa o melhor da programação muito cedo e no dia de sábado o resto é só porcaria que pena que as pessoas gostam destas porcaria. é o lixo entrando em tua casa ou melhor vou tira o lixo físico e deixa o lixo imoral.

  9. o bbb não tem aprovação da maioria das pessoas consultadas sobre o assunto – porem continua sendo exibido, como tantos outros programas chulos da tv – se ninguem assistisse ou participasse de uma forma ou de outra, eles teriam que retirar da programação , pois não daria Ibop.
    como não tiram é porque o povo brasileiro gosta de ver lixo-televisivo e não me referiro so ao bbb, tem muitos mais.

  10. Parabéns!!!!!
    Gostei muito da coragem moral e intelectual que o senhor tem e foi muito boa a sua atitude em relação ao “bbb11” que realmente uma verdadeira banalização e atentado aos princípios da moralidade.

    Um forte abraço

    Nilo Manoel de Sá

  11. sabe eu desisto!
    meu fico ate P***** em assistir esse programa… vou ler um livro…

  12. Comcordo plenamente!

    O BBB é uma vergonha total!

  13. Independentemente de ser ou não do renomado Escritor Luiz Fernando Veríssimo, e também se é tão somente uma cópia de um texto do ano de 2010, sejamos no mínimo honestos, não vislumbro nenhuma mentira no conteúdo.
    Hipocrisia nossa atentarmos apenas ao pseudônimo do autor, e tirarmos o foco do leitor daquilo que realmente é relevante: o conteúdo do texto acima!
    Ao invés de nos apegarmos a um detalhe tão ínfimo, porque não podemos nos espelhar no “misterioso autor” e sermos mais críticos, mais expontâneos!

  14. NÃO IMPORTA QUEM ESCREVEU, MAS DISSE TUDO. SENSACIONAL!

    1. Para saber que não é Veríssimo, basta ver o erro de português e estrutura filosófico-semântica, ele jamais escreveria isto e assim: “Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.”

  15. Esse texto não é do Luis Fernando Verissimo e é um absurdo que cometam o erro de atribuir à ele um texto que ele não escreveu. A questão não é de “eu achei bom o texto”. É uma questão de respeito, de não usar o nome de outros para promover ideias próprias.

    Além do mais, esse texto já circulava ano passado, tanto é que ele se refere ao BBB 10. Única coisa que fizeram foi alterar a parte que dizia “décima edição” e escrever “décima primeira edição”.

    Essas correntes que circulam por e-mail perderam o respeito pela verdade.

  16. O texto está bem escrito. É obvio que não é do Veríssimo, mas não importa. O que realmente importa é sua consistência.Mas não acho que tenhamos chegado ao fim do poço. Quem viver ,verá!

  17. Quem enviou o texto?

  18. Se o Veríssimo é da equipe do Palavreiros e nega ser o autor é importante saber enviou o texto.

  19. Na Gazeta do Povo de hoje (e em vários outros jornais), o Verissimo diz que não é dele o texto

    1. Francisco,o texto crônica divulgado como desmentido foi escrito e publicado, como do Veríssimo, pelo pessoal ligado ao BBB. Coisa de GLOBEIROS BABACAS. Esse BONINHO já entrou para a história da TV brasileira como um dos produtores mais incompetente e culturalmente desqualificado .

      1. Esse texto foi escrito por Marcelo Guido, em 2 de março de 2010, para o BBB10.

        Pode ser lido em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=56131&cat=Artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: