Chefes da polícia secreta de Pinochet são condenados / santiago


A Corte de Apelações de Santiago ratificou nesta sexta-feira uma condenação de cinco anos de prisão ao general aposentado Manuel Contreras, ex-chefe da polícia secreta do ditador Augusto Pinochet.

Ele foi condenado pelo sequestro de um estudante universitário desaparecido em 1974, informaram fontes oficiais. Outros quatro repressores foram sentenciados a igual pena, mas os tribunais concederam a eles o benefício da liberdade vigiada.

O caso se refere ao estudante Mamerto Espinoza Henríquez detido em 17 de setembro de 1974 em Santiago. A ratificação de ontem foi da decisão em primeira instância, de 6 de outubro de 2009, do juiz especial Mario Carroza. Além de Contreras, ele condenou o ex-brigadeiro Miguel Krassnoff Martchentko e os coronéis aposentados Marcelo Moren Brito, César Manríquez Bravo e Ciro Torré Sáez. Os dois últimos podem cumprir pena em regime de liberdade vigiada.

Mamerto Espinoza, de 26 anos, era militante do Movimento de Esquerda Revolucionária, da cidade de Conceição. Ele foi preso durante uma viagem a Saniago, onde dormia na casa de um irmão.

Segundo um informe que certificou as violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura de Augusto Pinochet, Espinoza era um dos encarregados da segurança de Miguel Enríquez, líder do movimento que combateu a ditadura militar. Miguel Enríquez morreu em 5 de outubro de 1974, durante um enfrentamento com militares.

DA EFE, EM SANTIAGO

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 345 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: