EXÉRCITO MANDA QUE GENERAL SE CALE E CANCELA PALESTRA PRÓ-64

O Comando do Exército abortou na última hora uma palestra com potencial explosivo do diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), general Augusto Heleno, com apologia ao Golpe de 1964. O tema da palestra seria “A Contrarrevolução que Salvou o Brasil”.

A apresentação do general estava confirmada até as 17 horas de quarta-feira, quando chegou a ordem do comandante do Exército, Enzo Peri, determinando o cancelamento do evento. A apresentação ocorreria no mesmo dia em que Heleno, liderança expressiva na caserna, foi para a reserva.

Primeiro comandante brasileiro no Haiti, o general preferiu silenciar sobre o conteúdo da palestra e também sobre os motivos pelos quais o evento foi cancelado. Disse apenas que cumpriu ordem superior: “Recebi ordem. Sou militar, recebo ordem. Hierarquia e disciplina. Recebi a ordem ontem, no final da tarde. Tem uma frase famosa: nada a declarar”, afirmou Heleno.

O general se limitou a dizer que a abordagem seria exclusivamente “31 de março de 1964″, mas não quis entrar em detalhes sobre o contexto histórico que seria levado aos colegas de farda. Nas redes sociais, militares se preparavam para o “desabafo de Heleno”. Um oficial ouvido pelo jornal O Globo disse que o depoimento era aguardado com “grande expectativa”.

Nesta semana, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou aos comandantes das três Forças que não houvesse qualquer ato que exaltasse a data que deu início ao regime militar. Entretanto, como Heleno é general de quatro estrelas com grande destaque na tropa, coube ao comandante Enzo Peri a tarefa de impedir sua manifestação, às vésperas de sua aposentadoria.

Quanto às comemorações nos clubes militares, o ministério avalia que não tem como evitar ou tentar coibir manifestações de oficiais da reserva que estavam na ativa naquele período.

com informações do O Globo


40 Respostas

  1. Não vejo a hora dessa geração passar dessa pra melhor esse revanchismo dos dois lados é um saco. Pros intelectuais aí de cima, a corrupção está estabelecidade no país desde os tempos coloniais, e quem passou pelo poder apenas se adequou ao sistema, sendo eles militares, petistas, de esquerda, de direita e outros vagabundos que rondam a política. Temos que tomar vergonha na cara e exigir uma reforma política e econômica, e também cobrar do estado que estimule a sociedade a cultuar a moral e os bons costumes.

  2. Isso é que dá a impunidade. Os militares cometem vários crimes contra o povo e ainda recebem aposentadoria para isso. Um criminoso como o General acima faz uma apologia ao crime e ainda se acha certo. Dizer que a Ditadura teve qualquer acerto, não só é ter uma idéia deturpada das coisas como ser muito burro para não entender isso. General, impor sua opinião à força é crime, matar é crime, achar que está acima da lei e ser melhor do que qualquer cidadão é um conceito de superioridade nazista. Terroristas foram aqueles que roubaram a liberdade de seu povo e venderam seu país para um país extrangeiro. Infelizmente, no Brasil estes caras vão morrer impunes.

    1. É muita ignorância….e cabeça feita pela mídia que esses comunistas compram…Coitado de vc amigo que não dá valor às Forças Armadas do seu país que está aí só para defendê-lo..Triste!

      1. Defendê-lo de quer ? Fascista, Nazista pobretão da Direita, cabeça feita que acredita no BRASIL maravilhoso no período da Ditadura Militar, onde tudo funcionava, saúde, educação, moradia, emprego, segurança etc. Ai veio a porra da DEMOCRACIA estragando tudo, coitado de VC.

  3. Muitas pessoas criticam a ditadura militar, porque que torturavam e matavam as pessoas, sim é verdade, porém, só aquelas que queriam ou eram suspeitas de implantar uma ideologia socialista no Brasil, isto é, os esquerdas querem que o povo creia que os militares eram bichos de sete cabeças, os militares estavam salvando o Brasil de se tornar uma Cuba, Venezuela, China ou Coreia do Norte, os militares salvaram o Brasil, o socialismo é tão bom, que tiveram que construir uma muralha para impedir que as pessoas fugissem dele.

    1. Realmente, os militares não eram bichos de sete cabeças, porque sete cabeças tem algum cérebro, mas não pode-se dizer que os militares dessa época tivessem algum cérebro. Eram animais que seguiam as instruções dos EUA. Venderam seu país assassinaram pessoas inocentes e o pior atrasaram o desenvolvimento do Brasil em mais de 150 anos fazendo politicas econômicas equivocadas. Criando favelas e disseminando a corrupção do Brasil. Lugar de criminoso é na cadeia, e infelizmente vemos militares saírem impunes por sua traição ao país e ao povo brasileiro. General Heleno deveria ser preso e de preferência sair sem qualquer aposentadoria, por incitação ao CRIME. Veja bem sugiro que os criminosos sejam presos, não assassinados só porque tiveram a infeliz idéia de atentar contra a democracia e a liberdade do povo de seu país.

      1. Isso vamos prender o Heleno e libertar o Genuíno e o Zé Dirceu, eles que são exemplos pro nosso País.

  4. Vivemos numa democracia, garantida pelo PT, onde imbecis como alguns acima tem toda a liberdade de vomitar suas sandices. E isso é muito bom, pois deixa à mostra a todo o povo asuas intenções golpistas e ditatoriais. Ditadura militar, nunca mais.

  5. Militar é coisa de doente, ignorante, sem ponto de vista, cumpridores de ordem e cheios de ódio, arrumem outro argumento para roubarem novamente o poder porque o tal “Comunismo” não existe muitos anos! Seus anti-pátria, entreguistas!

    1. Fantástica argumentação. Coesa, cheia de valores lógicos, silogismo e juízos de valor perfeitos! KKKKKKKKKKKKKKKK, só que não.

      1. Caramba Pedro, o que é que você quis dizer?????

  6. Esse políticos do atual governo são demagogos. Lula mesmo se viu de mãos dadas com os comandantes militares de exército irmãos Castro em Cuba. Apoiando este a ditadura comunista que dura até hoje. Não querem que a verdade dos fatos venha à tona sobre 64. Contra-revolução sim senhor! Queriam instaurar comunismo nesse país!

    1. DISCORDO! Conforme o livro do Tuma Jr., Lula foi colaborador ativo da ditadura como informante ( X9 dedos ou dedo-duro )… Comissao da Verdade nele!

      1. Tuma Junior é um ignorante assim como as pessoas que lêem tais literaturas. Ele chegou ao cúmulo de dizer que era comandado pelo seu pai, quando era investigador da PF. Só se esqueceu de fazer as contas, se tivesse inteligência para fazer isso, perceberia que tinha 16 anos na época em que Lula foi preso. Mentira tem perna curta. Acreditar sem pesquisar dá isso. Opinião tem que ser formada com pesquisa séria, se não é só uma opinião ignorante. A internet está aí para melhorar as informações que os grandes meios de comunicação nos negam.

    2. O fato de Lula estar de mãos dadas com fascistas, significa apenas que ele sabe viver com as diferenças, coisa que os militares eram muito ignorantes para poder compreender. Além do mais ele era Presidente, aquele que comanda e, tem que ter um bom relacionamento, pelo menos aparente, com toda a corja que se possa imaginar.

      1. Cara, se o LULA sabe viver com as “diferenças”, você parece ter problemas com isso, não? Quanto ao termo CORJA, concordo com você…

  7. “Entre 1964 e 1984, a ditadura no Brasil destruiu a economia, institucionalizou a corrupção e fez da tortura uma prática política. Envileceu a nação e abalou o caráter brasileiro. Alienou as novas gerações, tornando-as incapazes de entender a sociedade em que vivem” (CHIAVENATO, Júlio José. O Golpe de 64 e a Ditadura Militar. São Paulo: Moderna, 1996)

    1. `Folha — Há um “revisionismo lulista” acontecendo na escola brasileira?

      Chiavenato — Não acho nada duvidoso, do jeito que esse pessoal é… Mas não tenho elementos para afirmar.`

      Esta citacao serve para mostrar que um texto AVULSO de um autor pode levar a interpretacoes erradas… Eu vivi os anos de ditadura e nao vi nada do que Chiavenato (autodidata que fez um excelente livro sobre a Guerra do Paraguai) afirma nesta frase…

      Galvani, vc deve participar deste `revisionismo lulista… Ou eh apenas pouco informado…

      1. Uma primeira argumentação a considerar é que em um país que vive uma construção democrática, mesmo que incipiente, não existe “ordens a serem seguidas”, o que existe são leis, as quais não beneficiam a maioria da população, mas é outra discussão; estamos nada mais, nada menos, fazendo com que as regras estabelecidas, ao menos, sejam respeitadas. Em segundo lugar, as escolas públicas, principalmente, estão abaixo da Lei, então este é um espaço democrático, no qual devem formar indivíduos que sejam menos preconceituosos, que estejam em busca do respeito aos diferentes, e contra todo tipo de discriminação étnica, religiosa, política, sexual etc, pois precisamos de um país melhor (não há inimigo interno). Em terceiro lugar, o saber e o conhecimento, também podem e devem provir do autodidatismo, não existe crime nisto. As argumentações de Chiavenato são todas construídas a partir de documentação oficial, especialmente do aliado dos militares brasileiros, que em nome de defesa da Pátria entregaram para os EUA tudo que poderia ser nosso; coisa que os militares não querem fazer, abrir os arquivos e declarar “mea culpa”; os inimigos são o próprio povo brasileiro, foi assim em Canudos (30 a 40 mil pobres mortos); em Contestado (milhares de mortos); e no exterior a Guerra do Paraguai (inimigos externos), destruíram aquele País. Acontece um efeito psicológico interessante, “não temos inimigos para combater, vamos criar um”. Que nossas forças armadas faça o seu papel, defender o país dos inimigos externos. Mas qual? Então, como estão recebendo soldos que são pagos com nossos impostos, pelo menos, auxiliem o povo nas regiões que carecem de apoio quando de problemas extremos. Isso é um grande feito, não digam que estão acima das leis, pois o Brasil é de Todos! O país está sendo construído para todos, e não para o grupo que sempre esteve sob as benesses do Estado. Estamos mudando, e veremos uma tendência para uma igualdade, pois a liberdade já estamos sabendo que existe. Teremos que compreender que o gari tem a mesma função social que um médico.

  8. Fico indignado com um texto deste, o Exército Brasileiro que tem uma História se curvando perante estes comunistas safados. O Povo precisa sair às ruas e pedir a volta dos militares… enquanto é cedo.

    1. Espero que o povo, mesmo sem instrução, seja mais inteligente que o Antonio. Rezar para que o país entre novamente numa ditadura??? Perder a liberdade de expressão, mesmo que ela seja burra??? Antonio acho que qualquer um pode dar sua opinião, e não perderia isso por absolutamente nada. O povo de hoje, tem a Internet para se consultar, o que naquela época não tinha. O povo hoje, está muito mais orientado e culto, acho pouco provável que alguém inteligente queira que o país regrida. Nunca tivemos o Brasil tão em evidência, com o povo com poder aquisitivo, tendo comida, trabalho e principalmente: LIBERDADE.

  9. Eu acho totalmente INACEITÁVEL o glorioso Exército Brasileiro ser rebaixado a tal ponto, que passa a ser comandado pelos TERRORISTAS que no passado ele combateu. Abaixo o COMUNISMO ASSASSINO!

    1. O cara chama o comunismo de assassino e se esquece que o capitalismo matou muito mais do que qualquer comunismo. Apoiar a ditadura no Brasil e ser contra a Ditadura em Cuba, ou na China, ou na Rússia??? Que lógica é essa. Capitalistas podem assassinar, comunistas não. Por causa de raciocínios, se é que isso pode ser chamado de raciocínio, sem nexo, sem lógica… Ditadura, seja Comunista ou Capitalista, todas elas não prestam. Chamar de terroristas pessoas que brigavam pela liberdade e democracia??? Me desculpe, mas isso é SANDICE.

  10. ´
    É uma vergonha o glorioso Exército Brasileiro ficar sem comando. Se tivesse um comandante sério, patriota, macho, isso não aconteceria. Um exército desse porte não pode se curvar a desgoverno corrupto. Só se curva quem é subserviente, insignificante, escória da sociedade.

    1. Achar que a corrupção nasceu do ABRACADABRA é como acreditar em Papai Noel. A corrupção no Brasil nasceu na ditadura militar. A Lei tem que ser para todos e, quando encontramos um certo segmento da sociedade que acha pode tudo e o outro não pode nada… Espero que não exista mais este comandante MACHO. Espero que hoje exista o comandante que além de ser macho, seja também, acima de tudo INTEIGENTE. Inteligente para aceitar as diferenças, inteligente para perceber que os tempos mudaram, inteligente para saber que lugar de militar é defendendo contra inimigos externos, porque inimigos internos são só aqueles que acham que a imposição de opinião burra sobre uma maioria que tem opinião contrária, tenha de ser aplicada pela força, coerção e assassinatos. Para gente assim existe a POLÍCIA. O militar tem de se acostumar que é um cidadão como qualquer outro e, tem de ser informado que o GOLPE de 64 foi uma das piores burradas, antipatriotas e contra o seu povo. Como todo cidadão, o militar tem de ter direito a voto, a opinião, desde que ele não achem que a burrice de um Golpe Militar tenha sido qualquer outra coisa que um golpe contra seu próprio povo.

  11. A ditadura expulsou erroneamente os fascistas, devia ter matado todos. Agora, estão no governo sucateando, roubando, e fazendo gato e sapato do povo brasileiro.

    1. Antonio, pelo amor de Deus, na internet você encontra a definição do que é FASCISMO, se oriente meu amigo. Fascismo é justamente o Golpe de Estado e a manutenção de idéias À FORÇA. Aproveite a oportunidade e estude sobre democracia. Democracia é a possibilidade de você expressar uma opinião desculpe, mas suas palavras foram ignorantes, sem conhecimento algum do conceito, e mesmo assim você não ter à sua porta, meia hora depois, pessoas procurando você para um interrogatório, e sob tortura ameaçando a você e sua família só porque você não sabe o que é fascismo… Para te ajudar, veja o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo

  12. Se o comunismo fosse bom, não teria sido derrotado no leste europeu, inclusive se adaptando ao sistema capitalista. Aqui os imbecis querem um regime semelhante ao cubano/venezuelano, que impõe a fome e o desabastecimento ao seu povo. Viva a Revolução de 64 que me proporcionou uma juventude de liberdade e pouca violência. Os idealistas que eram contra a revolução se mostraram o que são: Ladrões mensaleiros e Genocidas dos sistemas de saúde do país. Que bom que Lula e ratos não venceram os militares na época.

    1. Caramba, ainda tem gente que acredita que o país está pior. Linto consultando os dias atuais você verá que o capitalismo não vi muito bem. Se você não tivesse nascido ontem eu poderia lhe contar a história que eu presenciei e vi com os meus próprios olhos. O comunismo só não deu certo por causa das sabotagens feitas ao sistema desde 1900. O fraco do comunismo é não ter dinheiro como o capitalismo, e por isso ele foi sabotado fortemente na década de 70, 80 e 90 assim como Cuba vem sendo sabotada até hoje com o embargo econômico Estadunidense. Me perdoe mas um absurdo você impor sanções econômicas a um país pacífico, somente porque você não concorda com a forma que pensa seu povo. Estamos no século 21 e os EUA ainda sabotam Cuba.

      1. Concordo é um absurdo o embargo imposto a Cuba, mas falar que é um país pacífico vc está de brincadeira, é o mesmo que indicar o Chê pra prêmio Nobel da Paz

  13. Esses comunistas fdps. Temos que acabar com esses comunas de qualquer jeito antes que eles acabem com o Brasil. SALVE A CONTRA REVOLUCAO REDENTORA MILITAR DE 1964!!!!! Fora DILMA/LULA/PT.

    1. Liberte-se do passado Aparecida. Comunismo não é o que o Brasil vive. veja o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo lá você verá que no comunismo não existem classes sociais e, no Brasil, não sei se você percebeu, existem classe Baixa, Média, Alta e Altíssima. Diferente do Governo Militar que só existiam três classes: a dos milionários que sempre MANIPULARÃO, a dos militares e a do resto do mundo que eram pobres coitados. Tenho empregados meus que hoje além de terem trabalho, ainda ganham salários descentes. Eles têm carros, têm casas pela primeira vez na história desde que eu a conheço. Se dar condição a seu povo para comer, morar, se divertir e ter uma vida digna, então sou comunista. E olha que eu acho que não tem ninguém mais capitalista do que eu.

  14. Esse pessoal aii em cima fez a lição de casa nas escolas comunistas direitinho. São os verdadeiros “imbecis inúteis”. Não conheceriam a verdade mesmo que essa os desce um tapa na face, acho melhor antes de se manifestarem e vomitarem opiniões esdrúxulas estudarem um pouco- mas estudar de verdade- não como os “estudantes” brasileiros fazem.

    1. Caramba, só estudantes brasileiros que não aprendem certo???? Quais os estudantes que estudaram certo? Aqueles que viveram na Alemanha nos anos 30 e 40? Que depois foram chamados de Nazistas?

  15. Que absurdo!esse fascista chamar esse golpe sangrento e descabido d contra-revolução,a comissão da verdade está ai,quem sabe não veremos suas mãos em ações TERRORISTAS.QUE VC TENHA MUITOS DIAS DE VIDA PRA VER SEU NOME EXECRADO PELA SOCIEDADE BRASILEIRA!

  16. Pois é, o golpe fascista não salvou a gente da incompetência governamental nem de uma dívida brutal.

    A ditadura foi um sangrento fracasso e o general Golbery fez o resto, deixando a atual herança de Eike Batista e CIA!

  17. Até quando teremos que engolir, impotentes, essa impunidade e esse descaramento??? Enquanto no Uruguai, na Argentina e no Chile, ex-presidentes e ex-generais assassinos, já foram e estão sendo, nestes dias, condenados à pesadas penas e à prisão perpétua, aqui no Brasil, — onde, além da vergonhosa Vala de Perus, ainda continuam se achando ossadas de desaparecidos políticos — existem generais querendo fazer a apologia dessa mancha negra que sangrou, indelevelmente, a história da pátria. Até quando teremos que engolir esse prato tão indigesto??? Até quando teremos que suportar esse espinho na carne??? Mas há tribunais e tribunais. Aqueles que escaparem dos tribunais humanos e nem forem julgados pelo da própria consciência, além do veredicto inexorável da História, encontraram certamente um dia o seu Nuremberg em alguma dimensão da vida, uma instância superior e inegociável da justiça, onde não existe impunidade e onde cada um colhe na exata medida em que semeou.

    1. E da ditadura comunista de Cuba algo a declarar? Dura até hoje, a mais de 50 anos estimando-se 100.000 mortos por essa dita revolução. Como foi dito, cale a boca!

      1. Quem, em sã consciência apóia a Ditadura no Brasil e tem a coragem de criticar a ditadura de outro país. Somente os ignorantes e animais irracionais. Então a ditadura que matou mais não pode existir mas aminha pode. Que pensamento tortuoso é capaz de encontrar algum nexo nisso? Einstein dizia: “Se um homem puder sentir qualquer prazer em desfilar ao som de uma banda militar, basta para merecer o meu desprezo. Esse homem recebeu um cérebro volumoso por mero engano…” Qualquer que seja a Ditadura, civil ou militar como a do Chile que matou 60.000 em 3 dias merece ser criticada e as pessoas que apoiam este tipo de IGNORÂNCIA deveriam apanhar em praça pública.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: