James Joyce sofreu bullying e frequentava bordéis – por edna O’brien

James Joyce era “um homem de gostos indecentes e incoerências gritantes, que tinha medo de cachorros e trovões, mas impunha medo e submissão àqueles que conhecia”. Essa é a primeira imagem, curiosa imagem, que o leitor tem do escritor irlandês ao se deparar com as facetas de sua biografia apresentada por Edna O’ Brien.

Obra narra influência da infância e histórias sexuais nos livros do autor
Obra narra influência da infância e histórias sexuais nos livros do autor

“James Joyce” é responsável por revolucionar a maneira de se fazer e pensar a literatura, e por apresentar ao mundo as ruas, bares e pessoas de Dublin, cenário de seu romance mais famoso, “Ulysses”.

Quando criança, frequentou o sombrio colégio do Castelo de Clongowes Wood, onde sofria bullying dos meninos mais velhos e até, ao que consta, pelo menos uma vez do padre. Também cedo na vida começou a frequentar bordéis, e percebeu que passaria toda sua existência próximo a essas casas proibidas.

Levou sete anos para escrever sua obra-prima, e durante o processo passou por três cidades, primeiro Zurique, depois Trieste e depois Paris. Orgulhava-se de ter recriado com suas letras as paisagens e costumes de se tempo. Dizia que, se a Dublin de sua época fosse destruída, poderia ser reconstruída a partir de suas obras.

Morreu em 1941 e sua literatura influenciou muitas gerações, além de ter sua obra apontada como uma das mais importantes do século 20.

Em sua homenagem, no dia 16 de junho é comemorado o Bloomsday e bares e pubs do mundo inteiro comemoram os prazeres da vida. A escolha da data diz respeito à “Ulysses”, que retrata a vida de Leopold Blomm neste dia.

*

“James Joyce”
Autora: Edna O’ Brien
Editora: Objetiva
Páginas: 192
Quanto: R$ 12,90 (preço promocional por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: