CÂMARA APROVA PLEBISCITO SOBRE CRIAÇÃO DE DOIS NOVOS ESTADOS NO BRASIL

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) um plebiscito para a população decidir se concorda com a criação de dois novos Estados no Brasil: o Estado do Carajás e o do Tapajós, ambos como desmembramento do Pará.

Conforme o texto, Carajás terá 39 municípios, no Sul e Sudeste do Pará, com área equivalente a 25% do território atual do Estado e Tapajós terá 27 cidades e ficará localizado a oeste do Estado, ocupando 58% de sua área atual.

As duas propostas voltam agora para o Senado, onde também precisam ser aprovados para que o plebiscito seja realizado.

A Constituição determina que a criação de novos Estados só aconteça depois de um plebiscito em que a população diretamente interessada participe.

Em seguida, um projeto de lei complementar é enviado ao Congresso que, depois de aprovado e assinado pela presidente, permite a criação do novo Estado.

3 Respostas

  1. Descordo do Nilson e do Carlos. A criação dos novos Estados, é uma necessidade e o descontentamento da população local que não aguentam mais o isolamento. Se vocês que moram na cidade grande passam por necessidade, agora imagina nós que vivemos no interior do país, como se diz:”onde Judas perdeu as botas – de tão longe que era o local, nem sequer fez questão de buscá-las”. Muitas vezes o governo estudal e muito menos o federal tem qualquer conhecimento das nossas necessidades-básicas. Essas novos Estados que estão se emergindo, as duas esferas políticas (estadual/federal) vão poder monitorar melhor as nossas dificuldades sócio-econômicas.

  2. Gostaria de ressaltar que essa possível separação não irá resolver os problemas da população, mas sim gerar mais assembléias legislativas com cargos de confiança, cotas de combustível, auxílios isso e aquilo. O Brasil precisa de VERGONHA NA CARA! Inicialmente do povo, que em função do voto obrigatório (outra mazela!) acaba votando em ladrões oportunistas, depois dos governantes que não têm um pingo de vontade de esconder suas falcatruas.

  3. Mais um bando de sangue sugas se aproveitando do povo crente. A quem interessa mais um estado? Aos politicos, claro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: