Morre aos 64 anos o cantor Ravel irmão de Dom com quem foi injustiçado no período da ditadura. Vítimas das botinas e dos tanques.

Ele fazia dupla com Dom, seu irmão. Ficaram conhecidos com a música Eu te amo meu Brasil

Morreu em São Paulo, aos 64 anos, o cantor e compositor Eduardo Gomes de Faria, o Ravel, da dupla Dom e Ravel. Ele teve um enfarte fulminante na quinta-feira.

O corpo de Ravel está sendo velado no Cemitério do Araçá, na Zona Oeste. O enterro está marcado para o meio-dia.

A dupla Dom e Ravel ficou conhecida na década de 70 pela música Eu te amo meu Brasil. Além disso, também gravaram Obrigado ao homem do campo, Marcas do que se foi, Canção da fraternidade Animais irracionais.

Cantores ficaram conhecidos com a música 'Eu te amo meu Brasil'
Cantores ficaram conhecidos com a música ‘Eu te amo meu Brasil’

DOM e RAVEL foram injustiçados pela esquerda irracional

Dom foi um excelente compositor, suas músicas viraram sucessos em sua maioria. LINDAS LETRAS.
A DITADURA “encampou” a música e a letra de EU TE AMO MEU BRASIL para “virar” fundo de suas propagandas  a REVELIA de Dom e Ravel. A esquerda raivosa acusou-os de colaborarem com a ditadura militar. Os desmentidos não eram divulgados pela imprensa sob o comando da censura porque interessava a manutenção “da imagem dos jovens e sua melodia a serviço da pátria”. Era uma época em que reclamar contra o poder federal poderia dar cadeia imediata. A dupla calou-se. De um lado explorados pela ditadura, de outro difamados pela esquerda. A TV Globo fez a mesma coisa que os milicos com a música MARCAS DO QUE SE FOI, colocou como vinheta musical dos  seus anúncios de Natal e Ano Novo sem dar os devidos créditos da autoria, ficou como composição dos vinheteiros da tv, para quem não sabia e não sabe.
Compuseram e gravaram lindas melodias, como estas:

OBRIGADO AO HOMEM DO CAMPO

.

MARCAS DO QUE SE FOI

.

SÓ O AMOR CONSTRÓI

.

CANÇÃO DA FRATERNIDADE

.

EU TE AMO MEU BRASIL

.

ANIMAIS IRRACIONAIS

.

Dom e Ravel

Dom e Ravel – Os irmãos Eduardo Gomes de Farias, 1947- (Ravel) e Eustáquio Gomes de Farias 21/08/1944 – 10/12/2000, (Dom) nascidos em Itaiçaba, Ceará, mudaram-se, ainda pequenos, para São Paulo, na década de 1950, com os pais e a irmã caçula Eva. Foram criados na periferia de São Paulo, onde foram morar. Eduardo foi apelidado de Ravel por um professor de música, por causa de sua aptidão para a arte.
Ingressando na carreira artística por volta do início dos anos 1960, a dupla, já como Dom & Ravel, lançou em 1969 o primeiro LP, Terra boa, que trazia Você também é responsável, transformada, dois anos depois, pelo ex-ministro da Educação, Jarbas Passarinho, em hino do Mobral, o Movimento Brasileiro de Alfabetização.
Mas seria na virada dos anos 1970 que dupla atingiria seu maior sucesso, através de sua composição Eu te amo meu Brasil, gravada pelo conjunto Os Incríveis. A obra rendeu-lhes, ao mesmo tempo, sucesso e rotulações de bajuladores da direita. Tais críticas ocorreram devido ao caráter ufanista,daquela canção, que foi utilizada, no contexto político daquele momento, em pleno auge da ditadura, pelos governos militares. Somando-se à temática ufanista, também foi sucesso sua composição Obrigado, homem do campo.
O sucesso de Eu te amo meu Brasil teria levado o então governador de São Paulo, Roberto de Abreu Sodré, a sugerir ao ex-presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, que a citada canção fosse transformada em hino nacional. Médici nada teria respondido. Mas a notícia teria sido divulgada na imprensa e os artistas começaram a ser apontados como arautos da ditadura. A música, segundo Ravel, foi composta, na verdade, para aproveitar a onda do tricampeonato da seleção de futebol. Todavia, em entrevista de 2001 à Veja, o músico declara:’Mas nossos sobrenomes Gomes de Farias ajudaram a aumentar a confusão’, lembrando a associação que as pessoas faziam com o brigadeiro Eduardo Gomes e o general Cordeiro de Farias. Falava-se, então que os irmãos eram filhos de militares. Na verdade, o pai deles era um pequeno comerciante paraibano e a mãe, uma dona-de-casa cearense.
Em 1971, tiveram a música Praia de Iracema gravada pelo grupo paulista Demônios da Garoa no LP Aguenta a mão , joão, lançado pela Chantecler. Em 1972, a dupla foi selecionada para participar do LP coletânea Os grandes sucessos, lançado pela RCA , com a música Você também é responsável.
Em 1973, Dom & Ravel gravaram Animais irracionais, falando de injustiça social. A direita não gostou e os dois sentiram uma certa má-vontade da mesma ditadura que com eles simpatizara, sendo o disco e a música afastados das rádios.
Em meados dos anos 1970, a dupla se separou, e ambos seguiram carreira solo.
Com a morte do irmão Dom, em dezembro de 2000, vítima de um câncer de estômago, Ravel, com uma vista prejudicada por um acidente, lançou, em 2001, o CD Deus é o juiz, em sua homenagem, com sucessos da dupla. “Eu te amo meu Brasil” não foi selecionada para o disco.
Obra
Eu te amo meu Brasil /Glória aos jovens (Dom) /O caminhante (Dom e Aziz) /Obrigado, homem do campo / Você também é responsável.
.
9 Respostas

  1. “A verdade é, ao mesmo tempo, frágil e poderosa.
    Frágil porque os poderes estabelecidos podem destruí-la,
    assim como mudanças teóricas podem substituí-la por outra.
    Poderosa, porque a exigência do verdadeiro é o que
    dá sentido à existência humana” (CHAUI, 1995, p. 108).

  2. Apenas agora tive a oportunidade de conhecer esse site, juntamente com essa reportagem, lamento pela falta de conhecimento e pelo odio de muitos, que ao pregarem contra aquilo que acham de direito, esmagam e ferem quaisquer que estejam em seu caminho diametralmente, e facil jogar pedra na vidraça do vizinho , o problema é quando você deixa de ser pedra para ser tornar vidraça.
    Quando criança 7 ou 8 anos já fui criticado apenas pelo fato de estar cantarolando as letras inocentes de uma musica que me encatava a melodia.

  3. gostava e gosto muito das musicas desta dupla. Curto suas musicas até hoje.

    1. Recordo minha infância, o sinal para a entrada na escola, para o recreio e para a saída, era justamente essa maravilhosa música de Dom e Ravel , que para mim é um verdadeiro hino. ” EU TE AMO MEU BRASIL “. Saudades.

  4. Gostava e até hoje gosto das música desta brilhante dupla.
    Pena que eles não existem mais. “Obrigado aos homens do campo” Obra prima.

  5. Absolutamente lamentável que essa dupla tenha sido destruída pela campanha sórdida que lhe fizeram as esquerdas deste país. Imigrantes nordestinos, de pais pobres, moradores da periferia de São Paulo, vítimas da campanha de difamação mais virulenta que um artista já sofreu em toda a nossa história. Tentaram de tudo para tentar apagar a imagem neles pespegada, até canções de protesto. Inutilmente. A esquerda jamais perdoa. E jamais reconhece seus erros. Como provou cabalmente a Omissão da Verdade, a esquerda só é capaz de enxergar erros nos outros. Ela está acima de crítica e de condenação.

  6. Obrigado por me ajudar a descobrir o responsável pela música que canto nas escolas por onde trabalhei.Este fim de ano mais uma vez estamos ensaiando,e decidi pesquisar sobre o compositor e fiquei feliz.Meus colegas me chamam de subversiva e revolucionária. Minha vértebras não são flexíveis.Se eu fosse adulta durante a ditadura, certamente teria sido mais uma vítima.pretendo colecionar as músicas destes meus heróis.

  7. Saudades desses tempos! Que bom q teve homens como essa dupla.
    Eu me lembro quando criaças ,déssas musicas,muito legal.

  8. Lindo esta mensagem talves transformada em cronica, lembremo-nos tambem que naqueles saudosos idos de 1969 e 1970, em gravação pelo conjunto na época os incriveis das composições dessa Lendaria dupla, canções como (Que coisa Linda), (Vendi os Bois), (Maria Jose) entre outras.
    Abraços e obrigado por tal artigo.
    Aguardo noticias.
    Feliz 2012 para todos.
    Douglas
    Douglas

Deixe um comentário

