Hoje não acordei encontado – por omar de la roca / são paulo

 

O despertador me acordou  perverso e pontual as 6 em ponto.”Esta chovendo”.Eu quis ficar mais um pouco.Mas era hora.Levantei,tirei a camiseta fui ao banheiro e voltei ao quarto.A cama piscou um olho para mim e eu cedi.E me estirei seminu sobre ela.Olhei o relógio.Seis e doze.Só mais um minuto.E fechei os olhos.Que que é isso?Pelo menos mais três minutos , penso.E a vida corre pelos meus olhos.De que falarei hoje ? Que palavras irão transbordar sem que eu pense nelas ?Hoje não acordei encontado.Se quiseres vire a folha.Vou te enrolar pelas próximas linhas até chegar ao fim da página.Seis e treze,nem um minuto passou e já estou de pé.Roupa,café,guarda chuva ( com ou sem hífen).Rua.Chuva que insiste em cair mas agora mais fraca.Vou caminhando e pensando.Pena que o Wilson não respondeu ao e mail que enviei.Tentei um caminho engraçado,como eu sou.Como se uma piada pudesse encobrir uma multidão de anos passados em silêncio.Devia ter ido por um caminho mais normal.Perguntar da vida dele, casamento, emprego,filha.Mas sou assim mesmo,precipitado.As vezes tenho ataques de “ como teria sido se…”.Como teria sido se eu escolhesse o azul em vez do vermelho? Na certa não muito diferente,já que descobri que os dois nos decepcionam com a mesma intensidade,de maneiras diferentes.Como teria sido de eu optasse por estudar um pouco mais as cores e percebesse que a cor escolhida tem nuances mais escuras e sombrias do que a cor original? Alias,por que somos forçados a colocar um fatídico X nas opções que fazemos e entregamos ao professor para obter boas notas,sem chance de muda-las depois? Porque não podemos simplesmente marcar com X “todas as opções anteriores estão corretas”?Mas hoje não acordei  encontado.Acordei cheio de interrogações,que vão desfilando elegantes mostrando suas roupas de moda.Algum dia terei as respostas?”Mas isso acontece comigo  todos os dias” você dirá. Na verdade acontece com todos nós,mas não sabemos ou não nos damos conta ou não aceitamos.A dúvida bate na porta e nos mostra o catálogo da vida como poderia ter sido,como uma vendedora da Avon.Se vivi ? “ Confesso que…” Mas não que este é outro conto,outro livro que ainda não li.Mas não acordei encontado.Que bom que a chuva não está forte,tenho o que fazer na rua hoje.Não vou precisar nadar até o metro.E me parece que ,como sempre digo, as lições estão em todos os lugares,basta ter olhos para ver, ao sentar no vagão do metro me vem brilhante a lição do sabão em pó,no quadro a minha frente.” Sua vida não é feita de uma cor só.” Eu que brinco com cores até ter as mãos sujas delas e vou limpando na cortina,no sofá,na calça,aonde der.Não me lembro a marca do sabão.Nem diria se lembrasse.A lição é meio emblemática e extremamente clara.Como o branco.Com uma sacudida o metro sai.Com uma sacudida inicio minha meditação diária.Empurro para o fundo da memória a lição do sabão em pó e a lição da vendedora da Avon.E esqueço tudo.Já tinha pensado em dois contos,que acabaram se fundindo num só.Com a meditação esqueci muita coisa que pensara.Mas precisava ordenar as idéias.Que hoje não acordei encontado.Voltando a cama,que importância tem um minuto,porque não fiquei pelo menos um minuto inteiro ? Num minuto penso num conto.E tenho que correr para segurar seus bracinhos enquanto ensaia uns passos incertos sobre o papel.Um conto.Mas hoje não quero saber de contos,crônicas ou crontos ou formas geométricas.Que hoje não acordei.E não precisa contar que eu te conto,não acordei encontado hoje  cinco vezes.Mas se contares serão seis.Ou sete,que hoje…

Uma resposta

  1. Foste longe…foste mesmo muito longe, amigo. Tão longe,que não
    encontro palavra para dizer. Bem… o texto é bom.
    Abraço de carinho da amiga
    Zuleika.

Deixe uma resposta

