Terrorismo midiático: a tentativa de desmoralização da presidenta Dilma na capa do UOL

Terrorismo midiático: a tentativa de desmoralização da presidenta Dilma na capa do UOL

a chamada “grande mídia” segue CHAFURDANDO NA LAMA!  se tiverem que sair do esgoto é censura!

Por REDACAO BLOG LADO B | Publicado:10 DE SETEMBRO DE 2011
“Faxina” e “Dilmona” na piada carregada de ódio e preconceito do UOL

Quando a gente pensa que já viu de tudo, em termos de baixaria e de manipulação, o PIG – Partido da Imprensa Golpista – se supera e consegue apresentar um lixo ainda maior, disfarçado de “jornalismo” nas manchetes que estampa. Remexendo esse lixo, você encontra todo tipo de má fé, de ódio, de preconceito, de calúnia e de difamação.

Arquivo da montagem tosca tem nome de “arte” para o site…

O olhar perspicaz e atento da blogueira feminista Rosângela Basso não deixou passar a mais nova tentativa de desmoralização da presidenta Dilma Rousseff (PT) na capa do site UOL nesta manhã de sábado. O UOL postou uma montagem com a foto da presidenta no palanque oficial do 7 de Setembro em Brasília, colocando a seu lado um Marcos Valério com cartaz em que se lê: “Dilmona é pra varrer e não voar. Se voar, é bruxa”. Do outro lado de Dilma, uma mulher abraça e fala ao ouvido da presidenta, como quem se posiciona ali para tirar uma foto. O próprio termo “faxina” que o noticiário político costuma fazer uso para se referir às medidas enérgicas de Dilma no combate à corrupção e no apuro de denúncias levantadas, cai como uma luva no gosto do PIG num governo comandado por uma mulher. Típico!

… Já a foto do carro de Vettel foi salva com nome do fotógrafo e da agência.

As mensagens que o PIG tenta passar têm um único objetivo: afetar a alta popularidade da chefe da Nação, seja colando o escândalos do Mensalão e denúncias de corrupção no palanque presidencial, seja associando conteúdos homofóbicos, quando carimba um rótulo homossexual na imagem – Dilmona, abraçada a uma mulher. E a montagem tosca mereceu destaque entre as chamadas de notícias do site, ou seja, o espaço consagrado às principais manchetes, dividido com a pole position de Sebastian Vettel na Fórmula 1, os temporais em Santa Catarina e as “musas” do Brasileirão.

O arquivo da foto da tragédia em SC também é identificado pelo crédito do fotógrafo…

Da onde vem tanto ódio e ataque de terror? O PIG que pareceu ter dado trégua à Dilma logo após sua eleição e posse, que chegou a dedicar atenção ao ex-presidente Lula e foi mirando os ministros (em especial as ministras) para cercar Dilma, como se estivesse em um grande tabuleiro de xadrez, volta com toda força a destilar seu veneno contra a presidenta. Da forma mais vil e violenta que lhe é peculiar. E isso acontece justamente uma semana após o 4º Congresso Nacional do PT deliberar como pauta de debate nacional o marco regulatório da mídia e a liberdade de expressão, ampliando o horizonte sobre o que se convencionou chamar de comunicação social e que não é mais compatível com a concentração de poder e renda nesse setor estratégico ao desenvolvimento com inclusão social.

.. . e até a montagem “artística” das musas do Brasileirão foi creditada devidamente.

Agora, está tudo muito claro! Não justifica, mas elucida de onde vem o tiro e o calibre do perigo. Qualquer relação com a presepada da cobertura sobre a troca de tiros no Complexo do Alemão esta semana, como tentativa de se desfazer – e por que não dizer frustrar? – dos avanços por lá não soam como mera coincidência. Aliás, o UOL também resgatou em meio ao episódio sua brincadeirinha de bang-bang predileta: e a imprensa em geral, os coletes azuis do “medo”. A mais usual ferramenta de manipulação de todos os tempos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: