Dilma vai aos EUA abrir Assembléia da ONU e reunir-se com Obama – por najla passos / são paulo

Dilma Rousseff viaja sábado para os EUA onde será primeira mulher a abrir Assembléia Geral da ONU. Presidenta também vai debater os efeitos da crise econômica e ter encontros bilaterais com Barack Obama (EUA), Nicolas Sarkozy (França) e David Cameron (Reino Unido). Para Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, ‘mundo vive momento de turbulência pouco comum’.


BRASÍLIA – A presidenta Dilma Rousseff embarca sábado para os Estados Unidos onde, na próxima quarta-feira, vai abrir a Assembléia Geral das Nações Unidas, encontro anual em Nova York. Primeira mulher na história a inaugurar o debate, Dilma discursará para 121 chefes de Estado ou governo que já confirmaram presença. O baixo número de mulheres na reunião (12) indica o tamanho do feito.

O estímulo à participação feminina na política será um dos temas que Dilma discutirá nos EUA, em um encontro específico que a ONU vai promover paralelamente à Assembléia, informou nesta quinta-feira (15/09) o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena. A reunião será na segunda-feira (19).

Na passagem pelos EUA, Dilma também pretende discutir os efeitos da crise econômica.
“O mundo vive um momento de turbulência pouco comum e de grande ansiedade, o que faz a ONU mais necessária do que nunca”, afirmou nesta quinta-feira (15/09) o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em entrevista coletiva em Nova York.

Segundo ele, o prolongamento da crise econômica, os desafios humanitários, os conflitos vigentes e as mudanças de todo tipo que estão ocorrendo no mundo fazem com que os povos apostem no organismo para lhes dar respostas. “Sabemos que a ONU continua sendo nossa maior esperança de construir um mundo mais seguro e justo”, disse.

Um dos que esperam um mundo “mais seguro e justo” é o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. A expectativa é que ele aproveite reunião do Conselho de Segurança da ONU, na quinta-feira (22), para pedir o reconhecimento internacional do Estado Palestino.

O Brasil reconheceu a Palestina em dezembro, em carta enviada do ex-presidente Lula à autoridade palestina. Dilma vai participar da reunião do Conselho, já que o Brasil é membro não-permanente, e tem posição igual à de Lula.

Agenda e comitiva
A comitiva e a agenda de Dilma são extensas. Ele viajará acompanhada de pelo menos seis ministros: Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento), Orlando Silva (Esporte), Alexandre Padilha (Saúde), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Helena Chagas (Comunicação Social).

Já na segunda (19), a presidenta participará de reunião sobre doenças crônicas não transmissíveis, apontada por pesquisas recentes do órgão como a maior causa de morte no mundo. O objetivo é definir estratégias de controle, com foco particular nos desafios econômicos que o problema acarreta para os países em desenvolvimento.

Na terça, Dilma estará no lançamento de um protocolo internacional chamado de “Parceria para o governo aberto”, no qual os países se declaram defensores de mecanismos que deixem o setor público mais transparente a suas populações. No ano que vem, o Brasil vai sediar um encontro sobre isso.

Os limites da segurança nuclear serão pauta de reunião na quinta-feira (22). A ONU quer discutir critérios para assegurar o uso consciente e seguro da energia nuclear, principalmente em função do acidente na usina de Fukushima, no Japão, por causa de um tsunami que atingiu o país em março.

Além dos encontros multilaterais, Dilma também terá reuniões bilaterais com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, da França, Nicolas Sarkozi, do México, Felipe Calderón, e com o primeiro-ministro da Inglaterra,  David Cameron. A presidenta decola de volta ao Brasil na quinta-feira, 22 de setembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: