Artista alemão apresenta uma nova forma de usar petit pavé na 6ª Bienal de Curitiba

Adrian Lohmüller, participante da Bienal de Curitiba, criou Uma Praça da Liberdade no Museu Oscar Niemeyer

 

 

 Uma instalação está chamando a atenção do público no Museu Oscar Niemeyer. Em uma das salas de exposição da 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea, uma plataforma de petit pavé, coberta por almofadas, convida os visitantes a sentar, refletir e relaxar sobre a obra, assinada pelo artista alemão Adrian Lohmüller.

 

Depois de bastante pesquisa sobre essa pedra de origem portuguesa, o artista propõe um novo uso para ela, o de sentar e não pisar como habitualmente é feito nas calçadas de petit pavé. Batizada de “Uma Praça da Liberdade”, a obra foi criada especialmente para a Bienal de Curitiba. Trata-se de uma forma urbana usada como composição geométrica popular, portadora de identidade local e de novas formas de experimentar o espaço público. A plataforma é feita com mosaicos de petit pavé e coberta de almofadas estampadas.

 

Em Curitiba, as calçadas de petit pavé são bastante tradicionais. No centro da cidade é possível encontrar mosaicos feito com as pedras brancas e pretas representando símbolos locais como a Araucária e o Pinhão, além de nomes de prédios e empreendimentos.

Adrian Lohmüller nasceu em 1977, em Gengenbach (Alemanha) e hoje vive em Berlim. Seu trabalho já foi visto em importantes espaços culturais como Städtische Galerie Nordhorn e Mining the Moon, em Berlin, além de ter participado de eventos como a 6ª Bienal de Arte Contemporânea de Berlin, entre outros.

 

A 6ª Bienal de Curitiba está aberta ao público até o dia 20 de novembro de 2011, com obras de mais de 80 artistas de 37 países dos cinco continentes. A programação geral inclui projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando os principais museus, centros culturais, ruas, praças e parques da cidade.  Para conferir a programação completa e obter mais informações sobre visitas guiadas e mediadas, de bicicleta, de van e a pé, basta acessar o sitewww.bienaldecuritiba.com.br.

 

 

Serviço:

6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba

Instalaçao de Adrian Lohmüller

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba – PR

Funcionamento de terça à domingo, das 10h às 18h.

Mais informações:             (41) 3350-4400      .

ENTRADA R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: