EIKE BATISTA: ” Sou o anti-mega-puxadinho” / são paulo.sp

‘Sou o anti-mega-puxadinho’

Quando subiu ao palco para receber o prêmio de Líder Mais Admirado no Brasil, na noite de segunda-feira 31, em evento promovido pela revista CartaCapital, em São Paulo, o empresário Eike Batista, dono da EBX, demonstrou bom humor ao ser aplaudido pelos convidados da festa ao afirmar: “Finalmente conquistei os paulistas”.

O bilionário Eike Batista, eleito o líder mais admirado do Brasil. Foto: Marco Antônio Teixeira/Ag. O Globo

O homem mais rico do Brasil, nascido em Minas Gerais e que mantém a sede de sua empresa no Rio de Janeiro, aproveitou o discurso para criticar o que classificou como espírito imediatista da imprensa e de parte dos empresários brasileiros. Segundo ele, os empresários nacionais não entendem que grandes projetos não são realizados no curto prazo. Era uma resposta às referências a uma suposta “megalomania” contida nos projetos a envolver suas empresas – entre os quais a construção de um complexo industrial no entorno de um porto projetado na costa fluminense.

Eike provocou risos na plateia ao se autodenominar como um “empresário anti-mega-puxadinho”, que leva em conta o “conceito de tecnologia no estado da arte” – e que, portanto, tem a confiança dos investidores internacionais.

“Nos últimos sete anos, a imprensa não foi carinhosa comigo, mas eu entendo: projetos grandes não acontecem no trimestre, mas em anos. O investidor estrangeiro entendeu o que eu faço”, provocou.

Diante da presidenta Dilma Rousseff, a assisti-lo na primeira fileira, Eike destacou que não havia “nada melhor do que ter a maior autoridade do meu país neste evento”. Citou ainda a “fantástica visão do nosso querido presidente Lula”. Segundo Eike, Lula foi o responsável por incentivar o crescimento da indústria naval, setor no qual o empresário aplica hoje 2 bilhões de reais para a construção de um dos estaleiros mais modernos do mundo. “É a Embraer dos mares, um empreendimento que mata os gringos de inveja.” Ele destacou ainda que “regras claras e respeito aos contratos” levam empresários estrangeiros a apostar no longo prazo no Brasil. “Presidenta, isso é muito importante.”

C.C.

grifo nosso.

Anúncios

Uma resposta

  1. Fala sério! Só no Brasil! Ele pode até ser um grande empreendedor. Mas sua riqueza veio atráves de seu pai, que lhe deu, literalmente, a mina do ouro. E, depois, às custas do quê ele está construindo sua riqueza? Das pobres comunidades, que não vêem um tostão de suas megalomanias revertidas para eles? Da destruição da história do Hotel Glória, empreendimento que ele diz revitalizar (com grande parte da grana vinda do BNDES – dinherio nosso, aliás)? Que revitalização é essa, onde a única coisa que vai lembrar os glamourosos tempo do hotel será a fachada? O megaempresário – que um dia colocou uma coleira de diamantes na ex-mulher – destruiu sem dó nem piedade painéis de azulejos pintados à mão, em 1960 (totalmente preservados enquanto o hotel esteve nas mãos da esposa do empresário Eduardo Tapajós), pelo meu pai, o artista plástico português João Martins. E sem ao menos comunicou, antes de marretar as obras, a família, que tentou várias vezes entrar em contato com a assessoria. Isso sem falar do Teatro Glória, que veio ao chão também na sua reforma – o que me admira é a classe artística ter ficado calada diante desta calamidade – também, pudera, ele é que banca muitos dos seus projetos. Eu, realmente, desisti de acreditar em qualquer coisa quando a atriz Fernanda Montenegro, que sempre considerei uma pessoa inteligente e esclarecida, numa entrevista dizer que ele é o cara – que vai mudar o Rio de Janeiro. Sinceramente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: