AO LEITOR DO “NOTÍCIAS DO DIA”

Repito nestas primeiras linhas o que já disse em outros tempos, em outro lugar nas mesmas circunstâncias: “Francamente, não gosto de despedidas. Um adeus sempre sugere a hipótese de que seja definitivo. Foi assim quando minha mãe morreu e o fato se repetiu com o meu pai, do mesmo jeito: era para ser apenas um até breve, e acabou sendo um nunca mais.

   “Prefiro mil vezes os encontros. A aproximação possibilita uma expectativa, algo capaz de gerar uma esperança e essa, naturalmente, abre horizontes… Não restringe, amplia”.

 

Depois de ter morado em Chapecó, São Carlos, Rio Negro, Curitiba, Blumenau e finalmente em Florianópolis, quis acreditar que esta seria de fato, a minha última parada antes de partir “desta” para o oblívio, como diria o Paulo Francis.

 

O “destino” caprichoso, entretanto, ainda me reserva novas descobertas. Por razões estritamente profissionais devo estar mudando de domicílio em breve para Rio Negrinho, Norte do Estado de Santa Catarina e onde se encontra o berço da “Olsen’s Family”. Devo acreditar que a permanência por aquelas plagas não ultrapasse há dois anos, porém nunca se sabe. Como desde os nove anos de idade quando saí de casa pela primeira vez, sempre me senti um estrangeiro em qualquer lugar, tal determinismo passageiro não me incomoda. O homem é ele e sua memória, o restante é decorrência.

 

Com as atribuições inerentes ao ingresso na Academia Catarinense de Letras (Cadeira 11) devo visitar a Ilha pelo menos uma vez por mês, contingência que não abdicarei em hipótese alguma.

 

A primeira crônica publicada aqui foi no dia 11 de novembro de 2010, portanto, daqui a quatro dias fará um ano, período marcado por uma boa convivência neste espaço democrático e também gratificante.

 

Em retrospectiva, os textos publicados em que aludi à família foram os que encontraram maior receptividade. De resto, o mesmo sentimento que embalou minha participação em outro jornal já mencionado. A família ainda continua um forte sustentáculo social a quem as pessoas não transigem. Tal constatação não deixa de ser alvissareira.

 

Aos meus leitores, figuras enigmáticas e muitas vezes distantes, agradeço a atenção que me dedicaram durante este período que pode ter sido curto, mas foi produtivo e sempre rico em aprendizado, deixo o agradecimento sincero e também levo um sentimento de perda, o mesmo que carregam todos os que se ausentam.

 

Encerro da mesma maneira que a última vez “E como diria o poeta, vamos em frente e sejamos felizes, se pudermos: um bom final de ano para todos e até outro dia… Por aí!”.

Olsen Jr. é membro da ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS.

====

o PALAVRAS TODAS PALAVRAS irá se ressentir da ausência do grande escritor bem como, e principalmente, os milhares de leitores que colecionou ao longo do pouco tempo em que colaborou conosco. ficaremos aguardando o retorno  de suas crônicas amigo Olsen.

grande abraço e seja breve na ausência,

J B VIDAL

Editor

3 Respostas

  1. Caro Olsen, meu e-mail é
    jorgelescano1@hotmail.com
    Ficarei grato por receber as suas crônicas diretamente. Também aproveitarei a oportunidade para incluí-lo na minha parca lista de leitores virtuais. Grande abraço. J.L.

  2. Só agora estou tomando conhecimento deste seu recado… Deixe o e-mail que te envio a crônica todas as semanas…
    Surpreso e agradecido, como diria o amigo Fausto Wolff, envio o meu abraço fraterno!

  3. OLSEN, você não pode enviar por e-mail as suas crônicas? Eu moro em São Paulo e estou presente em PALAVRAS duas vezes por mês. Sinceramente, não entendi a sua despedida. Se tiver que ser, que a ausência não seja longa.
    Grande abraço do seu leitor JL.

Deixe um comentário

