15 Respostas

  1. Só há pouco tempo me chegou, no carrossel dos emails, este texto atribuído a Espinosa. Começo por lamentar que o iniciador da corrente (ou do boato) não tenha identificado a obra donde retirou o texto. Se a Fonte não é identificada pode tratar-se de um embuste capaz de fazer Espinosa dar voltas no túmulo .Talvez o autor do texto tenha apenas, querido glosar livremente o pensamento de Espinosa. Por isso, merece parabéns. De modo poético rompe com o dogmatismo gratuito e fanático típico de todas as religiões na peugada do grande pensador.
    No meu entender a perspetiva de Deus em Espinosa, que se manifesta na Natureza livre e fonte de toda a pujança da vida,, ajusta-se muito melhor à mentalidade das pessoas do século XXI do que o radicalismo ateu de Nietzsche que quis libertar o homem decretando ” a morte de Deus” e que dominou os autointitulados intelectuais do século XX.
    David Pontes Martins

  2. ESMERALDO BEZERRA CAVALCANTI TOMAZ VILLAS-BOAS, EX-PRESIDENTE DA MOCIDADE DA SECA | Resposta

    ACREDITAR EM DEUS É UM EXERCÍCIO DE VIDA! DEUS CRIOU A VIDA, JESUS TRANSMITIU OS ENSINAMENTOS DIVINOS E, OS HOMENS INVENTARAM AS RELIGIÕES!

    1. E haverá paz somente quando as 12 tribos de Israel se juntarem em uma só nação.
      (onde estão as doze tribos de israel?…)
      Imagine…Uma mente coletiva em busca de paz absoluta, um desarmamento total.
      Imagine…Um mundo sem armas, sem fronteiras…uma só lingua…UTOPIA!!!
      Mas, mesmo sendo uma utopia, eu imagino o homen caminhando livre pelo planeta
      sem ter que dar explicações ao embarcar rumo a qualquer lugar….É UTOPIA PURA!!!
      MESMO ASSIM IMAGINE, TUDO NASCE DA IMAGINAÇÃO… NÃO É?

  3. Não acho fonte alguma que prove que este texto é de fato de autoria de Espinosa.
    Em primeiro lugar, o filósofo apenas escreveria algo assim com “licença poética” acerca de sua própria filosofia, pois o “Deus Natureza” de Espinosa, propriamente dito, não falaria nada, é apenas uma menção do que Espinosa gostaria de falar para a humanidade.

    Em segundo lugar, estudo Espinosa faz já um bom tempo e nunca vi este texto dentre os seus escritos, na internet, este texto está por todos os blogs, parece um Hoax (boato) generalizado, sem fonte.

    Gostaria que o autor me indicasse a fonte, mas duvido que ele saiba. Pretendo enviar uma carta para Marilena Chauí, nossa maior estudiosa no assunto, para ver se ela conhece isso.

    Abraços

    1. Porque ficam a procura da legitimidade do texto? saber se foi Spinoza quem escreveu? dizer que é um embuste! Não importa quem escreveu, se foi Baruch ou um zé da esquina, o que importa é que o texto é libertador!!!!

  4. Poow maravilhoso texto gostei muito parabens, baruch espinoza

  5. É incrível como os interesses inconfessáveis das igrejas tradicionais ainda hoje, em pleno sec XXI , conseguem impor o seu Deus VELHACO, VINGATIVO E CASTRADOR, a este DEUS NATUREZA, DEUS AMOR que Spinoza tão claramente nos mostrou!

  6. Spinoza era filho de judeus portugueses!
    Se tal fosse necessário teriamos nele (Spinoza) mais uma prova irrefutável de que ,se Portugal não tivesse expulsado os judeus, era , hoje, um país muito diferente! MUITO MELHOR!

  7. O Espaço (o próprio lugar onde algo pode existir) está em expansão. Isso significa que há uma borda que divide o que existe, do que não existe. E o que existe está, a cada momento, ganhando mais lugar, aumentando a si próprio.
    É bom lembrar: Não há nada “do outro lado” dessa borda. NADA. Tudo que existe está aqui, dentro do Universo que não pára de crescer.
    Se Deus existir, ele deve estar aqui. Enquanto não for encontrado, Deus é como o gato de Schrödinger: Existe e não existe, até que alguém “abra a tampa da caixa” e olhe.
    Na dúvida, fico cético: Deus não existe, até que se prove o contrário.

  8. Caramba!
    Demorou mas machei alguem que já morreu mas, pensava ou pelo menos esceveu o meu pensamento. Eu católico tradicional porém, tido pelos outros como um descrente,e SOU. Sou um descrente neste DEUS que condena e pronto.
    Me ensinaram de ema maneira opressôra, aprendi pela opressão, aprendi depois a ser um questionador…como foi dificil ter de engolir tudo aquilo!!!
    HOJE, cultuo um DEUS próprio. O Meu.Muito parecido com os lidos na natureza, no cosmos…lá longe…bem longe e quando fecho os olhos o vejo em ação dentro do meu ser em uma imensidão sem fim…Nesta imensidão mora o meu deus!

  9. Eh desse Deus que fala Wiliam P. Young no seu livro “A Cabana” e a leitura deste livro me ‘corrompeu’ completamente. Pouco depois recebi por e-mail o texto atribuido a Spinoza que aprofundou o que sempre acreditei
    no meu intimo porque nunca consegui aceitar a ideia de ter nascida pecadora, que era pecadora sempre e que tinha que pedir perdao para aquele que me fez o que sou. Sei que este texto nao origina do jeito que eh de Spinoza, mas representa a crenca dele no Deus que faz parte da natureza. Sou alema e portanto cresci com poesia e cantos que louvam a natureza que Deus fez. Me sinto liberada sabendo que nao so Spinoza, mas incontaveis outras mentes inteligentes acreditam em um Deus que eh somente amor.

  10. Sofreu modificações ou adaptações, no mínimo, mas vale assim mesmo.

  11. Se o texto atribuído a Spinoza for realmente dele está evidente que sofreu uma adaptação violenta à linguagem e mentalidade modernas. Terá sido um fenômeno mediúnico?

  12. As palavrasde Espinoza lembram-me um poema de Pessoa/Álvaro de Campos, que diz:

    “Pensar em Deus é desobedecer a Deus,
    porque Deus quis que o não [conhecêssemos,
    por isso se nos não mostrou…

    Sejamos simples e calmos,
    como os regatos e as árvores,
    e Deus amar-nos-á fazendo de nós
    belos como as ávores e os regatos,
    e dar-nos-á verdor na sua primavera,
    e um rio aonde ir ter quando acabemos!….”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: