Lançamento do livro “O Lugar do Olhar – a cianotopia no ensino em artes visuais” – de joaquim jesus / port.pt

U.Porto Editorial / Universidade do Porto

23 de fevereiro, às 18h00

Fnac de Santa Catarina (Porto)

 

 

 

“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”. É com estas palavras de José Saramago em “Ensaio sobre a Cegueira” que Joaquim Jesus inicia a obra “O Lugar do Olhar. A cianotipia no ensino em artes visuais”, na qual propõe “uma reflexão crítica sobre os processos de aprender a ver” no âmbito do ensino das artes visuais. O livro, editado pela U.Porto editorial vai ser apresentado no próximo dia 23 de fevereiro, às 18h00, na Fnac de Santa Catarina, no Porto, por José Alberto Correia, diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e Catarina Martins, professora na Faculdade de Belas da U.Porto.

Considerando que os mecanismos de visão moldam a perceção daquilo que vemos e a nossa compreensão do presente, Joaquim Jesus convida-nos, neste livro, a pensar criticamente a maneira como olhamos para as coisas. O convite dirige-se particularmente aos alunos de artes visuais para os quais é essencial entender criticamente os fenómenos da visão e da perceção.

“O Lugar do Olhar” resulta de uma experiência em contexto de estágio numa escola secundária: a partir do diálogo entre uma fotografia com câmara e uma fotografia sem câmara (cianotipia) constrói-se uma alegoria que faz pensar criticamente a construção da visua­lidade do aluno e do professor no ensino em artes visuais, bem como os efeitos desta na produção de subjetividades. Para esse efeito, a Cianotipia (procedimento fotográfico monocromático que permite obter uma cópia em cor azul) enquanto instrumento concetual deste discurso, permite abordar, através de um olhar crítico sobre o ensino das artes visuais, algumas questões “permanentes” em educação.

Joaquim Jesus (1980) é licenciado em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e mestre em Ensino das Artes Visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Expõe regularmente conta já com diversos prémios na área da pintura. Atualmente é professor de Artes Visuais no Ensino Básico e Secundário, e Investigador colaborador do I2ADS — Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

 

 

U.Porto editorial

Reitoria da Universidade do Porto

Praça Gomes Teixeira, 4099-002 PORTO

Tel.: 220 408 196  Fax: 220 408 186

URL: editorial.up.pt/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: