CARTA ABERTA `A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF – MUITO GRAVE

CARTA ABERTA `A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

À Excelentíssima Senhora Presidenta da República

DILMA ROUSSEFF,

Senhora Presidenta,

O general Enzo Peri, comandante do Exército, acaba de afrontar os poderes da República, aos quais deve obediência. O general encaminhou a todas as unidades do Exército uma ordem ilegal, segundo a qual nenhuma delas deve fornecer informações requisitadas por órgãos como o MinistérioPúblico Federal (MPF) ou outros interessados, cabendo exclusivamente ao gabinete do comandante decidir sobre as respostas.

Portanto, o general Enzo está zombando do ordenamento jurídico, que dá ao MPF a prerrogativa de investigar. Pior ainda, Presidenta Dilma.

O general Enzo está zombando dos brasileiros, incluindo a comandante em chefe das Forças Armadas, a Presidenta da República, que sancionou a lei que criou a Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Mas há um agravante nessa história, Presidenta Dilma. É que o general Enzo é reincidente.

Como Vossa Excelência deve recordar, ainda no governo Lula o general foi um dos pivôs de uma grave crise política, em 2009, ao acompanhar o ministro Nelson Jobim, da Defesa, num verdadeiro motim contra o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Jobim e os comandantes militares ameaçaram demitir-se caso o presidente não alterasse o PNDH-3, retirando dele modestos avanços democráticos relacionados à revogação da Lei da Anistia e à investigação dos crimes da Ditadura Militar. Infelizmente, o presidente Lula cedeu à chantagem e preferiu mutilar o PNDH-3.

Já no atual governo, mantido no cargo apesar da rebelião antidemocrática que encabeçou, o general Enzo mantém-se na linha da resistência ativa à CNV e às políticas de direitos humanos da Presidência da República. Deu suporte às seguidas negativas e embaraços criados aos pedidos de documentos feitos pela CNV às Forças Armadas.

Mais recentemente, em gesto que chocou a consciência democrática, ademais de humilhar os familiares das vítimas e os ex-presos políticos, o comandante do Exército passou da resistência dissimulada ao escárnio, ao endossar os debochados resultados da “sindicância” realizada a pedido da CNV a respeito das instalações militares que, sabidamente, notoriamente abrigaram aparatos de tortura e execução de presos políticos durante a Ditadura Militar.

Diante desses fatos, Presidenta Dilma Rousseff, só nos resta exortá-la a demitir o general Enzo Peri, para o bem da democracia e da sociedade brasileira.

Não é admissível que alguns generais continuem asfixiando a democracia brasileira. Não é razoável que chefes militares continuem zombando da luta por memória, verdade e justiça sem que sejam punidos. O que está em jogo é a democracia e o futuro do Brasil!

Presidenta Dilma, reafirme a soberania popular: demita o general Enzo.

Em 28 de agosto de 2014 – 35 anos da votação da anistia

Coletivo Catarinense Memória, Verdade, Justiça

Coletivo Contra a Tortura

Coletivo Merlino

Coletivo MVJ João Batista Rita de Criciuma – SC

Coletivo pela Educação, Memória e Justiça – RS

Coletivo Político Quem

Comissão da Verdade de Bauru “Irmãos Petit”

Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF)
Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos

Comitê Catarinense Pró Memória 

Comitê Popular de Santos por Memória Verdade e Justiça

Comitê Verdade, Memória e Justiça de Pelotas e Região

Fórum de Reparação e Memória do RJ

Fórum Direito à Memória, Verdade e Justiça do ES

Grupo Tortura Nunca Mais Rio de Janeiro – GTNM/RJ

Instituto de Estudos da Violência do Estado – IEVE

Movimento Camponês Popular – MCP

Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) Nacional

Movimento Nacional de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul (MNDH-RS)

Movimento Reforma Já

Núcleo de Preservação da Memória Política

Rede Brasil – Memória, Verdade , Justiça

Rede Social de Justiça e Direitos Humanos

Anúncios

6 Respostas

  1. sebastião edson nobrega garcia | Resposta

    esta certo o general enzo , se querem a verdade , devem começar pela chefe suprema a terrorista DILMA , o exercito combateu o terrorismo começado com a explosão de uma bomba no aeroporto de guararapes, e a morte do soldado MARIO KOSEL FILHO ,MORTO PELA TERRORISTA dilma ,PORQUE NÃO APURAM , SE QUEREM A VERDADE QUE DEEM O EXEMPLO NAS APURAÇÕES COMEÇANDO PELA NOSSA PRESIDENTE ,TERRORISTA ,

  2. É CLARO E SE ENTENDE, QUE MUITOS SETORES, E FAMÍLIAS DE ATINGIDOS, QUEIRAM VINGANÇA, ( QUE É O QUE FICA EVIDENTE )…. INFELIZMENTE PARA ELES O CASO JÁ ESTÁ ENCERRADO PELA PRÓPRIA LEI, QUE NÃO PODE EXTRAPOLAR. MUITO MAIS , QUANDO SE NOTA QUE SÃO COMUNISTAS QUE QUEREM REVIDE OU REVANCHE. ORA , AS FFAA ESTAVAM EM GUERRA CONTRA “”COMUNISTAS “” E ASSIM TINHAM QUE AGIR,………..É NECESSÁRIO EXPLICAR MAIS………!!! (pergunto )………..guerra é guerra , amigos……………….ainda mais quando são pessoas afrontando a democracia , como agora , nestes dias…… pau neles Gen. Enzo Peri………………..ASS. > Juan de Diós Fabra Gomez.

    1. … parece pesadelo, ler isto ! Pior : é realidade.
      Dia destes vi entrevista da Ministra do Sup. Tribunal Militar, Elizabeth Rocha, em que colocava como missão principal “limpar a imagem” do Exército. Mandei pra ela um texto lembrando do tempo em que aquela instituição era, ao menos, decente, tinha decoro, não se expunha em nível tão abaixo de qualquer moralidade quanto o expresso no vil ato do tal Enzo. Que deve ter tudo a temer, a valentia deles é tanta que precisam, continuam precisando de atos arbitrários com medo de encarar a consequência de suas barbáries. Disse a ela que sou de um tempo em que os meninos fantasiavam virarem soldados … e que hoje temos estes enzo-motivos para nos envergonharmos deles. Não foi a população que os denegriu, eles seguem chafurdando na lama (sanguinária) que criaram. Encastelados. Acovardados.

  3. O GEN. ENZO MARTINS PERI ESTÁ CERTO DE NÃO DAR AS INFORMAÇÕES PEDIDAS; ORA, A COMISSÃO DA VERDADE NÃO PODE EXTRAPOLAR, A LEI , E LEMBRAR QUE NÃO SE PODE FAZER MAIS NADA, PELA LEI , CONTRA OS INFRINGENTES DA LEI NO TEMPO DA REVOLUÇÃO. ABRIR AGORA OUTROS CAPÍTULOS , E PARA CONTEMPLAR COMUNISTAS, SOU A FAVOR DO GENERAL. NÃO FORNEÇA NADA MESMO GENERAL ; ESTÃO QUERENDO COLOCÁ-LO Â PROVA,, E DESMORALIZÁ-LO; SE CEDER , SERÁ TODA A CORPORAÇÃO QUE SOFRERÁ ESSE INTENTO COMUNISTA…!!………………………….AVANTE FFAA…!!! O QUE DEVERIA SER FEITO SE EU FOSSE O GENERAL, SERIA “” DEMITIR A “” PRESIDENTA “” DO CARGO OU TÍTULO MENTIROSO DE “” COMANDANTE-EM-CHEFE “” DAS FFAA……….. PRA ISSO É NECESSÁRIO TER CARÁTER E OMBRIDADE…………………………………………………………………………………………………….!!!

  4. Tudo absolutamente pertinente, revoltante, como em tantas outras absurdidades neste doloroso tema, a vontade é esta, radicalizar, mil vezes, até, tive desejos de pena de morte, vinganças com sangue, etc… Mas “caio na real”. Porque sei, vivencio diário, a REACIONÁRIA sociedade brasileira, em sua imensa maioria 1) esqueceu este assunto (boa parte até nem tomou conhecimento dele, dos duros anos de torturas e mortes pela Ditadura); 2) boa parte desta nossa sociedade, ouço seguido isto, já quis o “retorno de militares” para “colocar ordem” 3) a quase totalidade desta sociedade OLVIDOU a grave crise do sistema capitalista mundial e esqueceu que o governo PT nos fez sair quase que incólumes, dela, o que está expresso nas tais pesquisas eleitorais e no alto índice de rejeição à Dilma; esta mesma sociedade só enxergou/a “corrupção” no PT 4) em linha com estas tais pesquisas, por ex. aqui no RJ estamos prestes a entrar num “túnel do tempo” e termos eleitos dois mandatários, Presidente e Governador, evangélicos xiitas, radicais, o que pode vir a configurar Reação a inclusive pesquisas científicas, costumes, temas proibidos de sequer serem debatidos nesta radical opção religiosa (a candidata não se veste “simplesmente”, ela adota a “burca” evangélica ! Sinceramente, acho que a Dilma seria/á crucificada ou emPapudada por esta NECESSÁRIA demissão. Pesquisem, conversem com as pessoas, vejam quantos brasileiros querem mesmo apurar e punir os crimes da Ditadura ! Desgraçadamente ! O empresariado que hoje financia indiscriminadas campanhas eleitorais é o mesmo que bancou tortura, que emprestou ou financiou as “casas”. Detém a grande mídia manipuladora. Que mal divulgou este covarde e culposo gesto do Enzo, a que foi dado raríssimo destaque.
    Esta necessária, imprescindível, desejável demissão… não é viável, penso. Em especial neste momento.

    1. POR FAVOR, ESQUEÇAM, IMPERTINENTES, COMUNISTAS DE PLANTAO….NOS ANOS DA REVOLUÇAO, SO COMUNISTA ERA INCOMODADO…O HOMEM DE BEM, ANDOU SEMPRE LIVRE PELAS RUAS E NAO EXISTIA A BRUTA CRIMINALIDADE DE HOJE. HAVIA TRABALHO, SOSSEGO E SEM INFLAÇAO.E LEMBREM ANALFABETOS……VEIO E FOI PROMULGADA A LEI DA ANISTIA, VIU GOLPISTAS SEM SUCESSO……PAU NELES GENERAL ENZO, ELES NAO TEM MORAL PARA EXIGIR COISA NENHUMA, EH TUDO TERRORISTA, LADRAO E COMUNISTA……..SENTA A PUA…..COMO SE DIS NA AERONAUTICA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: